A Citroën apresentou oficialmente de forma simultânea no Brasil e na Índia, o Novo Citroën C3 2023, tratasse do lançamento mais importante da marca nos últimos anos aqui no Brasil, com visual moderno inspirado nos carros da marca vendidos na Europa, a nova geração do C3 que chegará as lojas a partir de janeiro de 2022, terá missão por aqui de se tornar uma alternativa mais em conta em relação a hatchs como VW Polo, Fiat Argo, Chevrolet Onix e Peugeot 208, para isso a Citroën resolveu apostar em uma mistura de hatchback com SUV compacto.
Índice desta matéria
O Novo Citroën C3 2023 será uma espécie de Kwid da Renault
Para fazer sucesso o Novo Citroën C3 2022 aposta no visual moderno e descolado, unido com uma proposta de carroceria bastante diferente, sendo praticamente um SUB SUV, assim como o Renault Kwid, o Novo C3 é uma espécie de hatch compacto com aparência de SUV, porém é bom a gente deixar claro que o novo C3 é muito maior em relação ao Kwid.
Projeto para países emergentes
A nova geração do Citroën C3 representa uma mudança de direção da marca francesa, após passar a fazer parte do grupo Stellantis, que é capitaneado pela Fiat. Esta mudança de estratégia de mercado começa agora com a nova geração do C3.
Este novo modelo, foi concebido para ser um projeto de baixo custo para grandes países emergentes, como Brasil e Índia, ele é bem diferente do C3 atual vendido na Europa (foto acima), que seguirá em linha normalmente no velho continente, enquanto este modelo novo que você está conhecendo aqui, será lançado apenas na América Latina, África, Índia, Oriente Médio e China.
Dimensões do novo C3 2023 são maiores que o modelo atual brasileiro
O novo Citroën C3 apesar de parecer ter dimensões compactas não é pequeno, o modelo é maior do que a geração atual vendida no Brasil, mede 3.98 m de comprimento, são 4 cm a mais que a geração anterior, porém a grande diferença estará no espaço interno do Novo Citroën C3 2022, já que a distância entre-eixos foi ampliada em quase 10 cm, passando de 2.46 m para 2.54 m de entre-eixos, com isso haverá muito mais espaço para as pernas no banco traseiro, além disso o porta-malas também ficou maior, saltando de 300 para 315 litros.
Outra vantagem do novo modelo é o teto elevado, que aumentará em muito a sensação de amplitude interna em relação aos hatchbacks normais no mercado. Além da sua suspensão elevada, a Citroën fala que o novo C3 terá uma das maiores alturas em relação ao solo da categoria, tendo vão livre de 18 cm em relação ao chão, comparando com o Volkswagen Polo, o novo C3 será 3 cm a mais alto em relação ao piso.
Preços do novo Citroën C3 2023 deve ser um atrativo
Enquanto a Citroën na época da PSA, apostou em uma imagem mais premium e com carros mais caros em relação aos rivais. A montadora já deixou claro na apresentação do Novo C3 que ele terá uma proposta diferente, segundo a Citroën ele foi construído “em forte integração local de peças e componentes, bem como uma estratégia de custos que viabiliza a oferta de modelos que correspondam ao posicionamento mainstream da Citroën“.
Ou seja, o que isso quer dizer, é que a Citroën irá apostar e um preço mais competitivo para o novo C3 como uma forma de tornar a marca mais popular no nosso mercado, estamos falando não só de preço de compra, mas também do custo de manutenção e peças de reposição.
Como o novo C3 é um projeto da Citroën exclusivo para os chamados mercados emergentes, a ideia foi criar um carro com visual moderno e bem equipado, só que com um preço mais em conta em relação aos hatchs desenvolvidos para o mercado europeu, como acontece com o Volkswagen Polo ou Peugeot 208, que têm no preço elevado seu maior inimigo.
Podemos esperar que o novo C3 tenha preços entre R$ 60 mil até R$ 75 mil.
Essa preocupação com um valor mais acessível e competitivo, não é exclusiva para o Brasil. Na Índia carros com menos com menos de 4 metros pagam uma taxa menor de imposto do que modelos maiores, por isso o novo C3 mede 3.98 metros.
Visual promete agradar…
Seu visual é inspirados nos lançamentos recentes da Citroën na Europa, como o próprio Novo C3 europeu e o Novo C4, o destaque principal fica por conta da dianteira e seu conjunto ótico que é dividido em dois segmentos, na parte superior da dianteira há pequenas faixas de LED, que também abrigam as luzes de seta, e logo abaixo ficam os faróis principais, e na parte inferior do para-choque há ainda os faróis de neblina.
