Lançado em 2009, o BMW X1 logo se tornou um dos modelos mais vendidos da marca alemã, tendo sido produzidas mais de 1.9 milhões de unidades, atualmente o X1 é o segundo carro mais vendido da gama BMW, perdendo apenas para o Série 3. Para manter todo esse sucesso, frente a uma concorrência com cada vez forte, a BMW está apresentando a terceira geração do SUV, trazendo visual atualizado, interior mais espaçoso e luxuoso, maior tecnologia embarcada e motores agora dotados de sistemas híbridos.
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Primeiramente é bom a gente ressaltar que este é um BMW X1 completamente novo, o modelo 2023 mudou de para-choque a para-choque, ganhando inclusive uma plataforma maior, que deixou o X1 com um porte de X3, e isso não é um exagero.
O comprimento do X1 foi ampliado em 5.3 cm, totalizando agora 4.50 metros, enquanto a largura foi aumentada em 2.5 cm (1.85 metros), o novo X1 também ficou mais alto em 4.4 cm, tendo agora 1.64 metros, estes aumentos deixaram o X1 com um porte muito mais imponente e robusto em relação a geração passada.
Houve um aumento de 2.2 cm na distância entre-eixos, e os eixos em si ficaram 3.1 cm mais largos, na pratica o espaço interno tanto para as pernas quanto para os ombros dos ocupantes foram ampliados, enquanto o porta-malas ganhou 35 litros adicionais, totalizando agora 540 litros, ou até 1600 litros com o banco traseiro rebatido (um aumento de 50 litros em relação ao X1 atualmente no mercado).
A carroceria do X1 ficou muito mais moderna e imponente, ao contrário de outros laçamentos recentes, a BMW optou por não radicalizar ou polemizar no estilo do novo X1 2023, nada daquela grade dianteira gigante.
A grade frontal dupla do X1 cresceu e cresceu bastante, porém manteve uma proporção harmônica e interessante com o novo visual da dianteira, além disso, os faróis ficaram mais afinados e agressivos, contando com um novo sistema de iluminação Full LED, podendo vir opcionalmente com luzes Matrix LED adaptáveis, que se ajustam de forma automática ao ambiente, até então restritas apenas aos modelos mais caros da BMW.
Passando para as laterais do novo BMW X1 2023, a carroceira ficou mais encorpada e robusta, graças a novos vincos, que servem para reforçar a impressão do carro ser mais largo do que realmente é, nesta mesma proposta de ser mais imponente, pela primeira vez o BMW X1 poderá vir com rodas de 20 polegadas (foto acima), nas versões X Line e M Sport, elas serão opcionais, assim como as rodas aro 19, enquanto as versões normais virão com rodas aro 18 ou 17.
Ainda no visual, visto de traseira, chama a atenção o estilo de profundidade em 3D das lanternas, as luzes se projetam para fora da carroceria, formando um “L” quando estão acesas.
As peças plásticas nos para-choques, saias laterais e nas caixas de rodas, são em Black Piano, conferindo um aspecto premium ao modelo.
As versões M Sport (foto acima) trazem visual exclusivo, com para-choques, grade e saias com aspecto próprio, seguindo uma proposta mais agressiva.
Por dentro aconteceu a maior evolução no X1, a cabine foi completamente reformulada, e é muita superior inclusive a vista no X3, o painel assumiu um estilo minimalista, praticamente todos os botões físicos foram removidos, tudo é controlado pela nova central multimídia ou por voz, falaremos disso mais à frente.
Ainda no painel, chama atenção o alto padrão no acabamento que é rico em detalhes, a porção superior é toda forrada com couro, há diversos apliques em alumínio e plástico de alto brilho ou fibra de carbono, as forrações das portas também segue por este mesmo caminho de luxo e requinte, há couro, plástico Black Piano e alumínio.
Outro ponto interessante é o console central flutuante (foto abaixo), não há mais alavanca de câmbio no BMW X1, as marchas agora são selecionadas por uma espécie de seletor eletrônico, alias o console flutuante é uma extensão do descansa braço central.
Os bancos também são novidades, prometem conforto superior ao já conhecido em termos de BMW X1, ficam em uma posição mais elevada, melhorando a visibilidade à bordo.
O encosto do banco traseiro é tripartido (40/20/40) e pode ter sua inclinação ajustada, priorizando o conforto dos passageiros ou o espaço no porta-malas.
No topo do painel, a tela do quadro de instrumentos fica interligada com a central multimídia, são duas telas de 12 polegadas, formando uma peça única, com visor curvo de alta resolução OLED, elas rodam um sistema operacional próprio da BMW chamado “8”, tendo boa parte dos seus comandos também executados por voz.
Agora todo BMW X1 2023 sairá de fábrica mais equipado, vindo por exemplo com ar-condicionado digital automático dual zone com saída para o banco traseiro e comandos por voz, além de faróis com acendimento automático e limpadores do para-brisa com sensor de chuva.
O carro também possui comandos remotos, por exemplo, é possível ligar o motor e o ar-condicionado a distância e deixar o interior aquecido, também é de série no modelo 4 tomadas USB do tipo C, além de tomada de 12v, iluminação ambiente em LED com cores configuráveis, além de um sistema de som com seis alto falantes e amplificador de 100 watts, e sistema de navegação próprio BMW Maps. Opcionalmente, o cliente poderá levar o novo X1 com um poderoso sistema de som da marca Harman Kardon com 12 alto falantes e amplificador de 205 watts.
