Foi lançada oficialmente a aguardada BMW X3 2025, o modelo que rivaliza com carros como Mercedes GLC e Volvo XC60 chega a sua quarta geração inteiramente renovado, ganhando além de novo design, eletrônica mais avançada e motores mais eficientes, incluindo uma variante plug-in hybrid com maior autonomia.
Visualmente, o Novo X3 2025 parece um BMW X1 com esteroides, em sua quarta geração, curiosamente, o X3 foi buscar inspiração em seu irmão menor, a dianteira lembra bastante o X1, sobretudo na exagerada grade em formato de rim, que contrasta com o aspecto mais compacto dos faróis com um novo tipo de assinatura em LED. Outro ponto é que este novo desenho é mais aerodinâmico, o CX (coeficiente aerodinâmico) do X3 passou de 0,29 para 0,27, quanto menor este número menor é a dificuldade do carro quebrar o ar, o que ajuda a diminuir o consumo de combustível.
Já de perfil o X3 2025 ganhou um aspecto mais robusto, as caixas de rodas foram ampliadas e os vincos laterais foram suavizados, deixando o X3 com aspecto mais limpo e elegante, note que as maçanetas agora ficam embutidas dentro da carroceria, no geral o carro ficou mais largo, garantido um pouco mais de espaço para os passageiros.
Já de traseira, a nova geração lembra muito o X3 atual, a BMW optou apenas por promover uma evolução no design do carro, ao invés de um rompimento com o design antigo, as lanternas ficaram mais compactas e tem um novo sistema de iluminação em LED, a tampa do porta-malas e o para-choque assumiram um perfil mais limpo, a placa que antes ficava na tampa do porta-malas agora fica localizada no para-choque.
Na versão de entrada o X3 conta com rodas de 18 polegadas, enquanto na top de linha elas são aro 20 ou opcionalmente aro 21.
Índice desta matéria
O X3 2025 mede 4,75 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,66 m de altura e 2,86 m de entre eixos. Em relação ao X3 de terceira geração, lançado em 2017, o X3 2025 cresceu 3,4 cm no comprimento, 2,9 cm na largura e 2,5 cm na altura, porém é importante comentar que a distância entre eixos não mudou, permaneceu em 2,86 m. Como o carro ficou mais largo e também visando melhorar o desempenho em curvas, os eixos do BMW X3 2025 também foram alargados, o dianteiro ganhou 1,6 cm e o traseiro 4,5 cm extras.
O porta malas do X3 2025 acomoda bons 570 litros (460 litros na versão híbrida), um aumento de 10 litros em relação a geração passada, enquanto na versão híbrida o aumento foi de 20 litros.
Por dentro o X3 que já era um carro luxuoso, ficou ainda mais refinado em sua quarta geração, ele não fica devendo em nada em relação aos SUVs maiores e mais caros da BMW como o X5 e o X7. O modelo conta o novo sistema multimídia iDrive, equipado com assistente de voz com comandos com um tom de voz mais natural, semelhante ao de um humano.
Grande parte dos botões físicos foram removidos, agora praticamente tudo é controlado pela central multimídia do carro, o que se por um lado deixa o interior mais “clean”, acaba tornando o motorista muito dependente da tela da central, o que não agrada a todos.
Os bancos também são novidades tem desenho mais esportiva, tem ajustes elétricos lombar e memória para os ajustes, podendo ser ajustados pela tela da central.
Outro ponto, porém este um tanto polêmico, é que nesta geração, por questões ecológicas, a BMW retirou todo o couro do interior do X3, este é o primeiro modelo da marca a trazer revestimentos com materiais reciclados, por exemplo, o painel pode vir revestido em poliéster, quem quiser couro pode opcionalmente comprar o carro com interior em Veganza, um tecido sintético que imita couro, e pode vir nas cores preto, marrom ou bege. A versão top de linha M50 tem acabamento exclusivo, trazendo o couro sintético Veganza combinado com Alcantara.
E ai o qual a sua opinião, o que você acha de pegar muito caro em um BMW e receber um carro com interior mais simples em função da questão ecológica?
