Projeção Novo BMW X1 2023/AutoExpress
A nova geração da BMW X1 já está rodando em fase finais de testes na Europa, o SUV deve ser apresentado oficialmente nos próximos meses por lá, e possivelmente chegará ao Brasil no inicio de 2023.
O lançamento da nova geração do X1 já está atrasado, a expectativa era de que a nova geração do SUV de entrada da BMW fosse lançada em 2021, porém o cronograma acabou atrasando devido a pandemia do coronavirus e as paralizações das fábricas.
Como podemos ver no flagra acima de um dos protótipos do novo X1 2023, ao contrário de outros recentes lançamentos da BMW, que passaram por uma transformação radical na mudança de geração, como o BMW M3 por exemplo, as mudanças no X1 serão mais tímidas.
O SUV ganhará visual mais moderno e atraente, porém que no geral manterá o estilo já visto no X1 vendido atualmente, ou seja ao invés de um ruptura de estilo, a BMW optou por fazer uma evolução no design do X1 atual que foi lançado em 2015.
As maiores mudanças estarão na dianteira do novo X1, como antecipa a projeção acima feita pela revista AutoExpress e os protótipos flagrados em testes até agora, o Novo BMW X1 2023 terá uma grade frontal maior e mais chamativa, que lembra a vista em carros como o X5 e X7. Já os faróis irão na direção contrária, ficarão menores e mais afinados neste novo modelo. As tomadas de ar do para-choque serão reposionadas, assumindo um estilo mais elegante e menos agressivo.
De perfil, o SUV ganhará para-lamas mais amplos, nas versões mais caras o X1 usará rodas de 20 polegadas. Já na traseira chamará atenção o conjunto de lanternas, que assim como os farois serão mais afinados, terão iluminação uma iluminação em LED mais moderna, dando um aspecto minimalista e elegante ao modelo (foto abaixo).
Índice desta matéria
São esperadas mudanças nas dimensões do novo BMW X1, porém, nada muito radical em relação ao tamanho atual do X1, o comprimento deve ficar na casa dos 4,50 m, justamente para que o X1 não venha a roubar compradores do X3 (4.70 m), lembrando que o BMW X1 atual tem comprimento de 4.44 metros.
Além do comprimento é esperado que a BMW, aumente medidas como a largura e a distância entre-eixos do novo X1, visando melhorar o espaço interno no banco traseiro e no porta malas.
Interior contará com um sistema de telas semelhante ao visto no elétrico IX, foto acima
Por dentro, o X1 mudará radicalmente, o destaque será as duas telas Oled curvadas que ficarão no topo do painel, elas abrigarão o sistema multimidia e o painel de instrumentos, este estilo de painel estreou inicialmente no SUV elétrico IX (foto acima) e pouco a pouco vem sendo adotado em todos os carros da marca, como no novo Série 2 Active Tourer (foto abaixo).
Ainda no interior, a cabine do X1 2023 deve ficar mais minimalista, terá a quantidade de botões reduzidas e perderá a alavanca de câmbio tradicional, uma arquitetura similar ao que a BMW usou no novo Série 2 Active Tourer (foto acima).
Em termos de motores, ainda não está nitido quais serão as opções para o Novo BMW X1 2023, porém uma das novidades será a versão top de linha, a inédita X1 M35i, contará com um bloco 2.0L, bi-turbo, 4 cilindros, que utilizando uma série de recursos, conseguirá uma potência na casa dos 300 CV e torque na casa dos 45 kgfm, sua aceleração de 0 a 100 km/h será feita em cerca de 5 segundos e a velocidade será limitada aos 250 km/h, lembrando que a tração desta versão será 4×4 Xdrive.
Esta será a primeira vez que a linha X1 terá uma versão esportiva de verdade feita pela divisão “M” Motorport, esta versão é a mostada nos flagras, ela será diferenciada também pelo sistema de escapamento com 4 ponteiras, até então o modelo só tinha a versão “M Sport” que trazia apenas mudanças visuais o motor de 192 cv.
A principal versão do novo BMW X1 2023, será a X1 Sdrive20i, que contará com um bloco a combustão 1.5, três cilindros, turbo de 168 hp, porém ela contará com o auxilio de um pequeno motor elétrico, que elevará a potência para cerca de 218 CV, a tração será 4×2 dianteira.
Haverá ainda a X1 Xdrive25e PHEV, lançada na Europa em 2020 esta versão híbrida plugin será melhorada nesta nova geração, ficará mais potente, poderá rodar impulsionada apenas pelo motor elétrico sem precisar de gasolina por uma distância de até 60 km, a potência do X1 plugin híbrido deve ficar em torno dos 250 cv, lembrando que atualmente esta versão no X1 atual tem 225 cv, e a autonomia no modo elétrico é de 50 km.
Para quem busca algo totalmente elétrico, a BMW disponibilizará a inédita versão BMW IX1, ele estará disponível com duas versões, a mais cara contará com uma autonomia superior aos 500 km com uma carga completa das baterias.
Além da mecânica o elétrico IX1 também se diferenciará das demais versões por uma série de detalhes visuais, a grade por exemplo contará com iluminação azul, detalhe que é exclusivo dos carros elétricos da BMW.
O BMW IX1 2023 chegará ao mercado com a missão de encarar outros SUVs 100% elétricos, como o Mercedes EQA e Volvo XC40 Recharge.
Ao contrário do que algumas publicações especulavam, o BMW X1 em sua nova geração deve manter a opção de motor a diesel, pelo menos é que afirma a revista AutoExpress, de acordo com a publicação, a BMW irá manter na Europa uma única versão diesel do X1, ela terá motor 2.0L quatro cilindros de 148 CV.
A expectativa é que o Novo BMW X1 2023 seja revelado na Europa no segundo semestre de 2022, porém ele chegará as ruas apenas no final desse ano ou começo do próximo.
No Brasil o lançamento vai ocorrer apenas no inicio de 2023, assim como ocorreu com o rival Mercedes GLA, esperamos valores muito mais salgados para a nova geração, o preço da versão de entrada deve custar acima dos R$ 300.000, lembrando que atualmente o X1 já custa R$ 287.000 em sua versão mais barata no país, a configuração sDrive20i GP Plus.
Fotos: protótipo em testes AutoEvolution
Projeção: AutoExpress
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.