Clique na imagem para ampliar
Bonito, imponente, moderno, confortável e ousado, estes são alguns dos adjetivos que podem ser utilizados para definir a Novo Ford Edge, modelo que foi lançado nesta semana no Salão do Automóvel de São Paulo e chega as ruas brasileiras agora em novembro com preço a partir de R$ 122,000.
O modelo que será o carro mais luxuoso e sofisticado da Ford à venda no país, o SUV ganhou modificações radicais em relação a seu antecessor. As novidades vão do novo design com a dianteira ainda mais chamativa com a enorme grade cromada, ao interior que além de um acabamento mais sofisticado incorporou várias novas tecnologias.
No exterior o principal a nova grade frontal que além de chamar a atenção e ofuscar olhos nas ruas, reforça o visual imponente do Ford Edge 2011, que traz a nova identidade visual da Ford, utilizada primeiramente no Fusion e também está presente na Nova Explorer. Outro destaque são as rodas de alumínio agora de 20 polegadas.
Passando para o lado de dentro o Novo Ford Edge exibe um acabamento mais sofisticado, além de comando mais limpos e funcionais no painel. O toque de modernidade fica por conta do sistema MyFordTouch que além de exibir informações sobre os sistemas do carro, como as diferentes temperaturas do ar-condicionado, também exibe uma série de outras funções computador de bordo, GPS, DVD e sistema de áudio tudo através de um monitor touch-screen. Outro ponto forte é a segurança, o crossover conta com dezenas de equipamentos de segurança, como freios ABS, controle de estabilidade, airbags frontais e laterais para o motorista e airbags de cortina.
Para completar o Novo Edge agora possui um câmbio automático de seis velocidade com paddle shifts que permite que as trocas de marchas sejam de forma manual atraves de borboletas posicionadas atrás do volante.
Com uma boa distância entre-eixos de 2,83 mm, o Edge acomoda com muito conforto até 5 ocupantes.
O motor também é novo, o Ford Edge 2011 vem com um propulsor 3.5 L V6 que desenvolve 285 CV de potência, um upgrade de 20 cavalos em relação a geração anterior. Graças esta cavalaria, o SUV da Ford consegue ser bem agíl na cidade ou na estrada. Ele leva apenas 9.2 segundos para atingir acelerar de 0 a 100 km/h e tem velocidade final de 184 km/h (limitada eletronicamente por questões de segurança).
Lançado em 2006, o Edge já em um grande sucesso em vendas no mercado norte-americano, atualmente ele é o crossover mais vendido dos EUA com mais de 400,000 exemplares. Mas no Brasil principalmente por causa do alto preço – no final de 2008 ele chegou por R$ 150 mil, o Edge ainda não conseguiu se destacar no mercado, porém com a chegada desta nova geração ver o modelo top de linha da Ford nas ruas deve ficar mais fácil e comum, pelo menos é o que a montadora espera.