A Citroën revelou na Europa o novo C4, o modelo agora será um um SUV coupé ou se você preferir um “crossover” – um misto de SUV com hatchback. Apesar de ser difícil classifica-lo em uma categoria, seu visual diferente e bastante chamativo deve ser o grande apelo do novo C4, que começa a ser vendido na Europa ainda em 2020, ocupando o lugar do C4 Cactus que deve sair de linha, por enquanto ainda não há informações do lançamento do novo C4 aqui no Brasil.
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Novo padrão de design da Citroën…
O C4 2021 inaugura um novo padrão de design para a Citroën, o modelo tem um conjunto frontal bastante agressivo, com faróis divididos em dois grupos e luzes 100% em LED, o capô tem vincos marcantes, assim como as laterais, as caixas de rodas são grandes tem 69 cm de diâmetro, e se projetam para fora da carroceria, o que deixa o C4 com um perfil mais musculoso. O C4 2021 virá com rodas grandes, aro 18 nas versões mais caras, ou aro 16 nas opções mais baratas.
O teto curvo e baixo, segue a moda dos SUVs coupés, assim como o VW Nivus, recém apresentado aqui no Brasil. A traseira do C4 2021 é o ponto mais diferente do design, conta com lanternas divididas em dois conjuntos, com uma faixa de vidro que corta a traseira do carro de um lado ao outro, elas também são totalmente por LED, a parte superior das lanternas formam uma espécie de aerofólio na traseira do carro, estilo inspirado no antigo C4 VTR.
Dimensões do novo Citrën C4 2021
As dimensões do C4 são grandes para um crossover, ele é bem maior que o C4 Catus, mede 4,36 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,52 m de altura, seu entre eixos é de 2,67 metros. A altura em relação ao solo é de apenas 15,6 cm, ou seja, ele não é um modelo para ir além do asfalto, o VW Nivus por exemplo tem vão livre em relação ao solo de 17,6 cm. Em comparação com o Nivus o novo Citroën C4 é 10 cm maior no comprimento, 10 cm maior no entre-eixos, apenas o porta-malas é menor no Citroën, o C4 2021 leva380 litros, enquanto o Nivus 415 litros.
Interior do novo C4…
Por dentro, o novo Citroën C4 2021 apresenta uma cabine bastante diferente e estilosa, o acabamento é de bom nível, claro sem exageros – afinal este não é um carro de luxo, há diferentes combinações de texturas no painel, nos bancos e nas portas, além de detalhes em Black Piano e cromados.
Os equipamentos tecnológicos também chamam a atenção, há por exemplo painel de instrumentos digital de alta definição colorido, central multi-mídia com tela de 10 polegadas com visual bastante moderno sem bordas, além de ar-condicionado automático digital dual zone, carregador wireless para smartphones, partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico e head up display colorido. Outro detalhe legal é que opcionalmente o carro poderá vir com uma especie de tablet retrátil que fica escondido acima do porta luvas (foto acima).
Um dos diferencias da cabine do novo Citroën C4 2021 é a ausência da alavanca de câmbio, as machas são selecionadas por botões no console central (R, N e D), há ainda os botões “P” para estacionar, ou dependendo da versão tecla “M” para ativar o modo manual ou “B” na versão elétrica para ativar a recuperação da energia nos freios. No mesmo console há um botão seletor “Drive Mode”, que permite ao motorista escolher entre três modos diferentes de condução: Eco, Normal e Sport.
Esse câmbio por botões só é possível devido a transmissão eletrônica (nas versões automáticas), ou seja, sem cabos, solução que deixa a cabine do carro com aspecto mais limpo.
Opções de personalização…
A Citroën adianta que o novo C4 2021 terá uma ampla gama de cores e opções de personalização, somente entre combinações de cores da carroceria e o teto, haverá 31 combinações possível, enquanto que o interior terá 6 opções de acabamento.
Motores de até 155 cv e câmbio de 8 marchas…
O novo Citroën C4 2021 terá pelo menos na Europa uma ampla gama de motores, sendo nada menos do que três opções de motores a gasolina: todos PureTech com 100, 130 ou 155 cavalos, duas opções de câmbio, manual de seis marchas ou automático de oito velocidades EAT8. Claro como não poderia faltar, haverá para a Europa uma opção a diesel, BlueHDI com 110 cv ou 130 cv, câmbio de seis manual ou automático de oito marchas.
Motor elétrico…
Quando chegar ao mercado a Citroën lançará também uma versão 100% elétrica do novo C4, ela é equipada com um motor elétrico que rende equivalentes 136 cv de potência e 26 kgfm de torque, este bloco elétrico é alimentado por um pack de baterias de íons de lítio com 50 kwh e opera em alta voltagem 400V.
