A novo Citroën C3 2023 está chegando as lojas do Brasil agora em setembro, trata-se de uma geração totalmente nova, feita exclusivamente para mercados emergentes, ou seja, ele chega com preço mais acessível em relação a geração passada, o Citroën C3 que sempre foi um hatchback premium, passará agora a concorrer também com os carros mais baratos do mercado brasileiro, o modelo parte de R$ 68.990.
Índice desta matéria
C3 Live 1.0 – R$ 68.990
C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990
C3 Feel 1.0 – R$ 78.990
C3 First Edition 1.0 R$ 83.990
C3 Feel 1.6 – R$ 86.990
C3 Feel Pack 1.6 Automático – R$ 93.990
C3 First Edition 1.6 Automático teto bi-tom – R$ R$ 97.990
Ao contrário das duas gerações passadas do Citroën C3 que vieram ao Brasil (2003 e 2012), que eram exatamente o mesmo C3 da Europa, o novo modelo 2023 é um projeto feito para atender apenas aos países emergentes, como Índia e Brasil, apesar de usar a famosa plataforma CMP, que é utilizada atualmente nos Citroën da Europa, o carro brasileiro tem uma proposta de baixo custo, ou seja, foi projetado para ser barato.
O Citroën C3 2023 (R$ 68.990) é o terceiro carro mais barato do Brasil, perdendo apenas para o Fiat Mobi (R$ 63.690) e Renault Kwid R$ 65.790, apesar disso, o novo modelo da marca francesa tem um conjunto muito interessante e competitivo, oferecendo espaço interno maior e acabamento em um nível superior aos rivais sub-compactos, custando praticamente a mesma coisa.
Apesar de ter preço inicial de hatchback sub-compacto, as dimensões do novo Citroën C3 são dignas de um hatch médio, sendo inclusive maior do que o antigo C3 brasileiro de geração passada, além de também ser maior que rivais desta mesma faixa de preço, como Fiat Argo e Hyundai HB20.
O novo Citroën C3 2023 mede 3.98 metros de comprimento (4 cm maior que a geração passada), a largura é de 1,73 m (3 cm maior) e a altura passou para 1,60 metros (8 cm maior), porém a diferença mais importante está na distância entre eixos, que foi aumentada para 2,54 metros (8 cm a mais que a geração anterior), com isso o espaço interno do novo Citroën C3 2023 foi ampliado.
Houve um aumento no espaço para as pernas, ombros e cabeças dos ocupantes, principalmente no banco traseiro, além do porta malas, que saltou de 300 para 315 litros nesta nova geração.
Comparando o novo C3 com modelos de preço similar, como Renault Kwid e Fiat Mobi, a competição é até injusta devido a grande diferença no tamanho.
Comparado com o Kwid, o C3 é 30 cm maior e tem distância entre eixos 12 cm maior, já em relação ao Mobi, que é o menor carro produzido no Brasil atualmente, a diferença é gritante, o C3 é 40 cm mais comprido e tem entre eixos 14 cm maior, ou seja, apesar do preço próximo, são carros de categoria diferentes. Além disso, o porta malas do Citroën C3 é 100 litros maior em relação ao Fiat Mobi e 25 litros maior em relação ao Renault Kwid.
Comparado com modelos como Fiat Argo (entre-eixos de 2,52 metros), Hyundai HB20 e Chevrolet Onix (ambos com 2,53 metros de entre eixos), o novo Citroën C3 2023 com seu entre eixos de 2,54 metros, leva uma ligeira vantagem em relação ao espaço interno e porta malas, em média do compartimento dos rivais fica em 300 litros, enquanto o novo C3 tem 315 litros para as bagagens, além de ter o teto mais alto, o que reforça a sensação de amplitude interna.
Por dentro do novo Citrën C3 2023, temos uma cabine com visual bem ao estilo da Citroën europeia, um desenho futurista e diferente dos rivais, note o desenho chamativo e polêmico das saídas de ar do painel.
