Novo Corolla 2020 chega custando entre R$ 99.900 a R$ 130.990, trazendo tudo novo e motor híbrido

Nesta terça-feira (3 de setembro), a Toyota realiza a apresentação oficial da nova geração do Corolla, o modelo que é inteiramente novo, começa a ser vendido no Brasil no final do mês, com preços mais salgados em relação a geração anterior, o Corolla 2020 partir de R$ 99.900 na versão mais básica GLI equipada com o novo e potente motor 2.0 flex com quase 180 cv, porém o grande destaque da linha será a nova configuração top Altis híbrida, ela terá preço partindo de R$ 124.990, porém completa ela custará R$ 130.990, esta nova versão terá como destaque uma moderna e inédita motorização híbrida combinada com motor flex.

Preços do novo Corolla

GLi 2.0 – R$ 99.990
XEi 2.0 – R$ 110.990
Altis 2.0 – R$ 124.990
Altis híbrido – R$ 124.990
Altis híbrido Premium – R$ 130.990

A 12ª geração do Corolla

O Toyota Corolla é um dos carros mais vendidos em toda a história do automóvel, há anos ele é o mais vendido da Toyota em diversos países inclusive no Brasil, aonde ele detém atualmente mais de 40% do segmento, para ilustrar este sucesso, de janeiro a agosto de 2019 foram vendidas no Brasil 36.640 unidades do Corolla, frente a apenas pouco mais de 17 mil exemplares do Honda Civic, ou seja, ele vende mais que o dobro do seu rival.

Apesar de ter a liderança do mercado com folga, a Toyota investiu pesado nesta nova geração do Corolla, o modelo trocou de plataforma, agora é montado sobre a moderna base modular TNGA, mais leve e rígida que a anterior, além disso ganhou uma carroceira completamente nova de um para-choque ao outro, com desenho mais equilibrado e moderno, feito para agradar a um público mais jovem, sem claro abrir mão do público mais velho e conservador, que é fã do Corolla há várias gerações.


No Brasil o Corolla adotará o design da versão européia, uma proposta bonita, porém mais conservadora em relação ao modelo norte-americano, destaque do estilo do Corolla 2020 fica para a dianteira com novos faróis, mais arrojados dotados de iluminação por LEDs e integrados a grade, além do para-choque que traz uma enorme abertura central em formato de boca, já nas laterais o sedan ganhou uma linha de cintura mais robusta e encorpada que deixou o sedan com uma aparência mais larga, enquanto na traseira as lanternas foram alongadas e afinadas, agora possuem iluminação total com luzes LED e são ligadas por um friso cromado, e o para-choque assumiu um perfil mais esportivo.

O Corolla ficou pouca coisa maior…

A nova carroceria do Toyota Corolla foi inteligentemente ampliada em relação a geração anterior, visando aumentar o espaço interno, o comprimento está 1 cm mais comprido sendo agora de 4.63 metros, enquanto a largura foi ampliada em 0,5 cm sendo de 1.78 m, a altura foi a dimensão que mais mudou, o Corolla 2020 é quase 5 cm mais baixo em relação ao modelo anterior, tendo de 1.43 m. A distancia entre-eixos continuou a mesma, 2.70 metros.

 

Interior do novo Corolla…

A cabine do novo Toyota Corolla 2020 ficou mais bonita, limpa e bem acabada, o painel mudou radicalmente de estilo frente a geração anterior, agora ele tem formas mais envolventes que se projetam para fora em direção ao motorista na porção central do painel, a quantidade de botões físicos foi diminuída, boa parte das funcionalidades poderão ser controladas pela tela do sistema multi-mídia que tem 8 polegadas dotado de Apple CarPlay e Android Auto. O Corolla também ficou mais equipado, o painel de instrumentos ganhou uma nova tela digital colorida com 7 polegadas em TFT.

Porém, nem tudo são flores, o acabamento apesar de ter evoluído não traz nenhum salto radical em relação a geração passada, e também faltou alguns detalhes como um console central mais moderno, a velha e já ultrapassada alavanca de freio de mão ainda está lá mesmo nas versões mais caras, enquanto os rivais como Civic e Jetta já utilizam freio de estacionamento eletrônico com botão.

Mais abaixo você confere a lista completa com as versões e equipamentos, porém o grande destaque estará para as versões mais caras XEi e Altis, ambas virão equipadas com equipamentos inéditos para o sedan como controle de tração e de estabilidade, faróis full LED com ajuste automático da altura do faixo que não ofusca os outros motoristas, assistência de sinal de transito, piloto automático inteligente adaptativo capaz de manter uma distância segura do veículo à frente, alerta de saída da faixa de rolagem com assistência automática de direção, frenagem automática com sistema de detecção de pedestres durante o dia e a a noite, além disso haverá ainda teto solar elétrico e sistema wireless para carregamento de celulares por indução – sem fio.

