C4 AirCross, é esse o nome de um dos principais lançamentos da Citroën para 2020, a marca deve apresentar até o final do ano o SUV que irá suceder na Europa o atual C4 Cactus. No Brasil o Cactus ainda tem um ar de novidade, já que ele foi lançando por aqui há menos de dois anos, (2018), porém na Europa o crossover já é um veterano com cinco anos de mercado.
Índice desta matéria
Primeiro é bom esclarecer que este C4 Aircross não terá nenhum parentesco com o antigo, um SUV compacto feito em parceria com a Mitsubishi (usava a mesma base do ASX), foi vendido em alguns mercados na Europa e Ásia de 2012 até 2017. O C4 Aircross 2021 será inteiramente inédito, a Citroën só resolveu reutilizar o nome.
O modelo novo da Citroën já está rodando em testes na Europa, apesar da pesada camuflagem, é possível ter uma noção de como será o novo C4 Aircross, uma característica que chama atenção é o estilo coupé do teto, parece que a Citroën, assim como marcas como VW, Audi e Porsche, também resolveu entrar na moda dos SUVs-Coupes.
Também merece destaque o estilo exóticos dos faróis dianteiros, as lanternas serão dividas em duas partes, uma parte principal que é possível notar nos flagras e outra parte superior com luzes mais finas, na altura do capô e que serão integradas a grade cromada. Para alegria de alguns e tristezas de outros, o C4 AirCross terá airbumps (bolsas emborrachadas de proteção) nas portas, a exemplo do seu antecessor C4 Cactus e de outros carros da marca como o Novo C3 e SUV C5 AirCross.
A estrutura do novo C4 Aircross será construída sobre a nova e mais moderna plataforma CMP, a mesma do novo Peugeot 208 e do DS3 Crossback, ao invés de ser utilizada a EMP2 a mesma do 308 e 3008, usada também no C5 Aircross e C4 Picasso.
Há ainda bastante duvidas em relação aos motores que equiparão o C4 Aircross, porém são esperados pelo menos três opções, a versão mais potente deve em torno de 160 CV, além disso é certo que o crossover, a exemplos do Novo 208, contará com uma variante 100% elétrica, ele terá uma potência equivalente a 136 CV e uma autonomia de em torno de 200 km.
Seguindo uma tendência que é comum nos carros da Citroën, o interior do C4 Aircross promete apelar para um design arrojado e futurista, ou seja, bastante diferente dos rivais, a maior parte do painel e as portas serão forrados com couro, o cluster será do tipo 100% digital e ao centro do painel haverá uma generosa central multimídia com tela larga, semelhante a vista no C5 AirCross.
O C4 Aircross promete contar ainda com uma série de recursos inéditos na categoria, como direção semi-autônoma, que em estradas praticamente conduz o veículo de modo automático, o motorista só precisa manter a mão no volante o sistema é capaz de ler placas de transito e utiliza sensores, câmeras e GPS, para acelerar e frear, além de se manter dentro da estrada e uma distância segura do veículo à frente.
O C4 AirCross será apresentado oficialmente até o final do ano, a expectativa é de que as primeiras unidades cheguem às ruas da Europa no início de 2021, já no Brasil ainda não há previsão de lançamento, a Citroën garante que o atual C4 Cactus não será descontinuado tão cedo, porém a vinda do C4 Aircross para o mercado brasileiro é algo plausível, já que a PSA já começou a usar esta nova plataforma, no Novo 208 que será lançado por aqui ainda este ano, produzido na Argentina, o que possibilitaria a montagem do C4 Aircross também na Argentina.
Fontes:
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.