A Stellantis estuda lançar no Brasil a nova geração do Fiat Doblo, o modelo que é um velho conhecido dos brasileiros foi flagrado essa semana rodando em testes nos arredores da fábrica da Fiat lá em Betim, o curioso que é na última semana o utilitário foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) esse é um passo que antecipa o lançamento de todo carro no país.
Índice desta matéria
O Novo Fiat Doblo foi lançado na Europa em 2022, essa é a terceira geração do modelo que no Brasil chegou no inicio dos anos 2000 e acabou sendo descontinuado em 2021 ainda em sua primeira geração. A expectativa é de que o furgão seja produzido na Argentina a partir de 2025 e de lá venha importado para o Brasil, junto com os irmãos Peugeot Partner e Citroën Berlingo.
Vale lembrar que há pouco tempo atrás executivos da Stellantis anunciaram que a montadora vai produzir uma nova linha de carros em sua planta na Argentina e essa linha não utiliza a plataforma atual CMP, a principal da montadora, lembrando que o Fiat Doblo, assim como o Citroën Berlingo e o Peugeot Partner usam a plataforma EMP2, utilizada também no Peugeot 308.
Oficialmente a Fiat não confirma o retorno do Doblo ao Brasil mas, não teria sentido nenhum testar no Brasil um carro que já foi lançado na Europa há dois anos se não fosse para lançar o modelo por aqui, além disso, o utilitário não é capaz de servir de mula de teste para um outro veiculo da Fiat, já que usa plataforma e componentes diferentes de todos os outros modelos no Brasil.
Como dissemos o novo Doblo 2025 é construído sobre a plataforma EMP2, com exceção de pequenos detalhes como a grade do radiador e o desenho do para-choque ele é praticamente idêntico o Berlingo da Citroën e o Rifter da Peugeot.
A versão do novo Fiat Doblo flagrada no Brasil conta com configuração de entre eixos alongado com 2,97 metros, isso significa dizer que o carro possui 4.75 m de comprimento, 1,92 m de largura e altura de 1,80, tendo capacidade de carga de 1355 litros (3.000 litros na versão furgão de carga). Comparado com a Doblo de primeira geração que tínhamos aqui no Brasil esta nova é 35 cm mais comprida e tem distância entre eixos 44 cm maior.
Embora seja um carro destinado a aplicações comerciais, como entrega de encomendas, ele virá muito bem equipado, completamente diferente do antigo Doblo brasileiro. Na Europa a lista de equipamentos de série inclui itens como central multimídia com tela de 10 polegadas, assistente de partida em rampas, piloto automático, ar condicionado digital, vidros elétricos, retrovisores elétricos, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, direção com assistência elétrica, além de controle de estabilidade, sensores de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.
Enquanto as versões mais caras para passageiro, inclusive a versão elétrica, tem itens de luxo como partida do motor por botão, faróis em LED, entrada sem chave, rodas em liga leve aro 16 ou 17, painel digital configurável, ar-condicionado dual zone, teto solar panorâmico e até mesmo pacote ADAS com frenagem frontal automática de emergência, assistente de manutenção da faixa, monitoramento de pontos cegos, assistente de farol alto, faltou apenas o ACC.
Por enquanto ainda não sabemos quais serão os motores do Fiat Doblo no Brasil, porém na Europa ele é oferecido com uma ampla gama de motorizações incluindo ai até mesmo uma variante elétrica de 136 cv capaz de rodar 280 km com uma carga.
Também há versões a gasolina e duas movidas a diesel, no caso da variante a gasolina ela usa motor 1.2 turbo de 110 cv, enquanto a versões diesel tem motor 1.5 de 100 cv ou 130 cv. O câmbio é manual de seis marchas na versão a gasolina, podendo na versão diesel mais cara vir com câmbio automático de oito marchas. Em todas as versões a tração da Doblo é dianteira.
O investimento da Fiat para a produção dessa nova família de veículos na Argentina promete ser bilionário, a expectativa é de que a planta passe a produzir apenas veículos comerciais, que além do mercado argentino vai abastecer boa parte dos países da América do Sul.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.