A BMW está lançando no Brasil o seu modelo mais avançado, o Novo BMW Serie 5 2018. Completamente renovado, o belo sedan impressiona pelo luxo e tecnologia, ele chega ao país com preços a partir de R$ 314,950.
Simbolo há décadas de luxo e status, o Serie 5 chega para disputar o coração e bolso dos executivos, rivalizando com o Novo Mercedes Classe E, o esportivo Jaguar XF e o Audi A6 (esse último mais velho do que os rivais corre por fora no segmento). Ao todo há duas configurações do novo Série 5, a 530i M Sport (que sai por R$ 314,950) e a top de linha 540i M Sport.
Como um autêntico BMW, o sedan impressiona pelo desempenho, ele também entrou na moda do downsizing. São duas opções de motores, 2.0L de quatro cilindros turbo de 252 CV e 3.0L seis cilindros em linha que debita 340 CV de potência. Em ambos o câmbio é automático oito velocidades, com opções de trocas sequenciais por paddler-shifts acoplados ao volante. A tração é traseira.
A primeira variante é um foguete capaz de atingir os 100 km/h em apenas 6.2 segundos e chega aos 250 km/h. Já a 540i também vai aos 250 km/h (limitada eletrônicamente), porém precisa de apenas 5.1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Ou seja, o sedan tem números melhores do que vários esportivos.
O bom desempenho também se deve em parte ao peso, que foi reduzido em cerca de 100 quilos, nessa nova geração do Série 5.
A evolução visual do Serie 5 foi brutal, o modelo deixou de lado o estilo sóbrio e sem graça, em favor de linhas mais agressivas, sobretudo nessa configuração que traz um pacote esportivo desenvolvido pela MotorSport, divisão esportiva oficial da BMW. Seus traços inauguram um novo padrão de design, e servirão de base para a nova geração do BMW Serie 3, que chega em 2018.
Ambas as versões vendidas no Brasil, contam com o pacote esportivo M Sport, que adiciona elementos exclusivos, como para-choque com entradas de ar maiores, rodas de liga leve M Doublespoke e saias laterais mais robustas.
O interior do novo Serie 5 é sublime. A cabine impressiona pelo luxo e pela construção, porém é ao mesmo tempo sóbria e minimalista. O painel também conservador segue os traços já conhecidos nos BMWs. Os bancos forrados com couro legitimo NAPA, mais parecem poltronas de luxo, enquanto a sobriedade do painel é quebrada apenas pela tela de 13.3 polegadas da central multimídia. A posição de dirigir é baixa, o que reforça o caráter esportivo do carro.
A lista de equipamentos de série é extensa e inclui itens como: central de multimídia de última geração, ar condicionado digital automático com ajustes para o banco traseiro, iluminação interna por LEDS, teto solar elétrico em cristal, faróis Full LEDs, rodas aro 18, sistema Park Assist, que praticamente estaciona o sedan de modo autônomo. Já a versão 540i tem ainda outro mimos como, rodas aro 19, sistema de som Harman Kardon, avaliado em alguns milhares de reais e Head up Display e Night Vision – sistema de visão noturna com detecção de pedestres.
O novo BMW Série 5, conta ainda com novidades tecnológicas como permitir que o dono tenha acesso a funções do carro através do celular, além de contar com um Park Assist mais evoluído, em regiões com vagas esquadrinhadas pelo Google Maps, o carro literalmente se estaciona sozinho em vagas perpendiculares, com o motorista do lado de fora e ninguém a bordo. Basta o motorista acionar os comandos através da chave ou de um smartphone, o mesmo vale para retirar o carro da vaga, por exemplo em um dia de chuva é possível tirar o carro da vaga e traze-lo mais perto do dono, apenas através da chave ou do celular.
O novo Série 5 ainda traz o “Driving Assistant Plus”, um sistema de condução semi-autonomo, que praticamente dirige o carro em estradas, ele movimenta e faz pequena correções no volante para manter o carro na faixa de rolagem, o sistema ainda mantém o carro em movimento e a uma distância segura do veículo que vai à frente, e pode frear o carro caso o risco de uma colisão é detectada.
Bonito, luxuoso como poucos à venda no mercado, o novo BMW Serie 5, mantém o status como referência entre os sedans executivos é uma pena que o seu preço seja tão proibitivo.