A cada temporada a Fórmula E vem crescendo, a categoria de monopostos elétricos vem cada vez mais atraindo a atenção do público e principalmente das montadoras, e para a próxima temporada os organizadores planejam uma verdadeira revolução para a categoria, ao começar por carros totalmente novos, mais velozes e com desenho chamativo.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Nesta quinta-feira os organizadores divulgaram as primeiras imagens e informações dos carros da Fórmula E temporada 2018/2019. Os bólidos prometem chamar atenção do público, na quinta temporada da categoria os modelos serão totalmente novos, bem diferentes dos carros usados desde 2014 e porque não diferentes de qualquer outro carro de corrida.
Há diversas evoluções, rodas cobertas, asa dianteira integrada a carroceria, o sistema “halo” de proteção para os pilotos, não há aerofólio na traseira, e sim duas pequenas asas posicionadas sobre as rodas traseiras, além de um enorme difusor, o modelo é um misto de monoposto comum com os carros de F1, com os protótipos de competição como os carros de Le Mans, há pessoas já falando que os novos carros lembram o batmovel, sendo como for o novo Fórmula E chama a atenção.
Na parte mecânica também ha evoluções importantes, a principal delas estará nas baterias que alimentam o motor elétrico, os novos carros terão baterias de maior capacidade de autonomia, que pela primeira vez conseguirão levar os pilotos até o final da corrida. Desde o início da categoria em 2014, os pilotos eram obrigados a fazer uma parada nos boxes para trocar de carro, já que as baterias atuais não tinham capacidade suficiente para fazer uma corrida inteira.
Com as novas baterias os pilotos vão poder também andar em um ritmo mais veloz sem se preocupar tanto com a carga, o novo carro ainda deve proporcionar disputas em velocidades mais elevadas.
Outra novidade é que apesar de todas as equipes andarem com o mesmo carro, a partir da temporada 2018/2019 poderão fazer maiores alterações em seus bólidos, em áreas como o motor, transmissão, suspensão e na central eletrônica do motor.
Considerada por muitos como o futuro do automobilismo, a Fórmula E, vem atraindo a atenção das grandes montadoras, nomes como Audi, Renault, Jaguar e Citroën já fazem parte da categoria com equipes oficiais e é esperado para o ano que vem a chegada da Mercedes e BMW.
A temporada 2018/2019 com os novos carros começa apenas em dezembro, já que a Fórmula E segue um calendário diferente das demais categorias.
Brasileiros estão fazendo bonito…
Das três temporadas disputadas até agora o Brasil venceu duas, Nelsinho Piquet se sagrou campeão na estreia da categoria em 2014/2015 e Lucas Di Grassi venceu a última temporada 2016/2017, atualmente a categoria está em sua quarta temporada 2017/2018. Lembrando que no Brasil a Fórmula E tem suas provas transmitidas ao vivo pelos canais Fox Sports.