A Citroën começou a vender essa semana em alguns países da Europa, entre eles o Reino Unido, a nova geração do C4 Picasso. Com visual futurista, ousado e polêmico a minivan estreia por lã com preços a partir de 17.500 libras esterlinas, o que equivale a mais ou menos R$ 53,000.
Apresentado no começo desse ano no Salão de Genebra, a nova C4 Picasso 2014 traz um desenho e plataforma totalmente inéditos, o estilo arrojado certamente vai captar olhares nas ruas. Bem , na Europa o que não vai falta é versões, ao todo serão 13 configurações a mais caras delas custa 24.455 libras cerca de R$ 85.000.
Só de motores serão cinco opções, as versões mais simples contam com um bloco diesel de 90 CV, há ainda uma versão híbrida com 90 ou 115 CV, além de duas a gasolina, VTI que fornecem 120 CV ou 155 CV de potência. A transmissão dependendo da versão é manual de cinco velocidades ou automática de seis marchas.
A versão híbrida com motor 1.6 H-DI, tem consumo urbano na casa dos 25 km por litro e alcança 173 quilômetros por hora – segundo dados de fábrica.
Além do belo design o grande destaque dessa nova geração da C4 Picasso é a eletrônica, ela é de longe o carro mais moderno da Citroën – contando com uma série de inovações e mordomias, a versão top, por exemplo, é equipada com bancos dotados de massageadores, central multimídia com monitor touch de 12 polegadas, teto solar panorâmico que cobre quase todo o teto do carro, além de ar condicionado com dual zone, piloto automático, um sistema capaz de frear o carro automaticamente quando há o risco eminente de uma colisão, e um equipamento com quatro câmeras que dão uma visão 360º ao redor do carro, auxiliando o motorista na hora da baliza, ou no transito quando é detectado algum obstáculo ou veículo. A minivan conta ainda com retrovisores que eliminam ponto cego e porta-malas com abertura elétrica, além de faróis e lanternas com LED e efeito 3D.
Baseado na nova plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform 2), o novo C4 Picasso também é mais espaçoso ele mede 4,43 metros de comprimento e tem entre eixos de 2,78 metros, são 5 cm a mais do que antes, já o porta-malas foi ampliado para 537 litros.
No Velho Continente entre os rivais da nova C4 Picasso 2014 estão velhos conhecidos dos brasileiros como Opel Meriva e Renault Scenic. Já no Brasil as primeiras unidades do Novo C4 Picasso devem dá as caras apenas nos primeiros meses de 2014.