Conforme esperado a Dacia – subsidiária da Renault –
vai levar para o Salão de Frankfurt agora em setembro a
nova geração do Duster. Completamente renovado o SUV
está mais atraente e robusto e teve suas primeiras
imagens oficiais reveladas nessa última quarta (30 de agosto).
Sem duvidas a característica que mais chama atenção no
novo Duster 2019 é o design, o Duster está mais bonito,
porém sem abrir mão do seu DNA visual como a carroceria com linhas encorpadas e robustas. Vale lembrar que a plataforma é a mesma da geração anterior, porém a carroceria foi completamente reprojetada.
Esse foi a primeira mudança significativa do Duster desde o seu lançamento na Europa em 2011, até então ele tinha recebido apenas pequenos facelifts.
Visualmente a dianteira foi inteiramente redesenhada, ganhando novos faróis, grade, para-choque e capô, o estilo ficou mais limpo e atraente, lembra um pouco o novo Nissan Pathfinder. Nas laterais o Duster ganho caixas de rodas ainda mais salientes, que passam a sensação de que o carro está mais largo e robusto, a caixa de roda dianteira ganhou uma espécie de saída de ar, coberta por uma peça em plástico, o Duster traz ainda novas saias laterais e barras no teto.
Por fim a traseira, também foi inteiramente redesenhada, as lanternas assumiram um estilo quadrado e lentes com um interessante efeito 3D, a tamap do porta malas ficou mais limpa e volumosa, enquanto o para-choque conta com uma espécie de proteção na cor prata, que ressalta a aptidão aventureira do Duster.
Por dentro as evoluções no novo Duster são ainda maiores, o painel apresenta um estilo novo e muito mais interessante que o do modelo antigo, a cabine que foi redesenhada do zero, ficou com aspecto mais limpo são poucos botões aparentes, a ergonomia também foi revista, os botões, os comandos do sistema de ar, e a central multi-mídia ficam orientados para o motorista, os bancos estão mais bonitos, trazem revestimento mais sofisticado e também prometem mais conforto aos ocupantes. O acabamento também evoluiu, os plásticos usados aparentam ser de uma qualidade maior em comparação a geração anterior, porém o interior do Duster ainda fica devendo em matéria de acabamento e qualidade dos materiais empregados em comparação com os rivais como o novo Ford Ecosport ou Hyundai Creta.
Além de mais bonito o interior do Duster também ficou mais
equipado, o pacote de itens de série gannhou novos
recursos, como câmera de monitoramento e sensores ao redor do carro, com alerta dos pontos cegos, sistema de entrada e partida do motor sem chaves, ar-condicionado automático digital, faróis com acendimento automático, faróis com LEDs diurnos, airbags laterais e do tipo cortina, central multimídia com
tela touch-screen, GPS e Bluetooth semelhante a do Clio
europeu.
Apesar do novo visual ele deve manter os seus atuais
motores, não foram divulgado as especificações
tecnicas, porém segundo a imprensa europeia o jipe
continuará a ser oferecido na Europa com três opções de motores: 1.6L aspirado, 1.2 Turbo e 1.5 Diesel. Os blocos vão passar
por atualizações para ficarem mais econômicos e
potentes, uma das novidades é a opção da tração 4×4.
Em relação ao lançamento no Brasil, o Novo Duster ainda
deve demorar um bom tempo para chegar por aqui
possivelmente apenas em 2019. Já na Europa a previsão é
de que o carro ganhe as ruas em meados do próximo ano 2018.