A BMW revelou as primeiras imagens e informações da nova geração do Serie 1, o modelo de entrada da marca ganhou uma nova identidade visual, já presente em modelos como o Série 5, X1 e no novo X3. O Série 1 2012 será a principal da atração da BMW em setembro no Salão de Frankfurt. Confira os detalhes…
O Série 1 ficou com visual mais encorpado e robusto, as laterais ganharam vincos mais salientes e marcantes. Já a traseira também foi reestilizada, o para-choque é novo, assim como as lanternas que contam agora com desenho amigável e mais limpo, agora há luzes LEDs, porém nada muito diferente da geração anterior. A grande novidade visual está na dianteira, que foi toda redesenhada, os faróis ficaram maiores e com desenho mais moderno e agressivo, grade e capô estão mais avançados e se sobressaem do carro, como já visto em outros modelos, o para-choque dianteiro está agora integrado ao resto do conjunto. No geral as mudanças sofridas pelo Série 1 fez muito bem ao carro que era o mesmo desde 2007.
Apesar de não parecer, o Novo Série 1 é 85 milímetros maior que o antigo, ele tem 4.324 mm de comprimento, a distância entre os eixos foi ampliada em 30mm, agora é de 2.69 metros. O Série 1 ficou mais gordo, crescendo 17 milímetros nas laterais, tendo 1.765mm de largura. Na pratica este aumento representa um maior espaço interno, principalmente no banco traseiro, segundo a BMW, quem viaja atrás agora dispõe de um espaço para as pernas de 21 cm em relação ao banco dianteiro. O porta malas também foi aumentado, agora são 360 litros, um aumento de 30 litros em relação ao antigo Série 1.
Além de um novo design, o modelo que é um dos mais vendidos da gama BMW, também ira adotar propulsores mais econômicos. A opção de entrada (116i), trará um 1.6 turbo VALVETRONIC de 136 cv de potência. Já a intermediária (118i) contará com este mesmo motor 1.6 litros, só que mais potente com um turbo ele desenvolve 170 cv. Segundo a BMW este novo 1.6 turbo é 10% mais econômico que os antigos propulsor que equipava o Série 1.
Outra novidade é a adoção da nova caixa de câmbio automática de 8 velocidades, a BMW tem orgulho ao informar que o Série 1 2012 é o primeiro carro nesta categoria a contar com este tipo de transmissão. Este câmbio será oferecido como opcional. De série o modelo trará câmbio manual de seis marchas.
Na Europa como é de costumes os motores diesel também estarão presente no Série 1, serão três versões diesel 116d (116 cavalos), 118d (134 cavalos) e 120d que traz motor 2.0 turbo diesel com 184 cavalos.
O modelo virá de fábrica ainda com vários dispositivos inéditos de segurança ativa e passiva. Como luzes adaptativas, câmera de ré, aviso de risco de colisão, piloto automático inteligente que em caso de risco de colisão pode frear o carro. Ainda podemos citar o sistema regenerativo de energia, que armazena a energia gerada nas frenagens e converte isto em força para alimentar alguns dispositivos elétricos do carro, por exemplo o sistema elétrico de assistência da direção, isto na pratica reduz o consumo de combustível, todas as versões virão com o sistema de Start/Stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro para e volta a ligar quando o pedal do freio é liberado.
Por dentro esta nova geração do BMW Série 1 apresenta um interior com novo acabamento, o carro ficou mais sofisticado e um pouco mais luxuoso, outra novidade é o sistema multimídia de 6.5 polegadas integrado ao painel, ele exibe diversas informações sobre o carro, sistema de som e vídeo, além de GPS. A lista de equipamentos do Série 1 2012 incluí sistema de som com CD Player MP3, entrada auxiliar e seis alto-falantes, além de banco do motorista e do passageiro com regulagens elétricas, entre outros itens como teto solar elétrico, ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura. Como opcional destaque para o sistema de som Harman Kardon, hi-fi com 12 alto-falantes, DVD, e HD para armazenamento de músicas e dados, haverá ainda um sistema multi-mídia mais sofisticado com tela de 8.8 polegadas e conexão com a internet.
O lançamento oficial do Serie 1 2012 irá ocorrer apenas em setembro, e o carro deve começar a ser vendido na Europa em outubro deste ano, provavelmente o novo BMW Série 1 2012 desembarcará no Brasil apenas no começo de 2012.