Citroën

Novo Citroën C3 2023 é lançado oficialmente por R$ 68.990 e quer mudar a história da marca no Brasil

A novo Citroën C3 2023 está chegando as lojas do Brasil agora em setembro, trata-se de uma geração totalmente nova, feita exclusivamente para mercados emergentes, ou seja, ele chega com preço mais acessível em relação a geração passada, o Citroën C3 que sempre foi um hatchback premium, passará agora a concorrer também com os carros mais baratos do mercado brasileiro, o modelo parte de R$ 68.990.

Caso prefira assista abaixo ao nosso vídeo detalhando o novo C3 2023:

Preços do novo Citroen C3 2023:

C3 Live 1.0 – R$ 68.990
C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990
C3 Feel 1.0 – R$ 78.990
C3 First Edition 1.0 R$ 83.990
C3 Feel 1.6 – R$ 86.990
C3 Feel Pack 1.6 Automático – R$ 93.990
C3 First Edition 1.6 Automático teto bi-tom – R$ R$ 97.990

Novo Citroën C3 para o Brasil…

Ao contrário das duas gerações passadas do Citroën C3 que vieram ao Brasil (2003 e 2012), que eram exatamente o mesmo C3 da Europa, o novo modelo 2023 é um projeto feito para atender apenas aos países emergentes, como Índia e Brasil, apesar de usar a famosa plataforma CMP, que é utilizada atualmente nos Citroën da Europa, o carro brasileiro tem uma proposta de baixo custo, ou seja, foi projetado para ser barato.

O Citroën C3 2023 (R$ 68.990) é o terceiro carro mais barato do Brasil, perdendo apenas para o Fiat Mobi (R$ 63.690) e Renault Kwid R$ 65.790, apesar disso, o novo modelo da marca francesa tem um conjunto muito interessante e competitivo, oferecendo espaço interno maior e acabamento em um nível superior aos rivais sub-compactos, custando praticamente a mesma coisa.

Acima a versão de mais barata do novo C3, a Live 1.0, ela parte de R$ 68.990

Qual o tamanho do novo Citroën C3 ?

Apesar de ter preço inicial de hatchback sub-compacto, as dimensões do novo Citroën C3 são dignas de um hatch médio, sendo inclusive maior do que o antigo C3 brasileiro de geração passada, além de também ser maior que rivais desta mesma faixa de preço, como Fiat Argo e Hyundai HB20.

O novo Citroën C3 2023 mede 3.98 metros de comprimento (4 cm maior que a geração passada), a largura é de 1,73 m (3 cm maior) e a altura passou para 1,60 metros (8 cm maior), porém a diferença mais importante está na distância entre eixos, que foi aumentada para 2,54 metros (8 cm a mais que a geração anterior), com isso o espaço interno do novo Citroën C3 2023 foi ampliado.

Houve um aumento no espaço para as pernas, ombros e cabeças dos ocupantes, principalmente no banco traseiro, além do porta malas, que saltou de 300 para 315 litros nesta nova geração.

O maior da categoria

Comparando o novo C3 com modelos de preço similar, como Renault Kwid e Fiat Mobi, a competição é até injusta devido a grande diferença no tamanho.

Comparado com o Kwid, o C3 é 30 cm maior e tem distância entre eixos 12 cm maior, já em relação ao Mobi, que é o menor carro produzido no Brasil atualmente, a diferença é gritante, o C3 é 40 cm mais comprido e tem entre eixos 14 cm maior, ou seja, apesar do preço próximo, são carros de categoria diferentes. Além disso, o porta malas do Citroën C3 é 100 litros maior em relação ao Fiat Mobi e 25 litros maior em relação ao Renault Kwid.

O porta malas do novo C3 acomoda 315 litros é o maior entre os hatchs compactos do Brasil

Comparado com modelos como Fiat Argo (entre-eixos de 2,52 metros), Hyundai HB20 e Chevrolet Onix (ambos com 2,53 metros de entre eixos), o novo Citroën C3 2023 com seu entre eixos de 2,54 metros, leva uma ligeira vantagem em relação ao espaço interno e porta malas, em média do compartimento dos rivais fica em 300 litros, enquanto o novo C3 tem 315 litros para as bagagens, além de ter o teto mais alto, o que reforça a sensação de amplitude interna.

Interior do novo Citroën C3 apesar de simplificado, agrada

Por dentro do novo Citrën C3 2023, temos uma cabine com visual bem ao estilo da Citroën europeia, um desenho futurista e diferente dos rivais, note o desenho chamativo e polêmico das saídas de ar do painel.