Opcionalmente também é possível colocar no X1 um enorme teto solar em vidro panorâmico, com 1 metro quadrado, dotado ainda de um sistema multi layer (multi camadas) com persiana elétrica que permite ajustar a incidência de luz no interior, ela é operada de forma totalmente elétrica.
Por fim chegamos na motorização, como manda a tendência de eletrificação dos motores, o novo BMW X1 em sua terceira geração adere aos motores a combustão auxiliados por motores elétricos, todas praticamente todas as versões vêm com o sistema híbrido leve de 48 volts, que gera até 19 cv extras de potência e 5.5 kgfm de torque para ajudar o motor a gasolina ou diesel, além disso, o X1 2023 conta com versões híbridas que podem ser recarregadas na tomada e uma versão 100% elétrica chamada iX1.
Quando o carro chegar as lojas agora em 2022, pelo menos lá na Europa, contará com a opção de escolha de dois motores elétricos e dois diesel, com tecnologia turbo TwinPower da BMW, todas as versões do novo BMW X1 2023 virão com câmbio automático de sete marchas Steptronic com dupla embreagem, dependendo da versão a tração poderá ser 4×2 dianteira (sDrive), ou 4×4 inteligente (xDrive).
Começando pelas opções a gasolina, o destaque da linha será o xDrive 23i, com tração 4×4 e motor 2.0 turbo com sistema híbrido leve, que desenvolve uma potência máxima de 218 cv e 36 kgfm de torque, vai de 0 a 100 km/h em 7.1 segundos e promete alcançar um consumo de até 15.4 km/l, esta versão ficará no lugar da atual xDrive20i.
A opção mais barata será a sDrive18i, equipada com um bloco bem mais modesto, 1.5, turbo, três cilindros, com 136 cv de potência e 23 kgfm de torque, esta versão não tem sistema híbrido. A aceleração de 0 a 100 km/h do X1 sDrive18i acontece em 9.2 segundos, e o consumo máximo alcança os 15,9 km/l.
Já as opções diesel são as seguintes: xDrive23d de 211 cv, vindo com o sistema híbrido leve e a sDrive18d, com 150 cv e sem o sistema híbrido, ambas baseadas na arquitetura do motor 2.0 quatro cilindros, turbo diesel.
Serão duas versões plugin híbridas do novo BMW X1 2023, a potente e esportiva xDrive30e surpreende com 326 cv de potência total, sendo 150 cv do motor 1.5 a gasolina 3 cilindros turbo, e 177 cv do motor elétrico que é montado no eixo traseiro. Para quem não faz questão de tanto desempenho, a BMW oferecerá o Xi xDrive25e, que tem 245 cv de potência combinada.
Ambas as versões plugin híbridas do X1 2023 podem rodar apenas usando o motor elétrico, a distância varia entre 78 km a 89 km dependendo da configuração, ou seja, o dono poderá usar o carro diariamente para ir ao trabalho sem precisar ter gasolina no tanque. Isso é possível porque o motor elétrico do X1 híbrido pode ser recarregado na tomada. Em uma tomada de alta potência, própria para carros elétricos, a carga completa pode ser feita em apenas 2.5 horas, enquanto que usando uma tomada doméstica 220 volts, a carga completa demora 8 horas, o equivalente a uma noite na tomada.
Novidade desta nova geração em termos de motores, o iX1, é uma versão totalmente elétrica do BMW X1, ela usa motor 100% movido a eletricidade, na verdade são dois motores, um em cada eixo, junto com uma transmissão especial eletrônica sem marchas, dai a tração 4×4, já que cada motor fornece tração para seu respectivo eixo, os dois motores trabalhando juntos desenvolvem o equivalente a 313 cv de potência e 49.5 kgfm de torque.
Como o torque dos motores elétricos é instantâneo, esta versão tem uma pegada bastante esportiva, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 5.7 segundos, porém a velocidade máxima é limitada aos 180 km/h.
O BMW X1 elétrico tem autonomia para rodar por até 438 km com uma carga completa das baterias.
O modelo já vem com sistema de carregamento de alta potência trifásico AC de 11 kw, que pode opcionalmente até ser de 22 kw. Sendo que no primeiro modo (11 kW), a carga completa das baterias é feita em 6.5 horas, porém com 22 kw, a carga completa das baterias acontece em apenas 4 horas e 45 minutos.
O X1 elétrico suporta ainda o uso de carregador especial de alta voltagem DC que pode ser até de 130 kW, é possível ir de 10 para 80% das baterias em apenas 29 minutos, ou com apenas 10 minutos neste carregados é possível ter energia para rodar até 120 km.
A BMW tem meta de até 2025 vender 2 milhões de veículos totalmente elétricos, sendo que até 2030, a montadora alemã planeja que todos os seus veículos vendidos ao redor do mundo, tenha motor 100% movido a eletricidade.
Todas as versões do novo BMW X1 2023 podem opcionalmente vir com suspensão adaptativa M Sport.
Na Europa o novo X1 começa a ser vendido em outubro de 2022, porém apenas nas versões com motores a gasolina e a diesel, somente em 2023 devem chegar ao mercado as versões plugin híbridas e a versão elétrica.
No Brasil as vendas devem começar apenas no início de 2023. A má noticia é que com estas evoluções os preços do BMW X1 também devem evoluir, afinal o SUV de entrada da BMW ficou maior, mais equipado e agora conta com tecnologia híbrida. Lembrando que atualmente o X1 sDrive20i GP Plus (versão mais barata no Brasil) é encontrado no país com preço de R$ 287.000.
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