Motores do novo Corolla serão o 2.0 flex de 177 cv e o 1.8 híbrido flex

Talvez a mudança mais radical do novo Corolla 2020 esteja embaixo do capô, a versão Altis usará o primeiro motor híbrido flex do mundo, trata-se do bloco 1.8 flex, calibrado para desenvolver aqui até 101 cv de potência, este motor será combinado com um motor elétrico, que renderá outros 72 cv de potência.

Devido ao padrão de funcionamento combinado destes dois motores (eles não funcionarão simultaneamente para mover o carro), já que a versão híbrida é ajustada para alcançar o máximo de aproveitamento do combustível a potência combinada é de apenas 123 cv, o câmbio será automático tipo CVT que simulará de forma eletrônica até 7 marchas.

Este motor híbrido é considerado uma evolução do conjunto usado pelo Toyota Prius, ele promete alcançar na cidade consumo acima dos 20 km/l, porém em condições normais de uso, a montadora divulga que o Corolla híbrido faz 16.3 km/l na cidade e 14.5 km/l na estrada, isso com gasolina no tanque (isso mesmo ele é mais econômico rodando no anda e para da cidade, já que o motor elétrico é carregado com maior facilidade pelo freio ser acionado mais vezes, e o motor elétrico é acionado mais vezes nas acelerações).

Corolla híbrido brasileiro pode rodar com etanol, porém não será tão econômico…

Outro destaque do Corolla híbrido brasileiro é o fato inédito de poder rodar tanto com etanol quanto com gasolina, ou os dois misturados no tanque, este será o primeiro carro híbrido no mundo a fazer isso, porém na pratica de acordo com os dados de divulgados pela própria Toyota rodar com etanol no tanque não Corolla híbrido não será uma grande vantagem, já que o carro beberá muito mais em relação a gasolina, fazendo apenas 9.9 km/l na estrada e 10,9 km/l na estrada.

E a manutenção do Corolla híbrido como será ?

Ainda falando sobre o conjunto híbrido a Toyota, uma das maiores dúvidas que este tipo de motor traz é sobre a manutenção e o custo de reparo, sabendo disto a montadora oferecerá um pacote de manutenção especial para o modelo com as revisões com preços fixos e na mesma faixa de preço das demais versões do Corolla, além disso o carro híbrido terá garantia de fábrica de 8 anos para o conjunto híbrido e as baterias do motor elétrico, enquanto o Corolla normal tem garantia de 5 anos.

Como são recarregadas as baterias do motor elétrico do Corolla híbrido ?

Lembrando que as baterias do motor elétrico do Corolla, são recarregadas pelo próprio carro em movimento, ou seja, o sistema de forma automática recupera a energia gerada pelos discos de freios durante as frenagens, ou ainda em algumas situações quando o motorista tira o pé do acelerador como em declives nas estradas.

 

Novo motor 2.0 também surpreende e terá câmbio de 10 marchas…

Novidade também será o motor 2.0 flex, agora o Corolla em suas versões de entrada passará a usar um novo 2.0, batizado de Dynamic Force, mais potente e que promete maior economia de combustível, ele entregará bons 177 cv de potência com etanol (169 cv com gasolina), tendo um torque de 21,4 kgfm tanto com etanol quanto gasolina.

Muita gente deve torcer o nariz, dizendo “cade o motor turbo de baixa cilindrada ?” Apesar de ser um 2.0 aspirado, este bloco conta com injeção direta e indireta de combustível (o próprio carro decide de forma automática de acordo com a necessidade qual tipo de injeção ele usará), além disso ele estreia um novo comando de válvulas variável inteligente (VVT-iE), que através de um pequeno motor elétrico modifica em tempo real o tempo de abertura e fechamento das válvulas, visando obter equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.

Além do motor o novo Corolla 2.0 estreará uma das transmissões mais modernas do mundo, Direct Shift CVT, automática que simula até 10 marchas, ela promete diminuir o consumo de combustível em relação ao antigo 2.0 flex de 156 cv usado pelo até então pelo sedan no Brasil, além de ter melhor arrancada, já que possui uma embreagem mecânica acoplada, além disso a versão XEi traz borboletas (paddle shifter) acopladas atrás do volante que permitem também se fazer as trocas de marchas de forma manual sequencial (a versão híbrida não conta com borboletas).

Fim do motor 1.8 no Corolla

Nesta nova geração a Toyota abandonará de vez o motor 1.8 flex com 144 cv, usado até então pelas versões mais baratas do sedan, como a GLi.

Tanque de combustível está menor…

Um detalhe importante para quem já está habituado com o Corolla, é que nesta nova geração o tanque de combustível está menor, antes comportava até 60 litros, e agora será de 50 litros para as versões com motor 2.0 e apenas 43 litros da versão híbrida.