Chamada de e-C4, a versão 100% elétrica do novo C4 rodará com uma carga completa das baterias até 350 km, uma boa marca para um veículo elétrico desta categoria. Ele vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e pode alcançar os 150 km/h de velocidade máxima.
O carro também terá um sistema que quando acionado, aplica os freios de forma automática assim que o motorista tira o pé do acelerador, e usa a energia gerada pelos freios para recarregar as baterias, com isso é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador, além de aumentar a autonomia.
Ainda de acordo com a Citroen, haverá diversas opções para fazer as recarregar das baterias, desde uma tomada comum caseira (neste caso é necessário mais de 15 horas plugado na tomada), com um gerador próprio Wallbox (vendido separadamente, foto abaixo), o tempo de carga varia entre 5 até 7,5 horas dependendo da voltagem do aparelho, ou ainda nas ruas em um ponto de carga público de 100 kw, neste caso 80% das baterias é recarregado em apenas 30 minutos.
Suspensão hidráulica está de volta…
Um detalhe curioso e que pode até assustar muita gente, é que todas as versões do novo Citroën C4 2021 virá de série dotada de suspensão hidráulica progressiva “Progressive Hydraulic Cushions®” é uma suspensão com amortecedores hidráulicos, já usada nos SUVs, C4 Cactus e C5 Aircross.
Lembrando que a Citroën foi a montadora percursora no uso de suspensão hidráulica, isso há mais de 100 anos. Porém a gente sabe que o sistema apesar de permitir um conforto sem igual, era caro complexo para se mantido, sabendo disso, este novo sistema é considerado a evolução na famosa e problemática suspensão hidráulica pneumática com bolsas de ar, no caso do novo sistema ele não usa bolsas e nem eletrônica, o segredo são os próprios amortecedores, que contam com uma espécie de fluído e uma mola interna, que funcionam de forma dinâmica e gradual em dois estágios com duas câmeras internas interligadas entre si, parece complexo, mas não é.
De acordo com a Citroën, esta nova suspensão “Progressive Hydraulic Cushions®” é bastante inovadora tendo cerca de 20 patentes empregadas, enquanto uma suspensão normal conta com amortecedores a gás ou a óleo, além de molas e batentes, a suspensão hidráulica progressiva adiciona dois batentes hidráulicos internos, “dois estágios hidráulicos”, um para compressão e outro para descompressão, a suspensão atua em dois estágios dependendo dos impactos aplicados em cada roda.
De uma forma mais prática, em casos de impactos leves ou quando o carro faz uma curva suave, os amortecedores e as molas absorvem os movimentos verticais, sem assistência hidráulica, assim como em um carro normal, entretanto os amortecedores permanecem ativos, conferindo o famoso efeito do andar como “tapete mágico voador”, alega a montadora.
Já em impactos maiores nas rodas, todo os sistema trabalha em conjunto, tanto as molas quanto todas as câmeras internas dos amortecedores hidráulicos, absorvendo e dissipando a energia recebida, diminuindo o solavanco sentido na carroceria e conferindo melhor estabilidade ao veículo.
Apesar de parecer complexo, este sistema é muito mais simples e barato em relação a antiga suspensão pneumática com bolsas de ar, que foi abandonado pela marca há alguns anos.
Preços do novo C4 2021 e quando chega as lojas…
Os preços oficiais ainda não foram divulgados, porém este modelo ficará no lugar do C4 Cactus (que não conseguiu ir bem em vendas). O preço do novo C4 deve partir dos 22.000 euros, ficando acima do C3 Aircross que parte de 18.600 euros e abaixo do C5 Aircross que começa em 25.700 euros. A versão elétrica e-C4 deve ter preço na casa dos 30 mil euros.
Novo C4 2021 no Brasil…
Por enquanto ainda não há previsão de lançamento do novo C4 aqui no Brasil, mas caso venha, não será logo, já que o C4 Catus por aqui no Brasil ainda é uma novidade, ele foi lançado em 2018, enquanto na Europa o C4 Cactus começou a ser vendido em 2014, ou seja, não faria muito sentido a Citroën tirar o C4 Cactus de linha aqui no Brasil já.
Mas como é montado sobre uma variação da famosa plataforma CMP, a mesma usada pelo novo Peugeot 208, não seria improvável pensar em uma produção do novo C4 no Brasil ou na Argentina.
Respostas de 2
Ja tuve Citroen, el C3. Muy bueno, sin problemas. Pero el revendedor me trato tan mal que jure nunca mais… Ahora que quero trocar meu T-Cross, buen motor, buena caixa e mejor freios, pero acamento “ordinario”, estou mirando de “reojo” o C4. Vc. diram e ai: e que cumplo 87 anos e acho que o proximo carro serai o ultimo de mi vida activa. Estou aguardando o Peugeut 2008 e o Kia Seltos, para decidir.
Atte.