O acabamento é bom pela categoria de mercado que o carro ocupa em sua versão mais barata, os plásticos do painel possuem diferentes texturas e cores, aparentando ser de boa qualidade, os bancos também agradam, possuem uma mescla de diferentes tipos de tecidos.

Porém verdade seja dita. As versões mais caras do novo C3 que custam mais de R$ 90.000, acabam devendo um pouco mais de sofisticação em seu interior. Ao exemplo das portas que contam com revestimento de plástico duro, mesmo na versão top de linha, não há tecido nas portas.

Apesar disso, podemos dizer que a Citroën acertou, fez um arroz com feijão bem temperado, não há aqueles soluções polêmicas que acabam revelando se tratar de um carro de baixo custo, a exemplo do que acontece com o Renault Kwid, que traz grosserias ao consumidor como os botões do vidro elétrico posicionados em um chicote único no centro do painel ao invés das portas, para que a Renault conseguisse economizar alguns metros de fiação, lembrando que o Kwid sequer conta a opção de vidros elétricos nas portas traseiras.

Equipamentos do novo C3 2023

Além do preço inicial e o tamanho amplo da carroceria, outro diferencial do Citroën C3 2023 será a boa oferta de equipamentos, o modelo terá um total de cinco versões de acabamento, porém desde a mais barata Live 1.0 (R$ 68.990), já será bem equipado, vindo com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, luzes de condução diurna nos faróis, rodas em aço aro 15 com calotas, controles de estabilidade e de tração, assistente de partidas em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, painel digital com computador de bordo, tudo isso de série desde a versão mais barata.

Porém caso você queira o sistema multimídia, terá que pagar salgados R$ 6.000 a mais, pela versão Live Pack, que sai por R$ 74.990, nela o novo C3 agrega sistema multimídia com tela grande com 10 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tomada USB dianteira, sistema de som com quatro alto falantes e dois tweeters, além de volante multifuncional, desembaçador e limpador do vidro traseiro, chave com controle remoto e ajuste de altura do banco do motorista.

Sendo que nas versões mais caras, o C3 traz agrega itens “premiums” como volante revestido em couro, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rodas em liga leve com acabamento diamantado, faróis de neblina, tomadas USB no banco traseiro, câmbio automático de seis marchas com borboletas atrás do volante, pintura em dois tons na carroceria com teto em cor diferente do resto do carro, farol com LED diurno, barras longitudinais no teto, mas é bom deixar claro que as versões mais completas não serão baratas, superam os R$ 90.000.

Não há airbags laterais

Nem tudo são flores no novo C3, mesmo a versão mais cara superando os R$ 95.000, nenhum Citroën C3 contará com airbags laterais, nem mesmo como um opcional, nas versões mais baratas ok, não poderíamos exigir isso devido ao preço baixo, porém nas versões mais caras é um erro grave do Citroën, já que rivais como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Peugeot 208 já contam com seis airbags de série desde a versão mais barata, até mesmo o Renault Kwid 2022 já conta com 4 airbags de série.

Conjunto mecânico do novo C3 2023…

Tentando mudar a imagem de carro frágil e com manutenção complexa, a montadora francesa optou por simplificar a mecânica novo C3, houve inclusive uma preocupação em reduzir o custo de manutenção, para isso fizeram um conjunto mecânico simples, porém robusto e o mais confiável possível, além de ter custo de reparo reduzido em relação ao antigo C3, graças ao compartilhando peças e componentes com outros modelos já no mercado.

Motor 1.0 fire

O motor das versões mais baratas, será o já conhecido e popular Fiat 1.0 firefly, ele é aspirado, tem 3 cilindros, 6 válvulas, sim é um motor Fiat, o mesmo bloco usado no Mobi, Argo e Cronos, além de ter sido recentemente adotado também no Peugeot 208, este bloco desenvolve 71 cv com gasolina ou 75 cv com etanol, para um torque de 10 kgfm com gasolina ou 10,7 kgfm com etanol.

Motor 1.6

Em suas versões mais caras, o novo Citroën C3 2023 também opta pelo que já deu certo, usa o já conhecido bloco EC5, 1.6 litros, 16v, 4 cilindros, aspirado, este motor é basicamente o mesmo usado no antigo C3 brasileiro desde 2012, ele também equipa atualmente o Peugeot 208, desenvolve 113 cv de potência com gasolina ou 120 cv com etanol, para um torque de 15,4 kgfm com gasolina ou 15,7 kgfm com etanol.

Ou seja, nada de motor turbo ou um motor super moderno.

