Na última edição do Salão de NY, a crítica rasgou elogios a Cadillac, não é pra menos a marca apresentou no evento o Novo CTS. Inteiramente renovado, o carro tira o fôlego pelo arrojo do seu design. Esse é provavelmente o sedan de luxo mais belo lançado nos últimos anos nos EUA.
Ele foi feito para tirar o sono dos rivais alemães como Mercedes Classe E, BMW Serie 5 e Audi A6, que davam uma verdadeira surra na antiga geração do CTS, lançada em 2006.
Alias o novo modelo é totalmente diferente da última geração, ao contrário do seu antecessor que apelava para soluções de design exagerada e que tinha um estilo pouco equilibrado, o carro de 2013 tem um estilo extremamente vanguardista, dando um novo rumo de estilo para a Cadillac, porém ao mesmo tempo consegue ser harmonioso e sóbrio.
Até mesmo os alemães acostumados com os seus carrões de luxo vão se encantar com o novo CTS.
Embora não seja o mais vendido da Cadillac (o posto que pertence ao recém lançado ATS) ou o mais luxuoso (XTS), o CTS é de longe o carro mais importante da Cadillac, há décadas ele é o principal símbolo da construtora, seu embaixador.
Assim como o exterior o interior tem um desenho igualmente matador, a cabine é quase toda forrada de couro, dos bancos ao teto. Também sobra tecnologia, a tela central no painel exibe as informações do sistema multimídia CUE, ele permite ao motorista comandar as principais funções do carro, como a posição dos bancos que tem mais de 20 posições de ajustes, ou ligar os massageadores das poltronas, também é possível alterar a temperatura individualmente para cada parte do carro, a rota do GPS ou escolher uma das mais de 7.000 rádios disponível pelo rádio sistema de rádio que é por satélite.
A qualidade do som está garantia pelo sistema Bose com 13 alto-falantes. Já o segurança fica a cargo de um arsenal de itens de série, como 10 airbags, piloto automático adaptativo, alerta de colisão dianteiro, câmera traseira, retrovisores que eliminam ponto cegos ao redor do carro e um sistema de proteção para pedestres.
Mesmo em casa, beleza e luxo não basta para enfrentar os alemães, por isso a Cadillac também equipou o CTS com um motor de respeito, um inédito e potente V6 3.6 litros turbo com 421 CV. Com esse bloco pulsando sobre o capô o novo sedan americano que mede mais de 5 metros, assume um temperamento esportivo indo de 0 a 96 km/h em 4.6 segundos e atinge os 270 km/h de velocidade máxima. Números próximos de máquinas com BMW M5, Mercedes Classe E AMG e Audi S6.
Há ainda uma versão menos apimentada do novo CTS 2014, que traz motor 2.0L Turbo com 270 CV. Em ambas as versões, a força do motor é transmitida para as rodas traseiras por meio de um câmbio automático de oito velocidades com paddler shifts acoplados ao volante.
Porém o melhor aspecto do Novo CTS ainda não foi dito, o seu preço, isso mesmo a Cadillac aposta no preço mais baixo que os rivais europeus para cativar o seu rigoroso público, nos EUA o novo CTS 2014 vai custar apenas 46.025 dólares na configuração de entrada, o que equivale a R$ 101.659, por exemplo o seu rival Mercedes Classe E na sua versão de entrada parte de US$ 51.400 (R$ 113.600). Eu lhe pergunto quando no Brasil, nós teremos um dia um carrão desses a R$ 100.000 ? Dificilmente, mas não custa sonhar com esse dia.
Há rumores que a Cadillac esteja planejando abrir em 2014 uma revenda no Brasil, assim como as suas rivais Infiniti e Acura, que já confirmaram que vão ter lojas oficiais no Brasil. Caso a Cadillac venha um dos modelos mais cotados seria o novo CTS.