Versões e preços do novo Toyota Corolla 2020…

Os nomes das versões atuais do Corolla serão mantidas neste novo modelo, ou seja, a opção mais barata será a GLi 2.0, por R$ 99.990, em seguida custando R$ 10 mil a mais haverá a XEi 2.0 ao preço de R$ 110.990, enquanto a versão top de linha será a Altis, a única equipada com o motor 1.8 híbrido, esta sairá R$ 124.990 no pacote padrão de equipamentos, ou R$ 130.990 com o pacote premium, que inclui os itens de condução de condução semi-autônoma. Lembrando que a versão Altis também será ofertada com motor 2.0, ela custará também R$ 124.990, porém já virá completa de fábrica.

Produzido no Brasil…

A Toyota investiu pesado (cerca de R$ 1 bilhão) na atualização da fábrica em Indaiatuba (SP), para passar a montar o novo Corolla em solo brasileiro, este investimento se deve principalmente a mudança da plataforma, a TNGA é bastante moderna, é a mesma base usada pelos modelos mais caros da Toyota no mundo, como o Prius, CH-R, Camry e RAV4 e modelos da Lexus, além disso o novo Corolla 2020 será o primeiro carro híbrido produzido no Brasil.

A complexidade do novo Corolla, exigiu ainda que a Toyota fizesse um investimento de R$ 600 mil, para fabricar os novos motores na fábrica de motores em Porto Feliz (SP)

Lançamento e início das vendas…

Apresentação do novo Toyota Corolla acontece na tarde desta terça-feira (3 de setembro), com direto a transmissão ao vivo no Facebook da Toyota e no canal da marca no Youtube. As vendas começam de forma oficial no dia 12 de setembro.

Confira abaixo as versões, conteúdos e preços do novo Corolla 2020:

Corolla GLi 2.0 flex 2020: R$ 99.990

Vem de série com 7 airbags, sendo dois frontais, dois laterias, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorsta, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado manual, direção com assistência elétrica e regulagem de altura e profundidade, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 16, central multi-mídia com tela de 8 polegadas, Apple Carplay e Android Auto, sistema de som com 4 alto falantes e dois tweeters, além de câmera de ré, painel com display colorido de TFT com 4.2 polegadas, duas tomada USB (uma no painel e outra no descansa braço), tomada 12v no descansa braço central, faróis com acendimento automático e luzes diurnas DRL de LED, lanterna traseira com luz de freio, de ré e de neblina por LED, ISOFix para fixação de cadeirinhas infantis e alarme com controle remoto.

Corolla XEi 2.0 Flex 2020: R$ 110.990

Além dos itens da versão de entrada GLi, o Corolla XEi agrega faróis de neblina em LED, chave presencial para entrada no veículo e partida do motor, aletas para troca de marchas atrás do volante, modo de condução Power/Sport, retrovisor interno eletrocrômico anti-ofuscamento, piloto automático, ar-condicionado automático, acabamento com partes de couro preto, saídas de ar internas com acabamento na cor prata, e rodas de 17 polegadas.

Corolla Altis 2.0 Flex: 124.990

Além dos itens já citados, adiciona, ar-condicionado automático Dual Zone com duas zonas independentes de temperatura, teto solar elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, lanternas e faróis Full LED, retrovisores com rebatimento elétrico automático ao fechar o veículo, acabamento interno em dois tons com couro Bege e marrom, e o pacote Toyota Safety Sense, com piloto automático adaptativo, faróis com facho alto automático, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual, frenagem automática e decteção de pedestres, alerta para mudança involuntária de faixa, limpador de para-brisa com acionamento automático, Sistema de alerta de oscilação.

Corolla Altis HYBRID R$ 124.990

Traz quase os mesmos equipamentos da versão Altis flex, menos os itens do segurança do pacote Safety Sense, além do ar-condicionado que é automático porém mais simples não é dual zone, o banco do motorista tem regulagem manual e a versão Altis híbrida mais barata não tem teto solar. A versão Altis Hybrid conta com painel de instrumentos digital de TFT maior com 7 polegadas.

Corolla Altis Hybrid (PREMIUM PACK) R$ 130.990

Agrega todos os equipamentos da versão Altis 2.0 Flex, mais o painel com display digital de 7 polegadas.

Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Ford EcoSport 2025 – SUV deve voltar a vida no próximo ano

A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…

1 dia atrás

Toyota Hilux 2025 chega com novidades, preços partem de R$ 228.690 até R$ 339.400

A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…

1 dia atrás

Novo Mitsubishi Outlander 2025 deve finalmente chegar ao Brasil

Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…

1 dia atrás

Novo Porsche Macan 2025 chega ao Brasil apenas com motores elétricos, preços partem de R$ 560 mil

A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…

1 dia atrás

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

2 dias atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

5 dias atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.