Câmbio…

Haverá duas opções de transmissão para o novo Citroën C3 2023 brasileiro, a tradicional transmissão manual de 5 marchas nas versões com motor 1.0, enquanto nas versões mais caras 1.6, haverá a opção de caixa automática de seis marchas, feito pela marca AISIN.

Consumo do novo Citroën C3 2023

Motor 1.0 Fire

O consumo do C3 1.0 Fire na cidade fica em 9,3 km/l com etanol ou 12,9 km/l com gasolina.

Enquanto que na estrada, o C3 1.0 Fire aparenta sofrer nos regimes de rotação mais elevados, não sendo tão econômico igual aos rivais, fazendo apenas 10 km/l com etanol ou 14,1 km/l com gasolina, enquanto o Renault Kwid e Fiat Mobi, alcançam na estrada consumo na casa dos 16 km/l.

Motor 1.6 16v manual

O motor 1.6 16v de 120 cv cobra o preço por ser um projeto já antigo e de 1600 cilindradas, tem consumo elevado na cidade, faz 7,8 km/l com etanol ou 10,9 km/l com gasolina, enquanto que na estrada faz apenas 9 km/l com etanol ou 12,8 km/l com gasolina.

Motor 1.6 16v automático

A coisa piora mais na versão 1.6 automática, que bebe como carro de porte grande, faz na cidade 7,2 km/l com etanol ou 10,3 km/l gasolina, enquanto na estrada a coisa não melhora muito, os dados são de 8,5 km/l no etanol ou 12,4 km/l com gasolina.

Desempenho do novo Citroën C3 2023…

Motor 1.0 fire

O desempenho do bloco 1.0 Fire de 75 cv está longe de empolgar, claro que esta versão é focada na economia de combustível, porém realmente falta potência, resultando em uma demora de 15 segundos para ir de 0 a 100 km/h (14,1 segundos com etanol), nesta mesma pegada a velocidade máxima é de apenas 160 km/h.

Motor 1.6

Se o motor 1.6 tem um consumo elevado, ele faz bonito no quesito desempeno, que agrada bastante, sendo 4 segundos mais veloz em relação ao 1.0 fire, faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos com gasolina ou exatos 10 segundos com etanol, a velocidade máxima é de 180 km/h.

Motor 1.6 Automático

Por fim a versão 1.6 automática é cerca de meio segundo mais lenta em relação a 1.6 manual, 0 a 100 km/h em 11 segundos com gasolina ou 10,4 segundos com etanol.

Suspensão robusta para encarar os pisos brasileiros

Ao contrário do antigo C3 que priorizava o conforto, porém tinha baixa durabilidade da suspensão nos nossos pisos perfeitos do Brasil, o projeto da suspensão desta nova geração é mais simples, porém melhor calibrado para pisos ruins, priorizando a resistência.

Tanto é, que a Citroën fala que o novo C3 tem atitude de SUV, ou seja, tem maior capacidade para encarar lombadas, buracos e estradas de terra, para isso o carro conta com suspensão dianteira independente com barra estabilizadora, além de balanças mais curtas na dianteira e na traseira.

Além disso, a suspensão do C3 é elevada, o que garante uma boa altura em relação ao solo de 18 cm, além de bons ângulos de entrada e de saída 23º e 39º, dificilmente o carro raspará em lombadas, rampas ou calçadas.

Isso também devido ao fato do novo C3 vir com pneus de perfil alto, 195/65, com rodas aro 15 em todas as versões.

Produzido no Brasil

A nova geração do C3 será produzida na fabrica da Citroën em Porto Real, Rio de Janeiro, a montadora francesa investiu cerca de R$ 200 milhões para modernizar esta planta. Lembrando que, esta é a mesma fábrica que já produziu as duas gerações passadas do C3 brasileiro.

Este será o primeiro carro da Citroën do Brasil montado na plataforma modular CMP, lembrando que a Peugeot transferiu do Brasil para a Argentina a produção do 208 que usa a mesma plataforma, temos ai que dar crédito a Citroën e ao grupo Stellantis por investir no Brasil.

Nova família da Citroën no Brasil

No lançamento do novo C3 2023, a Citroën confirmou que entrará em uma nova fase no Brasil e América Latina, o C3 é apenas o primeiro carro de uma nova família que será composta por três modelos, chamada por enquanto de família “C Cube”.

Estes novos carros da Citroën serão projetados tendo como foco o mercado brasileiro, terão produção nacional, lá no Rio de Janeiro.

SUV do C3

Até o final de 2023, a Citroën colocará em suas lojas no Brasil um inédito SUV compacto, feito na base do novo C3, e que também focará no custo benefício, este modelo que por enquanto está sendo chamado de C3 Aircross, já está em testes na Índia e terá o mesmo porte do Fiat Pulse.

