Se você está em busca de um máquina de adrenalina, é um entusiasta do mundo off-road, não tem medo de fazer esportes radicais e não está muito preocupado com a conta bancária, o Can-Am Maverick X3 é o modelo ideal. Com preços a partir de R$ 99,990, o insano x3 é um UTX capaz de lidar com qualquer tipo de terreno e situação, seja dunas, deserto e até lama.
Além da capacidade de enfrentar crateras lunares, o Maverick X3 também impressiona pelo desempenho. Pilotar um desses definitivamente não é para os fracos do coração, o modelo é uma fúria turbinada em quatro rodas. Sua estrutura de 1.84 m de comprimento é impulsionada por um bloco Rotax, de três cilindros turbocharger com 900 cilindradas, que impressiona ao entregar 154 CV de potência e 11.3 kgfm de torque. Com essa cavalaria, o 4×4 vai de 0 a 85 km/h em apenas 4.9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 137 km/h. Provavelmente até Ken Block perderia o fôlego com esse brinquedo de luxo, afinal ele não tem para-brisa. Praticamente não há nenhum tipo de isolamento entre o piloto e o mundo externo.
O X3 é incrivelmente capaz graças ao seu conjunto de suspensão, que é simplesmente surreal, equipado com amortecedores FOX Podium 3.0 RC2 HPG, que medem nada menos do que 60 cm (24 polegadas) na traseira e 55 cm (22 polegadas) na dianteira, possuem curso bastante longo. Outro destaque é o que Can Am Maverick oferece é a opção entre a tração 4X4 e tração traseira.
Para a decepção dos mais puristas, não há opção de câmbio de manual, o UTV lançado em 2016 vem de série apenas com transmissão automática do tipo CVT.
No Brasil, o Maverick X3 é oferecido em três configurações, a X3 que custa R$ 99,990, a X3 X DS Turbo (a partir de R$ 109,990) e ainda mais insana X3 X RS (que sai por R$ 119,990). Elas basicamente se distingue por características, como o tamanho do pneus (de 28 polegadas na versão de entrada e de 29 nas demais), o tamanho do curso de supensão e a distância entre as rodas, a configuração mais barata tem 64 polegadas de bitola, enquanto a top de linha 72, o que se traduz em um melhor desempenho.
O rival mais próximo do Maverick é o Ariel Atom, uma espécie de bug-off-road que não é vendido no mercado brasileiro. Também pudera nos EUA, ele sai pela bagatela de US$ 80,000 (cerca de R$ 240,000).