Ainda na dianteira, destaque para a enorme grade e para o acabamento com diversos tipos de materiais, o comprador brasileiro poderá personalizar as cores de detalhes do carro como as molduras dos faróis de neblina, grade, espelhos retrovisores e o teto.
Já de perfil o Citroën C3 2023 tem um aspecto mais tradicional, as caixas de rodas contam com apliques em plástico, assim como na parte inferior das portas, elementos que dão uma aparência off-road ao carro e são uma marca registrada dos modelos da Citroën na Europa, outro detalhe é o adesivo preto na coluna frontal e na última coluna, que criam um contraste entre a cor do teto e o restante da carroceria, lembrando que as versões mais baratas terão acabamento mais simples sem estes detalhes.
Por fim na traseira, há um design mais conservador e menos chamativo em relação a dianteira, destaque para o desenho das lanternas com efeito 3D, que terão iluminação por LED com duas barras, conferindo um estilo bastante moderno principalmente a noite quando acesas, dando a impressão de um desenho de olhos abertos.
Interior C3 2023
Interior do Citroen C3 2023 é simples, porém moderno e bem equipado, o carro conta com tela de 10 polegadas e cluster digital
Já o interior apesar do painel ter um desenho bastante diferente e de gosto um tanto polêmico (note o curioso desenho das saídas de ar do painel), o acabamento da cabine é simples, tendo excesso de plástico duro, o que deixa claro a preocupação em não elevar muito o custo de produção do modelo para baratear o custo final.
Para tentar dar um pouco mais de sofisticação a cabine do novo C3, a Citroën colocará alguns apliques coloridos no painel, porém eles serão exclusivos das versões mais caras (foto abaixo).
Destaque para a central multimídia que terá tela grande de 10 polegadas nas versões mais caras, tendo conectividade com smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay, esta será a maior tela presente em um carro desta categoria, além disso, o novo C3 virá com cluster digital (não configurável) e volante multifuncional.
Porém não espere equipamentos de luxo nesta nova geração do C3, como por exemplo o famoso teto panorâmico, ou ainda recursos como partida do motor por botão e ar-condicionado digital, a proposta aqui é outra.
Motores do Novo Citroën C3 2023
Em termos de motores são esperados duas opções, as versões mais simples virão impulsionadas pelo conhecido e popular motor Fiat, 1.0L FireFly, 3 cilindros, aspirado, flex, que desenvolve com gasolina 72 CV de potência e 10.4 kgfm de torque, já com etanol no tanque os números ficam em 77 CV de potência e 10.9 kgfm de torque. O câmbio nas versões mais acessíveis será sempre do tipo manual com cinco velocidades. Só lembrando que este é o mesmo motor usado no Fiat Argo Drive.
Para quem buscar algo mais potente, a marca vai oferecer ainda o atual motor 1.6L, 16v, 4 cilindros, do Peugeot 208, e também presente na atual geração do Citroën C3, o bloco 1.6 desenvolve 115 CV com gasolina ou 118 CV com etanol, para um torque de 16.1 kgfm. Para essa versão, será oferecida duas opções de câmbio, manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Nada de motor turbo para o novo C3…
Como a a proposta do novo C3 é ser um carro mais popular e acessível ao grande público, a Stellantis não usará o motor 1.0 turbo de 130 cv no novo C3, este motor que deve estrear no Fiat Pulse agora em outubro, também deve ser usado no Peugot 208 em 2022.
São esperados um outro SUV e sedan derivado do C3
Como dissemos o Novo Citroën C3 2022 é o lançamento mais importante da Citroën nos últimos anos, não só no Brasil como a nível internacional.
Este é o primeiro fruto de um projeto chamado “C-Cubed”, que promete inaugurar uma nova fase para a Citroën, que planeja se popularizar em novos mercados, como a Índia e Oriente Médio, além de voltar a se consolidar em mercados que já está presente como Brasil, Argentina e China.
Para isso, além do novo C3, também será lançado ao longo dos próximos 3 anos um família de carros derivados do novo C3, são esperados um inédito SUV compacto porte (chamado internamente de CC24) que ficará no lugar do C4 Cactus, além de um novo sedan compacto (CC26), que vai rivalizar com carros como VW Virtus, HB20S e Chevrolet Onix Plus.
Quando chega o novo C3 ao Brasil?
Por enquanto a Citroën ainda não revelou as versões e os preços do C3 2023, oficialmente eles falam que o lançamento irá acontecer no primeiro trimestre de 2022, possivelmente entre o final de janeiro e começo de fevereiro, já teremos o novo C3 estreando nas lojas.
Fonte: Stellantis Press
Uma resposta