O acabamento é bom pela categoria de mercado que o carro ocupa em sua versão mais barata, os plásticos do painel possuem diferentes texturas e cores, aparentando ser de boa qualidade, os bancos também agradam, possuem uma mescla de diferentes tipos de tecidos.
Porém verdade seja dita. As versões mais caras do novo C3 que custam mais de R$ 90.000, acabam devendo um pouco mais de sofisticação em seu interior. Ao exemplo das portas que contam com revestimento de plástico duro, mesmo na versão top de linha, não há tecido nas portas.
Apesar disso, podemos dizer que a Citroën acertou, fez um arroz com feijão bem temperado, não há aqueles soluções polêmicas que acabam revelando se tratar de um carro de baixo custo, a exemplo do que acontece com o Renault Kwid, que traz grosserias ao consumidor como os botões do vidro elétrico posicionados em um chicote único no centro do painel ao invés das portas, para que a Renault conseguisse economizar alguns metros de fiação, lembrando que o Kwid sequer conta a opção de vidros elétricos nas portas traseiras.
Além do preço inicial e o tamanho amplo da carroceria, outro diferencial do Citroën C3 2023 será a boa oferta de equipamentos, o modelo terá um total de cinco versões de acabamento, porém desde a mais barata Live 1.0 (R$ 68.990), já será bem equipado, vindo com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, luzes de condução diurna nos faróis, rodas em aço aro 15 com calotas, controles de estabilidade e de tração, assistente de partidas em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, painel digital com computador de bordo, tudo isso de série desde a versão mais barata.
Porém caso você queira o sistema multimídia, terá que pagar salgados R$ 6.000 a mais, pela versão Live Pack, que sai por R$ 74.990, nela o novo C3 agrega sistema multimídia com tela grande com 10 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tomada USB dianteira, sistema de som com quatro alto falantes e dois tweeters, além de volante multifuncional, desembaçador e limpador do vidro traseiro, chave com controle remoto e ajuste de altura do banco do motorista.
Sendo que nas versões mais caras, o C3 traz agrega itens “premiums” como volante revestido em couro, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rodas em liga leve com acabamento diamantado, faróis de neblina, tomadas USB no banco traseiro, câmbio automático de seis marchas com borboletas atrás do volante, pintura em dois tons na carroceria com teto em cor diferente do resto do carro, farol com LED diurno, barras longitudinais no teto, mas é bom deixar claro que as versões mais completas não serão baratas, superam os R$ 90.000.
Nem tudo são flores no novo C3, mesmo a versão mais cara superando os R$ 95.000, nenhum Citroën C3 contará com airbags laterais, nem mesmo como um opcional, nas versões mais baratas ok, não poderíamos exigir isso devido ao preço baixo, porém nas versões mais caras é um erro grave do Citroën, já que rivais como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Peugeot 208 já contam com seis airbags de série desde a versão mais barata, até mesmo o Renault Kwid 2022 já conta com 4 airbags de série.
Tentando mudar a imagem de carro frágil e com manutenção complexa, a montadora francesa optou por simplificar a mecânica novo C3, houve inclusive uma preocupação em reduzir o custo de manutenção, para isso fizeram um conjunto mecânico simples, porém robusto e o mais confiável possível, além de ter custo de reparo reduzido em relação ao antigo C3, graças ao compartilhando peças e componentes com outros modelos já no mercado.
O motor das versões mais baratas, será o já conhecido e popular Fiat 1.0 firefly, ele é aspirado, tem 3 cilindros, 6 válvulas, sim é um motor Fiat, o mesmo bloco usado no Mobi, Argo e Cronos, além de ter sido recentemente adotado também no Peugeot 208, este bloco desenvolve 71 cv com gasolina ou 75 cv com etanol, para um torque de 10 kgfm com gasolina ou 10,7 kgfm com etanol.
Em suas versões mais caras, o novo Citroën C3 2023 também opta pelo que já deu certo, usa o já conhecido bloco EC5, 1.6 litros, 16v, 4 cilindros, aspirado, este motor é basicamente o mesmo usado no antigo C3 brasileiro desde 2012, ele também equipa atualmente o Peugeot 208, desenvolve 113 cv de potência com gasolina ou 120 cv com etanol, para um torque de 15,4 kgfm com gasolina ou 15,7 kgfm com etanol.
Ou seja, nada de motor turbo ou um motor super moderno.
Haverá duas opções de transmissão para o novo Citroën C3 2023 brasileiro, a tradicional transmissão manual de 5 marchas nas versões com motor 1.0, enquanto nas versões mais caras 1.6, haverá a opção de caixa automática de seis marchas, feito pela marca AISIN.
Motor 1.0 Fire
O consumo do C3 1.0 Fire na cidade fica em 9,3 km/l com etanol ou 12,9 km/l com gasolina.
Enquanto que na estrada, o C3 1.0 Fire aparenta sofrer nos regimes de rotação mais elevados, não sendo tão econômico igual aos rivais, fazendo apenas 10 km/l com etanol ou 14,1 km/l com gasolina, enquanto o Renault Kwid e Fiat Mobi, alcançam na estrada consumo na casa dos 16 km/l.
Motor 1.6 16v manual
O motor 1.6 16v de 120 cv cobra o preço por ser um projeto já antigo e de 1600 cilindradas, tem consumo elevado na cidade, faz 7,8 km/l com etanol ou 10,9 km/l com gasolina, enquanto que na estrada faz apenas 9 km/l com etanol ou 12,8 km/l com gasolina.
Motor 1.6 16v automático
A coisa piora mais na versão 1.6 automática, que bebe como carro de porte grande, faz na cidade 7,2 km/l com etanol ou 10,3 km/l gasolina, enquanto na estrada a coisa não melhora muito, os dados são de 8,5 km/l no etanol ou 12,4 km/l com gasolina.
Motor 1.0 fire
O desempenho do bloco 1.0 Fire de 75 cv está longe de empolgar, claro que esta versão é focada na economia de combustível, porém realmente falta potência, resultando em uma demora de 15 segundos para ir de 0 a 100 km/h (14,1 segundos com etanol), nesta mesma pegada a velocidade máxima é de apenas 160 km/h.
Motor 1.6
Se o motor 1.6 tem um consumo elevado, ele faz bonito no quesito desempeno, que agrada bastante, sendo 4 segundos mais veloz em relação ao 1.0 fire, faz de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos com gasolina ou exatos 10 segundos com etanol, a velocidade máxima é de 180 km/h.
Motor 1.6 Automático
Por fim a versão 1.6 automática é cerca de meio segundo mais lenta em relação a 1.6 manual, 0 a 100 km/h em 11 segundos com gasolina ou 10,4 segundos com etanol.
Ao contrário do antigo C3 que priorizava o conforto, porém tinha baixa durabilidade da suspensão nos nossos pisos perfeitos do Brasil, o projeto da suspensão desta nova geração é mais simples, porém melhor calibrado para pisos ruins, priorizando a resistência.
Tanto é, que a Citroën fala que o novo C3 tem atitude de SUV, ou seja, tem maior capacidade para encarar lombadas, buracos e estradas de terra, para isso o carro conta com suspensão dianteira independente com barra estabilizadora, além de balanças mais curtas na dianteira e na traseira.
Além disso, a suspensão do C3 é elevada, o que garante uma boa altura em relação ao solo de 18 cm, além de bons ângulos de entrada e de saída 23º e 39º, dificilmente o carro raspará em lombadas, rampas ou calçadas.
Isso também devido ao fato do novo C3 vir com pneus de perfil alto, 195/65, com rodas aro 15 em todas as versões.
A nova geração do C3 será produzida na fabrica da Citroën em Porto Real, Rio de Janeiro, a montadora francesa investiu cerca de R$ 200 milhões para modernizar esta planta. Lembrando que, esta é a mesma fábrica que já produziu as duas gerações passadas do C3 brasileiro.
Este será o primeiro carro da Citroën do Brasil montado na plataforma modular CMP, lembrando que a Peugeot transferiu do Brasil para a Argentina a produção do 208 que usa a mesma plataforma, temos ai que dar crédito a Citroën e ao grupo Stellantis por investir no Brasil.
No lançamento do novo C3 2023, a Citroën confirmou que entrará em uma nova fase no Brasil e América Latina, o C3 é apenas o primeiro carro de uma nova família que será composta por três modelos, chamada por enquanto de família “C Cube”.
Estes novos carros da Citroën serão projetados tendo como foco o mercado brasileiro, terão produção nacional, lá no Rio de Janeiro.
Até o final de 2023, a Citroën colocará em suas lojas no Brasil um inédito SUV compacto, feito na base do novo C3, e que também focará no custo benefício, este modelo que por enquanto está sendo chamado de C3 Aircross, já está em testes na Índia e terá o mesmo porte do Fiat Pulse.
Enquanto que o terceiro integrante da família, chegará apenas em 2024, trata-se de um sedan compacto, feito também na base CMP do C3, esta deve ser a aposta Citroën para enfrentar sedans como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos.
O Novo Citroën C3 2023 pesa 1037 kg na versão mais básica 1.0, são 1.107 kg na versão 1.6 e 1152 kg na versão 1.6 automática, em todas as versões o tanque de combustível tem capacidade para 47 litros e os pneus são medidas 195/60 R15.
O novo C3 2023 terá garantia de três anos sem limite de quilometragem e será oferecido em cinco opções de cores: sendo duas sólidas preto Perla Nera (única de série), Branco Banquise (R$ 800), além de três opções de cores metálicas, são elas: Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring, todas ao custo de R$ 1300 adicionais. O teto bi-tom estará disponível em duas cores — outra inovação no segmento —, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera, ao custo de R$ 1300 adicionais, fora o preço da pintura escolhida, por exemplo, caso o comprador queira o C3 branco com teto preto terá que desembolsar R$ 2.100, sendo R$ 800 da pintura escolhida + R$ 1.300 da pintura do teto.
Itens de série:
Airbags duplos
Controle de estabilidade
Controle de tração
Assistente de partida em rampa – Hill holder
Monitoramento de pressão dos pneus
Ar-condicionado
Direção elétrica
Vidros dianteiros elétricos
Travas elétricas
Indicador de trocas de marcha
Rodas de 15” com calotas
Luzes de condução diurna
Opcional:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Itens de série:
Todos os equipamentos da Live +:
Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
Conector USB dianteiro
Volante com comandos do sistema de som e bluetooth
Chave com telecomando
Banco dianteiro com ajuste de altura
Limpador e desembaçador elétrico traseiro
Opcional:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Itens de série:
Todos os equipamentos da Live Pack +:
Vidros traseiros elétricos
Alarme Perimétrico
Conectores USB traseiros (x2)
Luzes diurnas de leds
Rodas de liga-leve de 15”
Painel interno com faixa azul metálica
Barras longitudinais no teto
Volante com ajuste de altura
Chevron cromado
Maçanetas na cor da carroceria
Opcionais:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Teto bitom – R$ 1.300
Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.0 +:
Motor 1.6 16V de até 120 cv
Opcionais:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Teto bitom – R$ 1.300
Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.6+:
Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais
Modo Eco
Rodas de liga-leve de 15” diamantadas
Câmera de ré
Volante revestido com couro
Opcionais:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Teto bitom – R$ 1.300
Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.0+:
Faróis de neblina
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition –
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel Pack+:
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel Pack+:
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
Para maiores informações acesse: Citroen.com.br
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