Para os fãs da Honda, foi apresentado nessa segunda feira (25 de novembro) na Índia, a quarta geração do sedan City. Totalmente redesenhado, e com espaço interno mais amplo, a novidade deve desembarcar no Brasil no final de 2014, com a missão de repetir o sucesso do seu antecessor.
À primeira vista a nova geração do City se manteve fiel a mesma arquitetura da antiga geração – porém uma olhada mais atenta revela um modelo mais jovial, sofisticado e chamativo, seu estilo que traz o novo padrão de design da Honda chamado de EXCITING H DESIGN já é adotado em modelos como o Novo Fit e o recém apresentado SUV Vezel. A dianteira ganhou uma grade maior e cromada, os faróis também foram redesenhados e se projetam para fora da carroceria, o para-choque está bem mais agressivo e com tomadas de ar maiores e um formato mais parrudo, ainda no conjunto dianteiro o capô também traz um novo desenho, com vincos mais salientes.
As laterais agora são cortadas por novos vincos e saliencias, que ressaltam a linha de cintura do carro, deixando o City com uma aparência um pouco mais musculosa.
Já a traseira se destaca pela lanternas, que abandonaram o esquema retangulares e adotaram um estilo totalmente novo, mais comprida e que avançam sobre a tampa do porta malas, elas possuem LEDs e são integrada por meio de um friso cromado que corta a tampa do porta malas, que alias também é totalmente nova.
Apesar de não parecer o Honda City foi totalmente redesenhado neste modelo 2015, da dianteira a traseira.
Já por dentro como é de praxe nos carros da Honda predomina a simplicidade, tanto na arquitetura quanto nos materiais usados, o painel tem um jeitão minimalista com poucos botões e detalhes, ele traz acabamento em black piano, apesar de não parecer o painel do City foi todo redesenhado, traz uma ergonomia mais voltada ao motorista, note o desenho das saídas de ar e no detalhe na cor prata que divide o painel. Já o volante que traz um desenho bem conhecido dos carros da Honda é praticamente o mesmo do City atual, ele é forrado com couro na versão top.. O destaque mesmo fica para o conjunto de equipamentos que subiu de nível no novo modelo, ele conta com mimos como sistema de multimídia com Bluetooth, câmera de ré, botão de partida que dispensa o uso de chave para ligar o motor, volante multifuncional, além de rodas de liga leve, faróis com iluminação por LEDs tudo de série, o teto solar é uma das novidades que será oferecida como opcional.
Outra evolução está no espaço interno, o carro continua medindo 4.40 m de comprimento, porém o entre-eixos foi ampliado em 5 cm passando de 2.55 para 2.60 m, o que permitiu o City ganhar um pouco mais de espaço interno no banco traseiro.
Sob o capô também há melhorias no novo City 2015, agora há um motor 1.5L i-VTEC (com injeção direta) que disponibiliza 120 CV, esse deve ser o mesmo motor do Novo City brasileiro, só que por aqui ele será Flex. O bloco vem acoplado a uma inédita caixa automática do tipo CVT.
O primeiro mercado a conhecer a novíssima geração do Honda City será a Índia, onde o lançamento ocorre em janeiro de 2014. Segundo a Honda o sedan continuará sendo um carro de produção global, será vendido em mais de 60 países ao redor do globo nos próximos anos.
Esta nova geração contraria o que muitos diziam sobre o futuro do Honda City no Brasil, o modelo vai permanecer nos mesmos moldes do atual, já que havia ha possibilidade da montadora japonesa trazer para cá o sedan Crider, lançado este ano na China e que se posicionou abaixo do Civic, muitos deram que ele aposentaria o City, o que não acontecerá.
Fotos: Divulgação e Indianautoblog.com
Uma resposta
Agradável mas não empolga no design, em minha opinião, os carros atuais da Honda são agradáveis no design, mas são um tanto sem sal. A marca já foi melhor alguns anos atrás no quesito (visual).
A Honda faz bons carros aqui no Brasil fora que ela é uma ótima marca porém, ela peca no quesito de preços e de equipamentos em seus veículos.
Civic custando 80 e poucos mil vem com 4 Airbags, Fit de entra custa 40 e poucos mil e vem apenas com Airbag duplo e sem ABS, fora os outros modelos. A marca me deixa triste nisto.
Espero que o City e a nova geração do Fit venham baratos e completos para poderem encarar os rivais novos.