Novo C3 Sedan

Enquanto que o terceiro integrante da família, chegará apenas em 2024, trata-se de um sedan compacto, feito também na base CMP do C3, esta deve ser a aposta Citroën para enfrentar sedans como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos.

Peso e tanque de combustível

O Novo Citroën C3 2023 pesa 1037 kg na versão mais básica 1.0, são 1.107 kg na versão 1.6 e 1152 kg na versão 1.6 automática, em todas as versões o tanque de combustível tem capacidade para 47 litros e os pneus são medidas 195/60 R15.

Garantia e cores:

O novo C3 2023 terá garantia de três anos sem limite de quilometragem e será oferecido em cinco opções de cores: sendo duas sólidas preto Perla Nera (única de série), Branco Banquise (R$ 800), além de três opções de cores metálicas, são elas: Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring, todas ao custo de R$ 1300 adicionais. O teto bi-tom estará disponível em duas cores — outra inovação no segmento —, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera, ao custo de R$ 1300 adicionais, fora o preço da pintura escolhida, por exemplo, caso o comprador queira o C3 branco com teto preto terá que desembolsar R$ 2.100, sendo R$ 800 da pintura escolhida + R$ 1.300 da pintura do teto.

Acima o interior do C3 Live, a versão mais barata do modelo
Interior da versão Live Pack do C3 202
A multimídia apesar de ter tela grande de 10 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, custa caro, é a maior responsável pela diferença de R$ 6.000 entre a versão de entrada Live e a Live Pack

Confira abaixo as versões e equipamentos do novo Citroën C3 2023:

Novo Citroën C3 Live 1.0 – R$ 68.990

Itens de série:

Airbags duplos

Controle de estabilidade

Controle de tração

Assistente de partida em rampa – Hill holder

Monitoramento de pressão dos pneus

Ar-condicionado

Direção elétrica

Vidros dianteiros elétricos

Travas elétricas

Indicador de trocas de marcha

Rodas de 15” com calotas

Luzes de condução diurna

 

Opcional:

Pintura Metálica – R$ 1.300

Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

 

Novo Citroën C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990

Itens de série:

Todos os equipamentos da Live +:

Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio

Conector USB dianteiro

Volante com comandos do sistema de som e bluetooth

Chave com telecomando

Banco dianteiro com ajuste de altura

Limpador e desembaçador elétrico traseiro

 

Opcional:

Pintura Metálica – R$ 1.300

Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

 

Novo Citroën C3 Feel 1.0 – R$ 78.990

Itens de série:

Todos os equipamentos da Live Pack +:

Vidros traseiros elétricos

Alarme Perimétrico

Conectores USB traseiros (x2)

Luzes diurnas de leds

Rodas de liga-leve de 15”

Painel interno com faixa azul metálica

Barras longitudinais no teto

Volante com ajuste de altura

Chevron cromado

Maçanetas na cor da carroceria

 

Opcionais:

Pintura Metálica – R$ 1.300

Teto bitom – R$ 1.300

Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400

Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

 

Novo Citroën C3 Feel 1.6 16V – R$ 86.990

Itens de série:

Todos os equipamentos da Feel 1.0 +:

Motor 1.6 16V de até 120 cv

 

Opcionais:

Pintura Metálica – R$ 1.300

Teto bitom – R$ 1.300

Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400

Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

 

Novo Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V Automático – R$ 93.990

Itens de série:

Todos os equipamentos da Feel 1.6+:

Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais

Modo Eco

Rodas de liga-leve de 15” diamantadas

Câmera de ré

Volante revestido com couro

 

Opcionais:

Pintura Metálica – R$ 1.300

Teto bitom – R$ 1.300

Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400

Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900

 

Novo Citroën C3 1.0 First Edition – R$ 83.990

Itens de série:

Todos os equipamentos da Feel 1.0+:

Faróis de neblina

Pintura bitom

Barras de teto na cor Alu Shadow

Airbumps laterais

Moldura embelezadora do farol de neblina

Tapetes exclusivos

Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas

Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition –

Itens de série:

Todos os equipamentos da Feel Pack+:

Pintura bitom

Barras de teto na cor Alu Shadow

Airbumps laterais

Moldura embelezadora do farol de neblina

Tapetes exclusivos

Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas

 

Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition – R$ 97.990

Itens de série:

Todos os equipamentos da Feel Pack+:

Pintura bitom

Barras de teto na cor Alu Shadow

Airbumps laterais

Moldura embelezadora do farol de neblina

Tapetes exclusivos

Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas

 

Para maiores informações acesse: Citroen.com.br

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.