Nos EUA o Camry é um fenômeno de vendas, há décadas é um dos carros mais vendidos do mercado, já no mercado brasileiro é bem diferente, o sedan é presença rara nas ruas. Apesar disso a Toyota está trazendo essa semana para o Brasil a nova geração do Camry, custando R$ 189,990, ele chega com um alternativa aos sedans de luxo alemães.
Importado do Japão, o Novo Camry chega ao país em versão única, a Toyota trouxe para o nosso mercado apenas a configuração XLE. O carro oferece doses generosas de conforto e tecnologia, construído sobre a mesma plataforma do Prius e do SUV C-HR, ele mede 4.88 m de comprimento por 1.45 m de altura e 1.84 m de largura. Já o entre-eixos fica em 2.82 m, enquanto o porta-malas tem 593 litros contra 504 litros do modelo anterior, ou seja, o espaço interno é bastante amplo, mesmo pessoas com maior estatura viajam com conforto no banco traseiro.
Visualmente o Camry está mais arrojado, o carro que até algumas gerações atrás tinha estilo bastante sóbrio, ficou nesta nova geração bem mais agressivo e imponente. O desenho do para-choque frontal e sua enorme grade, chama atenção logo de cara e faz com que o sedan pareça ainda mais intimidador, os faróis com LEDs integrados a grade frontal também se destacam, na traseira o diferencial fica por conta do estilo das lanternas.
Índice desta matéria
Interior do Toyota Camry é o ponto forte do modelo
O interior é ponto alto do novo Toyota Camry 2018, ele traz apenas o que se espera de um sedan de quase R$ 200.000. O modelo virá ao Brasil em versão única XLE e entre os equipamentos de série, estão central multimídia com tela touch-screen de 8 polegadas com DVD e GPS (porém não tem Android Auto nem Apple Carplay), sete airbags, bancos dianteiros e traseiros com reclinação elétrica, coluna de direção com regulagem elétrica de altura e profundidade, câmera de ré, volante multifuncional, direção elétrica progressiva, partida por botão, abertura das portas por aproximação, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico a lista inclui um pequena persiana para o vidro traseiro e purificador de ar e ar condicionado com três zonas individuais de ajuste de temperatura sendo uma para o motorista outra para o passageiro dianteiro e outra para o banco traseiro.
A lista de equipamentos do Camry é extensa e ainda conta com painel de instrumentos com display digital colorido de 7 polegadas, espelho retrovisores com rebatimento automático, luzes de LED indicadoras de direção e sistema de aquecimento para evitar dos espelhos embaçarem, retrovisor interno anti-ofuscamento (eletrocrômico), rodas aro 18 com pneus 235/45, faróis bi-LED com regulagem automática da altura de acordo com a luminosidade e que não ofusca os outros motoristas, acendimento automático e lavador de faróis, faróis diurnos de LED, faróis de neblina em LED direcionáveis, lanternas de LED, sensor de chuva, quem viaja no banco traseiro ainda dispõe de um interessante descansa braço com comandos touch para o ar-condicionado e para o sistema de som.
Completam a lista assistente de partida em rampas, controle de estabilidade e de tração, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros com sistema de retração de emergência, ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, e vidros laterais dianteiros hidrofóbicos (que repelem à água).
Porém o modelo derrapa ao não trazer alguns equipamentos…
Porém nem tudo são flores, o novo Camry vendido no Brasil ainda não traz sistemas de segurança e condução semi-autonoma, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência detector de colisões dianteiras, monitoramento de pontos cegos, presente em modelos rivais como no VW Passat, além de itens de conforto esperados para um carro de R$ 200 mil, como teto solar, um sistema de som mais potente (o modelo traz sistema de áudio simples com apenas seis alto-falantes), e falta também uma central multi-mídia mais atualizada com Android Auto e Apple Carplay para permitir melhor conexão com smartphones.
A cor do acabamento pode ser em couro bege ou preto, e o painel conta com bastante sofisticação trazendo apliques em couro sintético e madeira.
Motor do novo Toyota Camry no Brasil tem 310 cv
A missão de empurrar essa grande sedã fica por conta de um potente bloco 3.5L V6 com 310 CV e 37.7 kgfm de torque com injeção direta de combustível, o câmbio também é novidade, uma caixa automática de 8 velocidades com opção de trocas manual de forma sequencial, que envia a tração apenas para as rodas dianteiras. De acordo com dados de fábrica, o Toyota Camry vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos e alcança os 225 km/h de velocidade máxima, o desempenho só não é melhor, devido ao peso elevado do sedan, na casa dos 1610 kg.
Apesar do V6 de 310 cv o consumo está dentro do previsto…
O consumo de combustível, apesar dos mais de 300 cv disponíveis está dentro do esperado para a categoria e tamanho do Camry, os dados do programa de etiquetagem veicular do INMETRO, afirma que o modelo faz 7.6 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, pode parecer elevado para os dias atuais, porém não podemos esquecer que estamos falando de um carro de quase 4.90 metros, recheado de equipamentos e com um motor grande V6 de 3,5 litros e 310 cv de força. O tanque de combustível do Camry tem 60 litros, lembrando que o modelo só bebe gasolina.
Preço elevado deve manter o Camry no anonimato no Brasil…
Infelizmente apesar dos seus atributos, o Camry tem preço salgado de mais para a grande maioria dos consumidores brasileiros que buscam um sedan executivo, por aqui ele tem status de carro de luxo, o preço na casa dos R$ 200 mil deve contribuir para que o sedan da Toyota continue com um volume de vendas bem modesto no Brasil, bem diferente do que acontece nos EUA, aonde o Camry é um modelo que a maior parte da classe média pode comprar, ele parte de US$ 24 mil dólares, algo em torno dos R$ 91 mil, bem abaixo dos R$ 189.990 pedidos pela Toyota no Brasil.
Preço:
Toyota Camry XLE 3.5 V6 310 cv, automático 8 marchas 2018 preço: R$ 189.990