Hoje 11 de março é um dia bastante importante para a Toyota do Brasil, nesta terça feira a montadora japonesa está lançando oficialmente por aqui a totalmente nova geração do Corolla. Apenas 8 meses depois da apresentação mundial, a Toyota do Brasil já está produzindo por aqui o Corolla 2015 com tudo novo, foi a maior mudança sofrida pelo sedan desde 2001, tudo é novo desde a plataforma que ficou maior, a carroceria de linhas modernas e atraentes, ao interior mais equipado e espaçoso. O novo Corolla parte de R$ 66.570 e pode chegar aos R$ 92.990 na versão top, as vendas já começam nesta semana. Confira todos os detalhes deste importante lançamento…
Carroceria e design…
Apesar de não parecer, este novo Corolla é bem maior do que o de antiga geração, graças a nova plataforma a carroceria cresceu bastante, o comprimento aumentou 8 cm, passando de 4.54 m para 4.62 metros, o sedan também ficou bem mais largo, são 15 cm a mais totalizando 1.77 metros. Porém o aumento mais importante é a distância entre-eixos, que cresceu nada menos do que 10 cm, passando de 2.60 da geração anterior para 2.70 m agora no modelo 2015, mais importante porque na pratica este aumento gerou uma ampliação considerável do espaço interno dentro do sedan, principalmente para os passageiros do banco traseiro, ou seja, nunca o Corolla teve tanto espaço interno.
Visualmente o novo Corolla brasileiro segue o padrão de estilo do modelo japonês e europeu, com visual mais comportado e elegante em relação ao jovem e esportivo visual do modelo americano. O novo Corolla 2015 é fruto da nova proposta de estilo adotada pela Toyota, que quer mudar aquele padrão de estilo sóbrio e um tanto careta que marcou seus carros durante as décadas de 1990 e 2000. E o principal exemplo desta nova proposta é o Corolla que sempre foi conhecido por ser um sedan sóbrio e para um público mais velho, porém agora isto mudou.
O grande apelo do novo Corolla é sua dianteira, os faróis são bastante evidentes,e contam com desenho arrojado e LEDs diurnos, os faróis se integram com a grade que é totalmente cromada, formando um desenho único. O para-choque possui visual robusto e agressivo, cortado por vincos. O mesmo vale para o capô que conta com visual mais esportivo. Nas laterais as linhas das janelas foram redesenhadas recebendo cortes mais retos, a linha de cintura do carro está mais alta, há um vinco que corta a lateral do modelo na altura das maçanetas das portas, o que passa a impressão de robustez ao novo sedan.
Visto de traseira é fácil confundir o novo Corolla com o outros modelos recém lançados, como o Camry, a Toyota bebeu influencia do que já deu certo em termos de design em outros modelos similares, as lanternas ficaram maiores e mais finas, e invadem a tampa do porta malas com desenho bastante ousado, as lanternas possuem também LEDs, a tampa do porta malas tem visual limpo e é adornada por um friso cromado em cima da placa, enquanto o para-choque possui contornos suavizados e um desenho bastante limpo e envolvente, combinando perfeitamente com o resto do carro.
Versões e motores…
Em termos mecânicos e das versões, assim como aconteceu em outros mercados não houveram mudanças, o novo Corolla 2015 brasileiro continua usando os mesmos motores da antiga geração, trata-se do confiável 1.8 16v flex que rende até 144 cv, e o 2.0 16v flex de 153 cv, a principal mudança no conjunto mecânico é a nova caixa de câmbio automática, um pedido feito há tempos pelos proprietários do Corolla, finalmente o sedan abandonou a jurássica caixa de câmbio automática de 4 velocidades, para ganhar um câmbio mais atual, principalmente porque a versão automática equipa a maior parte dos Corollas vendidos no Brasil, e para correr atrás do tempo perdido a Toyota fez bonito ao equipar o novo Corolla automático com um câmbio bastante moderno, trata-se de uma transmissão automática tipo CVT (continuamente variável) que simula até 7 velocidades, e conta ainda com a opção do motorista fazer as trocas de forma manual sequencial, através de borboletas atrás do volante. Lembrando que o câmbio mecânico só é oferecido na versão de entrada, é uma caixa de seis velocidades.
As versões também serão as mesmas da geração passada, o Corolla 2015 será oferecido em quatro versões: GLi 1.8 16v com câmbio manual de seis marchas, GLi 1.8 16v CVT, XEi 2.0 16v CVT e a top de linha Altis 2.0 16v CVT.
