A Citroën revelou na Europa, nesta segunda feira (11 de fevereiro) as primeiras imagens e informações sobre o novo C3 2021, o hatch sofreu uma atualização na dianteira, recebendo visual mais futurista e sofisticado, além de novas opções de acabamento e um interior muito mais luxuoso.
Índice desta matéria
O que mudou no C3 2020 / 2021 ?
Esta é a primeira reestilização sofrida pela geração atual do Citroën C3, lançada na Europa em 2016 e que não é vendida no Brasil.
O C3 2020 / 2021 traz uma nova dianteira, inspirada no conceito CXperience, mostrado recentemente pela marca, este padrão visual deve se tornar comum nos carros da Citroen, as mudanças incluem novos e mais modernos faróis Full LED, um novo para-choque com apliques cromados e estilo mais intimidador, os faróis principais que ficam nos para-choque estão maiores, as molduras dos faróis de neblina também são novidades, podem vir em diferentes opções de cores.
Nas laterais os já famosos Airbumps, bolsas de ar emborrachadas, estão maiores, o teto ganhou um novo desenho com um relevo na parte interna, além de agora poder ter diversas opções de acabamento e grafismos. Há novas opções de rodas, agora o carro pode vir com rodas aro 17 com acabamento diamantado nas versões mais caras, além disso as molduras nos arcos de rodas dependendo da versão estão maiores, deixando o carro com um perfil mais largo e robusto.
Na traseira do C3 não houveram mudanças.
Possibilidade de customizar o C3 do seu jeito…
A linha 2020 / 2021 do Citroën C3 estreia também novas possibilidades nas escolhas das cores para diversas partes do carro, indo de 39 para 97 opções combinações de pintura e acabamento, incluindo cores e grafismos para o teto, detalhes coloridos nos para-choques e nas Airbumps, são nada menos do que 4 opções de pintura para o teto, três grafismos para o teto e sete opções de cores para a carroceria.
Interior do C3 ganha ares de carro de luxo
Por dentro o novo Citroën C3 2020 2021 ganhou um novo acabamento, com direito a novos bancos inspirados nas “poltronas” usadas pelos modelos mais caros da marca como o C5 Aircross e também nos carros da família DS. Estes bancos tem uma ergonomia melhor, além de serem mais largos, prometem melhor conforto principalmente em viagens longas.
Enquanto que a versão top traz ainda um novo acabamento premium chamado “Techwood”, com apliques em madeira no painel, revestimentos macio ao toque (soft-touch) no painel e nas portas, além de novos tecidos nos bancos em dois tons. Há ainda um novo descansa braço central para o motorista.
Ainda no interior do C3 2021, há um novo sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas e comandos por voz, além de Mirror Screen, Apple CarPlay e Android Auto, o sistema pode informar sobre radares, zonas perigosas, condições em tempo real do transito e possui GPS da renomada marca TomTom.
O Novo Citroën C3 2020 ainda estria equipamentos como sensores de estacionamento frontal, além de contar com faróis inteligentes com ajustes automático de altura, monitoramento de pontos cegos, câmera traseira, alerta de desatenção do motorista, assistente de partida em ladeiras, alerta de saída de faixa e freio ativo de emergência, que freia o carro assim que detectado um risco de colisão dianteira, podendo detectar a presença até mesmo de pedestres.
Apesar das atualizações o C3 2020 ainda fica devendo o piloto automático adaptativo e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, itens ainda não disponíveis para o modelo.
Motores do C3 segue sem novidades…
Em termos de motorização, não há novidades o Citroën C3 2020/2021 segue sendo equipado com o conhecido motor 1.2 Puretech 3 cilindros, que desenvolve 82 cv ou 108 cv dependendo da versão. Na Europa o C3 conta ainda com uma motorização movida a diesel, a 1.5 BlueHDI, quatro cilindros, que rende 98 cv de potência. O câmbio na versão de 82 cv é manual de cinco marchas, a versão de 108 cv tem câmbio manual de seis marchas ou automática também de seis velocidades EAT6. Já a versão diesel possui apenas câmbio manual de cinco marchas.
A nova geração do C3 virá para o Brasil ?
Por enquanto ainda não há previsão de lançamento da nova geração do Citroën C3 no Brasil, o modelo que foi lançado na Europa em 2017 ainda segue sem previsão de vinda ao por aqui, o principal motivo é o alto custo para adaptar a fábrica de Rezende no Rio de Janeiro, para montar esta nova plataforma, a previsão inicial era que este investimento na modernização da fábrica brasileira aconteça apenas em 2021, porém ainda não há confirmação oficial que isto irá ocorrer.
Futuro da Citroën no Brasil é incerto
Por enquanto a Citroën brasileira ainda insiste no modelo de geração anterior já ultrapassado (lançado por aqui em 2012), tanto é que suas vendas são bastante baixas, o C3 no Brasil fechou o ano de 2019 com apenas 2.857 unidades comercializadas, é o pior desempenho na categoria, só para comparar o rival VW Fox, que também está com os dias contados no mercado, emplacou 38.484 unidades em 2019.
E a situação difícil no mercado não é apenas para o C3, o seu irmão Aircross também sofre para sair das lojas atualmente, o SUV de entrada da marca fechou 2019 com apenas 2,805 unidades vendidas, o sedan C4 Lounge foi ainda pior, tendo apenas 1.588 exemplares vendidos durante todo o ano de 2019. O único modelo da Citroen no Brasil que vem tendo um desempenho razoável é o C4 Cactus com mais de 16 mil exemplares vendidos no ano passado.
Ou seja, com sua linha de veículos já sentido o peso da idade e com vendas baixas, resta saber quais serão os próximos passos da Citroen brasileira.
Respostas de 2
VEJO NO COMENTARIO QUE O C3 EM 2019 TEVE A PIOR VENDA DE TODOS OS TEMPOS,EU JÁ ESTOU NA CITROEM UNS 15 ANOS ,AMO OS CARROS DA CITROEN ,MESMO SABENDO QUE NAÕ TEM BOM RETORNO DE VENDAS ,JÁ QUE OS CARROS DA CITROEN POR MELHOR QUE SEJAM ,TIPO O C3,OTIMO VEICULO ESTOU COM PENA DE VENDER ,O MEU ESTA COM 16 MIL RODADO,MAS A CITROEN PECA MUITO EM MATERIAS DO POS VENDA NO BRASIL,ELES VENDEM O VEICULO MUITO CARO ,E QUANDO O CARRO ESTA BEM NA PRAÇA TIRAM O CARRO DE LINHA ,TIPO O LINDO AIRCROSS,TIVE DOIS OTIMOS CARROS ,MUITO ECONOMICO.EU SÓ DEIXARIA UMA ORIENTAÇAÕ A CITROEN,OBSERVEM O POS VENDA ,DO CARROS ,E PREÇOS DE PEÇAS,QUANDO O CARRO SAI DA GARANTIA ,POIS ISSO PODE ESTA PREJUDICANDO A LINHA,MUITO CARO QUALQUER TRABALHO NOS CARROS DA CITROEN,POREM OTIMOS.OBSERVEM UM OLHINHO DO SENSOR DE RÉ CUSTA 350 REAIS ,ISSO É MUITO CARO.POR ISSO A VW, A CHEVROLETE,A FORD,A FIAT ,TUDO É BARATO .ACEITEM A IDEIA ,VOCES ESTAÕ PERDENDO PRO MERCADO LIVRE.LIBEREM PEÇAS AOS MONTES,NO MERCADO ,ASSIM VOCES IRAÕ SE SAIREM MELHOR