Houve também uma melhoria nos recursos de auxílio a condução do BMW X3 2025, que agora pode até fazer ultrapassagens de modo automático em rodovias, basta acionar a seta, além disso o SUV conta com frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo capaz de acompanhar de forma automática o fluxo do transito, auxílio para manter o carro dentro da estrada de forma automática, capaz de fazer pequenas correções no volante.
Com relação as motorizações, o Novo BMW X3 2025 será oferecido em quatro configurações, com potência que variam de 190 CV a até 381 CV, tendo opções a gasolina, diesel, ambas combinadas com sistema híbrido leve de 48v, além da versão plugin híbrida que pode ser carregada na tomada.
A gama começa com a 20XDrive, nessa versão o X3 conta com motor 2.0L TwinPower Turbo de 190 CV e 30 kgfm de torque, combinado com o motor elétrico de 18 cv, vai de 0 a 100 km/h em 7.8 segundos e pode atingir 215 km/h, esse mesmo motor também pode beber diesel, nesse caso a potência é um pouco maior, são 197 cv e 40 kgfm de torque, aceleração e velocidade máxima é semelhante a da gasolina, porém o consumo é melhor, enquanto a primeira faz em torno de 13.5 km/l a segunda roda 15.5 km por litro.
A grande novidade em termos de motores no novo X3 2025 é a versão híbrida 30e xDrive, ela combina o 2.0 turbo a gasolina de 190 cv com um motor elétrico de grande porte, com 184 cv de potência. Ambos os propulsores juntos desenvolve a potência combinada de 299 cv e 45 kgfm de torque.
O híbrido BMW X3 30e xDrive apesar do apelo ecológico tem desempenho esportivo, vai de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e alcança os 215 km/h, ou 114 km/h apenas usando o motor elétrico.
A grande vantagem do BMW X3 plugin híbrido é a possibilidade de usar o SUV como se fosse um carro 100% elétrico, segundo a BMW o carro é capaz de rodar entre 81 a 90 km apenas no modo puramente elétrico, sem beber uma gota de gasolina, isso é graças ao pack de 19.7 kWh de baterias, que ficam localizadas embaixo do banco traseiro.
Além disso, o 30e xDrive pode ser carregado na tomada, com correntes de até 11 kW, basta 2h 15min para carregar 100% das baterias.
Para quem busca desempenho e não está muito preocupado com o consumo, a BMW oferece a top de linha M50 xDrive, que troca o motor 2.0L quatro cilindros pelo famoso 3 litros, 6 cilindros em linha com 381 CV de potência, porém aqui, graças ao sistema híbrido leve de 48v exclusivo desta versão, desenvolve um total de 399 cv e 58 kgfm de torque. Nessa configuração a prova de 0 a 100 km/h é feita em 4.6 segundos, enquanto a velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 km/h.
Todas as versões do BMW X3 2025 sairão de fábrica equipadas com câmbio automático de 8 velocidades, Steptronic, que possui também borboletas atrás do volante em todas as configurações, outro padrão no X3 é a tração 4×4 automática inteligente, xDrive, de série em todas as versões, ela distribui o torque entre as rodas de acordo com a necessidade.
Os preços do Novo X3 2025 na Europa subiram bastante, começam agora em 63,100 euros, algo em torno de R$ 367.840, contra 55.900 (R$ R$ 324.500) euros da geração passada. Já a variante plug-in hybrid custa a partir de 66,700 euros (R$ 388.830) enquanto a versão esportiva M50 custará salgados 82.500 euros (R$ 479.900).
No Brasil, com o euro nas alturas e os altos custos de importação, essa valores iniciais deverão superar facilmente os R$ 500.000. Ou seja, o X3 que na década passada custava abaixo dos R$ 200.000, hoje tem um valor muito mais proibitivo, em parte isso se deve a inflação e outra ao fato da nova geração contar com uma eletrônica muito mais avançada, só o para-choque cheio de câmeras e sensores vale algumas dezenas de milhares de reais.
Se você achou a estimativa de R$ 500 mil exagerados para um X3, saiba que hoje, a geração atual do BMW X3 no Brasil já custa a partir de R$ 433.900.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários