O Citroën C3 Aircross foi lançado no Brasil em fevereiro de 2024, porém, ainda não conseguiu emplacar no mercado, suas vendas estão muito mais baixas em relação a outros SUVs compactos, no mês de maio o C3 Aircross vendeu apenas 845 unidades contra 6.501 do VW T-Cross. Um dos motivos para esta baixa procura talvez seja sua simplicidade exagerada frente a outros SUVs que custam um pouco mais caros, porém entregam muito mais. Um exemplo disso, é o novo C3 Aircross 2025 da Europa, que apesar de usar a base do modelo brasileiro, tem outro patamar de acabamento e equipamentos, vamos conhecer em detalhes…
Índice desta matéria
As diferenças nas propostas do C3 Aircross europeu e do brasileiro começam no visual. Na Europa, a nova família C3 tem um estilo mais premium em relação ao Brasil, trazendo por lá recursos inexistentes por aqui, como os faróis Full LED, além disso, este estilo já segue o novo padrão da marca francesa, tendo um porte mais robusto e moderno, enquanto o C3 Aircross brasileiro (foto abaixo), apesar de também ser novo, tem um design já mais antigo e simples, inspirado na geração passada do C3 europeu, lançado em 2018.
Plataforma não muda em relação ao C3 Aircross brasileiro, assim como as dimensões, são 4.39 metros de comprimento, 1.79 m de largura, 1.66 m de altura e 2.67 metros de entre eixos, assim como no Brasil, na Europa o C3 Aicross terá versão com 5 ou 7 lugares, sendo que as dimensões externas não mudam.
É na cabine a maior diferença entre o nosso Citroën C3 Aircross e o modelo europeu. A versão do Velho Continente tem uma cabine com desenho mais moderno e um acabamento muito superior ao nosso, além de visualmente mais bonita, o modelo europeu tem diferentes texturas e plásticos de melhor qualidade. Os bancos também são mais evoluídos, contam com uma nova tecnologia chamada Citroën Advanced Comfort®, que promete sensação de poltrona aos ocupantes, além de terem revestimentos em dois tons.
Há algumas soluções polêmicas no modelo europeu, não há painel de instrumentos, no lugar a Citroën instalou um pequeno display HEAD UP (foto abaixo), que mostra de forma resuma resumida informações como velocidade, nível do combustível e o funcionamento do sistema híbrido.
A lista de equipamentos do novo Citroën C3 Aircross 2025 também da um show no modelo brasileiro, há vários itens inexistentes por aqui, como o freio de estacionamento eletrônico por botão, carregador wireless para smartphones e seis airbags de série em todas as versões, lembrando que no Brasil o C3 nas versões de entrada tem rodas de ferro com calotas e apenas dois airbags, mesmo nas versões mais caras o modelo possui apenas 4 airbags.
Porém a maior diferença está nos itens de segurança, enquanto no Brasil o C3 Aircross não tem nenhum auxílio a condução, a versão europeia vem de série em todas as versões com frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa, reconhecimento de placas de velocidade, alerta de desatenção do motorista.
Sendo que nas versões mais caras, (chamada de MAX) traz ainda detecção de pontos cegos e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Na parte mecânica, o Citroën C3 Aicross da Europa aposta em um conjunto híbrido leve de 48v, usa o motor 1.2 turbo PureTECH, 3 cilindros combinado com um motor elétrico de 28 cv, alimentado por uma bateria de 48v de lítio, instalada sobre o assoalho do carro, a potência total combinada é de 138 cv. O câmbio é automatizado e-CDT de dupla embreagem.
Haverá uma versão mais barata, sem o sistema híbrido, equipada com o motor 1.2 turbo com 100 cv de potência e câmbio manual de 6 marchas.
A Citroën promete para 2025 uma versão 100% elétrica do novo C3 Aircross 2025 na Europa, este será o primeiro SUV compacto da categoria a contar com uma versão elétrica. A potência desta versão EV será de 113 cv, contando com baterias de LFP com 44 kWh de capacidade. Segundo a Stellantis, o SUV será capaz de rodar mais de 300 km com uma carga completa, podendo ser recarregado de 20% para 80% na tomada em uma wallbox em casa (11 KW) em apenas 2 horas e 50 minutos.
Assim como no Brasil, um dos atrativos do Citroën C3 Aircross é o seu preço mais acessível, na Europa o SUV partirá de 19.400 euros (R$ 113.800) na versão 1.2 a gasolina, a versão híbrida custará €25.500 (R$ 149.225), já a opção elétrica promete custar 27.400 euros (R$ 160.300). Lembrando que no modelo brasileiro o C3 custa entre R$ 112.990 até R$ 136.590.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.