Interior e equipamentos…
Podemos dizer que em termos de design o interior do Corolla é o grande ponto duvidoso do modelo, tentando fazer alto totalmente diferente do que existe no mercado, os designers da Toyota quiseram fazer um painel bastante diferente, porém o resultado não agrada a primeira olhada, o painel é bastante reto, lembrando os modelos japoneses da década de 1990, meio confuso em termos de estilo e bastante sóbrio. Porém deixando a aparência de lado, verdade seja dita o acabamento evoluiu consideravelmente, os revestimentos do painel agradam com detalhes em Black Piano, assim como os detalhes que imitam alumínio, presente no console central e nas porta, o volante também é novo e traz novas funcionalidades, os mostradores ganharam um visual um pouco mais amigável e trazem anéis cromados e iluminação azul, nas versões mais caras há um pequeno display de TFT entre os mostradores, a evolução foi ótima em comparação com a geração anterior, porém ainda fica devendo bastante se comparado aos rivais em acabamento e estilo interno como o Honda Civic, Chevrolet Cruze e Ford Focus, todos muito mais bem acabados e com painel mais moderno. A coisa melhora um pouco na versão top Altis que traz acabamento na cor creme e apliques que imitam madeira no painel.
Interessante é que mesmo com o aumento da plataforma, talvez em função do maior espaço interno, o porta malas foi um pouco reduzido, passando de bons 470 litros, para ainda satisfatórios 452 litros. As rodas do novo Corolla podem ser aro 15 ou 16.
Em termos de equipamentos a versão mais básica GLi do novo Corolla que parte de R$ 66.570 vem com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, computador de bordo com seis funções, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, sistema de som com entrada USB, conexão Bluetooth, volante multi-funcional, vidros e travas elétricas, cinco airbags, retrovisores externos com repetidores de seta, e outro s itens menores.
A coisa melhora bastante na versão intermediária XEi, que apesar de custar salgados R$ 79.990 vem muito bem equipada com ar-condicionado digital, câmera de ré, sistema multi-mídia com tela touch screen de 6.1 polegadas com GPS, DVD, Bluetooth e até mesmo TV digital, bancos em couro, retrovisor interno eletroquímico, além de piloto automático, descansa braço central no banco traseiro com porta copos, vidros elétricos com função one-touch.
Acima o interior da versão top Altis
Por fim a versão top de linha Altis que sai por R$ 92.990, tenta compensar o preço elevado oferecendo itens como sete airbags, faróis com acendimento automático, faróis com LEDs, lanternas traseira com LEDs, bancos em couro e acabamento na cor bege e detalhes mais sofisticados no acabamento interno, bancos dianteiro com regulagens elétrica, retrovisores externos rebatíveis automaticamente, chave inteligente e partida por botão.
Pisando na bola…
Há pecados estranhos na lista de equipamentos do novo Corolla, por exemplo, itens como por exemplo a falta de controle de tração e de estabilidade, além da ausência de um sistema de estacionamento mais sofisticado como com sensor na dianteira e sensores mais sofisticado, além de sensor de chuva, ou ainda o teto solar, itens que não estão disponíveis no novo Corolla 2015.
Mercado…
Enfim a Toyota espera que esta nova geração consiga manter o sucesso do Corolla em sua categoria no Brasil, o modelo produzido no país desde 1998 é o modelo mais vendido da Toyota por aqui, e consegue ficar na liderança de sua categoria, no combate ferrenho com o seu principal adversário a décadas o Honda Civic, porém agora esta dupla japonesa conta com a forte concorrência de rivais cheio de qualidades, como Ford Focus, Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra, Citroën C4 Lounge, Nissan Sentra, VW Jetta e por ai vai, certo é quem ganha com isso é o consumidor que tem produtos de cada vez mais qualidades e modernos, a parte do que o resto do mundo tem.
Confira abaixo os preços e versões do novo Toyota Corolla 2015:
Corolla 2015 1.8L GLi manual 6 marchas R$ 66.570
Corolla 2015 1.8L GLi (automático CVT) R$ 69.990
Corolla 2015 2.0L XEi (automático CVT) R$ 79.990
Corolla 2015 2.0L Altis (automático CVT) R$ 92.990
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
cores do corolla
Rejane as cores disponíveis para o Novo Corolla 2015 são:
Vermelho e branco perolizados (cores inéditas), além das já conhecidas cores: Super branco, prata, cinza, preto e azul.
abraço