A Ford prepara para o próximo ano (2021), o lançamento da nova geração do EcoSport, totalmente reestilizado o SUV ficará maior e mais moderno, trazendo visual completamente diferente do visto no carro atual, adotando elementos visuais de SUVs lançados pela Ford recentemente no mercado exterior. O novo Ecosport 2021 fará parte de um pacote com lançamentos previstos pela Ford para 2020 e 2021 no Brasil.
Índice desta matéria
A expectativa é de que o Novo EcoSport 2021 chegue às ruas em meados do próximo ano (2021), assim como o modelo atual ele será produzido na planta da Ford em Camaçari (Bahia), o carro que internamente é conhecido pelo código BX755 é um projeto global, além dos países da América Latina, também será vendido em diversos outros mercados ao redor do mundo, entre eles a Índia, Europa e China. Alguns protótipos da nova geração já estão rodando em testes por estradas do Brasil, porém camuflados pela carroceria do Ford Ka.
De acordo com rumores que circulam na imprensa, a Ford brasileira está desenvolvendo o novo Ecosport 2021 em parceria com a chinesa Changan. Isso para baratear os custos de produção e desenvolvimento, a Ford têm recorrido para parcerias com empresas chinesas, como foi o caso do desenvolvimento do novo Territory, feito pela Ford chinesa em parceria com a JMC.
O visual promete ser um dos principais destaques do Novo EcoSport 2021, suas linhas deverão chamar atenção nas ruas, elas serão inspiradas em lançamentos recentes da marca como o Novo Puma e o Novo Kuga. Esqueça qualquer semelhança com a Ecosport atual, do atual modelo praticamente só restará o nome, a terceira geração terá estética muito mais futurista e sofisticada.
A grade frontal será parecida com a vista no Kuga, já de perfil o Novo EcoSport terá uma aparência mais robusta, com caixas de rodas largas e linha de cintura elevada, o que deixará o SUV da Ford mais encorpado. Já na traseira o destaque prometer ficar por conta das lanternas que serão grandes e com efeito 3D de iluminação por LED, solução adotada em carros rivais como o Novo Peugeot 2008 e as versões mais caras do T-Cross da Volkswagen. A intenção da Ford é dar uma aparência mais elegante e premium a traseira do novo Ecosport, que não deve ter mais o estepe colocado na tampa do porta-malas, nenhuma versão terá o item acoplado a traseira.
Em comparação com a geração atual, o novo Ecosport será maior, podemos esperar um aumento considerável no comprimento e na largura, a Ford quer fazer da terceira geração um carro bem mais espaçoso, segundo rumores o entre-eixos do novo Ecosport 2021 deve superar os 2.60 m (atualmente são 2.52 m), o que deve ampliar consideravelmente o espaço no banco traseiro, já o porta-malas deve ficar próximo aos 400 litros (atualmente ele tem 360 litros).
O interior ganhará uma arquitetura mais moderna, além de novos equipamentos, entre eles estarão a quarta geração do sistema multimídia SYNC, que terá uma série de novos recursos e uma interface mais moderna e intuitiva, outro destaque será um painel 100% digital que deve equipar as versões mais caras da nova Ecosport.
Também haverá novos recursos de segurança, podemos até mesmo esperar por recursos como frenagem automática e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem na estrada, itens até então presentes apenas em carros mais caros da Ford como na pick up Ranger e no Fusion.
A Ford deve aplicar na cabine do EcoSport o mesmo padrão de design que vem sendo usado nos seus lançamentos recentes na Europa, como o Novo Puma e o Novo Focus, por exemplo podemos esperar diversas texturas diferentes no acabamento do painel, além de plástico macio ao toque em várias partes da cabine.
Em termos de mecânica o SUV continuará a ser impulsionado pelo conhecido e ainda moderno bloco 1.5L três cilindros aspirado, que atualmente entrega até 137 cv, porém a grande novidade será estreia na Ecosport da versão Ecoboost (turbo) deste motor 1.5, sua potência deve ficar em torno dos 180 cv, substituindo assim o já ultrapassado motor 2.0L Duratec, aspirado com injeção direta de combustível, usado até então apenas pela versão Storm, que será descontinuada.
Muito mais moderno e tecnológico, o novo Ford EcoSport sonha em conseguir voltar a ser o SUV mais vendido do Brasil, posto que ocupou durante vários anos, porém sua vida não será nada fácil, entre velhos conhecidos e novos rivais, a Ford sabe que se quiser voltar a ocupar os primeiros lugares em vendas terá que se mexer e investir pesado no novo modelo. A montadora americana tem pressa, a cada mês que passa o Ecosport perde espaço no mercado brasileiro, de acordo com a FENABRAVE, o Ford Ecosport fechou 2019 com 34.205 unidades emplacadas, enquanto o líder Jeep Renegade vendeu o dobro, 68.726, a situação é bastante séria, já que o Ecosport perdeu em vendas no ano de 2019 para todos os outros rivais diretos como: Hyundai Creta (57.460), Nissan Kicks (56.060), Honda HR-V (49.488) e VW T-Cross (37.081).
Mesmo tendo qualidades, a nova geração não terá vida fácil no mercado brasileiro, já que a realidade do mercado de SUVs mudou bastante desde a primeira geração do Ecosport que foi lançada em 2002 no Brasil. Para piorar este cenário seus concorrentes não param de ser armar, o Jeep Renegade receberá novos motores turbo já nesse ano, a Chevrolet começará a produzir no primeiro semestre a completamente nova geração do Tracker, também deve chegar ao mercado em 2020 a nova geração do Peugeot 2008 vinda da Argentina, enquanto que para 2021 a Hyundai deve lançar no Brasil a nova geração do Creta e a Kia ainda deve trazer para cá o Seltos, mais um rival nesta categoria, há ainda modelos chineses que também incomodam como o Chery Tiggo 5X.
A Ford prepara uma ofensiva de lançamentos de SUVs no Brasil para 2020 e 2021, além da terceira geração do Ecosport, ainda deve incluir o Ford Territory (foto acima, que chega ainda em 2020 para rivalizar com modelos como Jeep Compass e VW Tiguan, tendo preço partindo da casa dos R$ 125.000), outra novidade é o Escape (foto abaixo) – chamado de Kuga na Europa, este SUV será mais luxuoso e recheado de equipamentos, ocupará uma faixa de segmento superior aos R$ 150.000, tentando rivalizar com modelos como Toyota RAV4, Chevrolet Equinox e Hyundai Tucson.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.