2011 foi um ano apagado para Chrysler no Brasil, não por causa das suas vendas, que mais do que dobraram e bateram recordes, mas sim porque a marca passou o ano todo sem nenhum lançamento de peso, apenas um ou outro facelift. Já em 2012 a história está sendo bem diferente, depois de lançar o SUV Jeep Compass em fevereiro e a picape RAM 2500 no mês passado, a marca que estão em declarada expansão no nosso país, lançou essa semana a sua terceira novidade no ano, trata-se da nova geração do luxuoso sedan 300 (o substituto do 300C). Completamente renovado e custando R$ 179,900, o sedan que é fenômeno de vendas nos EUA, continua esbanjado estilo e luxo, ele promete ser um rival de peso para os sedans de luxo alemães.
O design continua sendo o principal diferencial do Chrysler 300 (que agora é apenas 300 e não mais 300C), o sedan pode ter perdido a cara de mau inspirado nos antigos sedan americanos, mas continua tendo um visual bastante estiloso e imponente. O modelo abandonou aquela cara de mau, para dar lugar ao linhas bem mais modernas, limpas e elegante. Na dianteira se destaca a enorme grade frontal cromada, e os faróis que contam com luzes de LEDs.
O 300 continua esbanjando potência, debaixo do capô ele traz um motor V6 Pentastar 3.6L de 286 CV de potência, este bloco e mais econômico e potente do que o V6 usado na geração anterior, possui injeção direta de combustível. Apesar do seu alto peso, o sedan de mais de cinco metros tem um bom desempenho, ele vai de 0 a 100 km/h em 7.7 segundos e pode facilmente passar dos 200 km/h.
Outro destaque é a moderna transmissão automática de 8 marchas, ela é o que existe de mais avançado em transmissão automotiva atualmente, este câmbio possui também modo manual sequencial.
Porém ao contrário do antigo 300 (que mal fazia 5 km/l, fazendo o motorista ter que se preocupar constantemente em abastecer o carro), o novo Chrysler 300 está longe de beber como um alcoólatra, a nova geração mesmo sendo 37 CV mais potente do que a anterior, é capaz de fazer 8 km por litro na cidade e 13.2 km/l na estrada.
É no interior que estão as modificações mais radicais, o antigo 300C podia ser 10 em matéria de design mas ficava devendo na qualidade do interior, o padrão do acabamento era bem inferior em relação aos sedans concorrentes de marca premium como BMW, Audi e Mercedes, o volante e o cluster por exemplo eram o mesmo dos modelos mais barato da marca. Mas isso ficou no passado, completamente renovado, a cabine ficou bem mais luxuoso e moderna. Além de um acabamento muito mais refinado, que combina detalhes em couro, alumínio e Black Piano, o carro traz uma série de inovações como a central multímidia no painel com tela LCD de 8.4 polegadas (uma das maiores do mercado), que reúne os principais comandos (como o sistema de navegação, áudio e temperatura), controle climático com zonas individuais de temperatura e com ajustes independentes para o banco traseiro.
E por falar no banco traseiro, ai está outro ponto forte do Chrysler 300, o seu espaço interno, o modelo que mede exatos 5.06 metros de comprimento, possui um largo entre eixos de 3.05 metros, ele é simplesmente um dos maiores entre eixos do mercado, se igualando a sedans grandes como Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes Classe S.
Ainda na lista de mimos para o motorista e passageiros podemos citar bancos dianteiros e traseiro com sistema de aquecimento e resfriamento, bancos dianteiros com ajustes elétricos, janelas traseiras com persianas elétricas, teto solar panorâmico, porta copos com aquecimento e refrigeração, sistema de som com 506 watts de potência e 9 alto-falantes e subwoofer, piloto automático, direção elétrica, controle de tração e de estabilidade, freios com ABS, faróis bi-xenônio com LEDs, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, GPS entre outros itens.
Junto com o belo design e o interior requintado, sem dúvida o maior destaque do 300 é o seu preço. R$ 180,000 está longe de ser uma pechincha, porém o modelo que não fica devendo quase quase nada em relação aos sedans alemães, é bem mais barato do que os seus concorrentes, que não custam menos de R$ 200,000.
O Chrysler 300 é um opção interessante para quem busca algo maior e mais potente do que um Audi A4 ou Mercedes Classe C, que com o aumento de IPI, ficaram bem mais caro e com menos equipamentos, ou para quem busca um sedan grande e não pode pagar as pequenas fortunas pedidas pelos alemães, ou seja o 300 oferece mais carro por um preço mais acessível, o único problema é que a Chrysler ainda não possui o mesmo prestigio das rivais alemães.
A meta da Chrysler em relação ao Novo 300 até que é modesta, para esse ano a montadora espera vender 1.000 exemplares do carro.
Outros lançamentos:
2012 promete ser um ano bem aquecido pra Chrysler no Brasil, o lançamento mais aguardado é o Dodge Dart que deve chegar em novembro, outro novidade que desembarga por aqui ainda nesse ano é o imponente Dodge Durango, além da versão diesel do Jeep Grand Cherokee
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.