Novo Ford Fiesta 2022 – É lançado na Europa com visual atualizado e interior mais sofisticado

novo ford fiesta 2022

Enquanto que no Brasil o Ford Fiesta deixou de se vendido em 2019, na Europa o hatch segue firme e forte, tanto é que o Fiesta 2022 acaba de ser apresentado por lá trazendo diversas melhorias, como a dianteira redesenhada, um novo conjunto de luzes em LED, interior mais sofisticado e tecnológico, enquanto na parte mecânica o Fiesta 2022 ganhou a opção do sistema híbrido leve de 48 volts que promete ajudar a diminuir o consumo.

 ford fiesta 2022

Novo visual do Ford Fiesta 2022

Primeiramente é bom a gente deixar claro que, esta não é uma nova geração e sim uma atualização visual da geração atual do Fiesta que foi lançada na Europa em 2016 e não chegou a vir ao Brasil.

Na dianteira o Ford Fiesta 2022 traz um novo conjunto de grade e aberturas de ar no para-choque maiores, o hatchback da Ford adotou um perfil mais esportivo e com acabamento mais sofisticado trazendo diversos detalhes em Black Piano.

Ainda na dianteira o Fiesta 2022 estreia novos faróis totalmente em LED de série em todas as versões, porém a grande novidade estará reservada para as versões mais caras do Fiesta 2022 que virão com inéditos faróis Full LED do tipo Matrix, tendo lâmpadas que ajustam sua luminosidade de acordo com o ambiente, inclusive os faróis altos, que não ofuscam os outros motoristas no sentido contrário.

 ford fiesta 2022

Nas laterais do Fiesta 2022 não há mudanças, a não ser novas opções de rodas em liga leve, que podem ser aro 15, 17 ou 18 dependendo da versão. Enquanto que na traseira, o Ford Fiesta 2022 da Europa recebeu novas lanternas com lentes mais modernas e um sistema de iluminação totalmente por LED com efeito de profundidade, além disso, a parte inferior do para-choque foi revista, assumindo um perfil mais esportivo, dependendo da versão o Fiesta vem com ponteiras cromadas de escapamento.

 ford fiesta 2022 interior
Interior do Fiesta 2022 ganhou painel digital configurável de 12.3 polegadas

Interior Ford Fiesta 2022…

Passando para o interior, o Novo Ford Fiesta 2022 manteve o mesmo desenho da cabine do modelo lançado em 2016, porém o carro ficou mais equipado, estreia um novo painel de instrumentos digital com tela grande de 12.3 polegadas configurável.

ford fiesta 2022 interior painel

O acabamento da cabine do Fiesta melhorou, o painel nas versões mais caras ganhou um revestimento com material macio ao toque na parte superior, além de apliques em fibra de carbono, os bancos passam a ter revestimentos em dois tipos de tecido, como couro e Alcantara.

ford fiesta 2022 interior painel digital de 12.3 polegadas

Além disso, há um novo sistema de auxilio de condução com câmera montada no para-brisa frontal, que entre outras funções pode ler as placas e sinais de transito, alertando por exemplo ao motorista quando ele for entrar em uma rua que é contramão, assim como informar quando ele superar a velocidade máxima permitida na via, isso acontece através de sinais sonoros e visuais no painel.

 ford fiesta 2022 lateral
O Fiesta 2022 em sua versão mais cara poderá vir com rodas aro 17 diamantadas

As versões mais caras do Ford Fiesta 2022 passam a vir com piloto automático adaptativo com função Stop and Go, que na cidade acelera e freia o Fiesta de forma automática, além de manter de forma automática uma distância segura do carro à frente, há ainda monitoramento de pontos cegos, frenagem frontal automática, alerta de trafego cruzado na traseira com câmera de 180 graus, e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, capaz de fazer pequenas correções no volante.

Agora de dependendo da versão, o Fiesta 2022 virá de série com o sistema Ford Pass Connect que permite ao motorista realizar algumas funções de forma remota, através do smartphone, como travar ou destravar as portas, ligar o motor e o ar-condicionado, além de consultar a localização do carro no GPS do telefone e saber informações de status do veículo como revisões.

 ford fiesta 2022

Motorização híbrida leve…

Com relação a motorização do Ford Fiesta 2022, o destaque fica para o sistema híbrido leve de 48 volts EcoBoost Hybrid, que estará disponível para algumas versões do Fiesta 2022 e promete ajudar na economia de combustível, o sistema é formado por um gerador chamado “BISG”, que fica no lugar do alternador tradicional, este gerador é capaz de recuperar energia gerada pelas frenagens e converte esta energia em 48 volts, após isso ele armazena esta energia em um pack de baterias de íons de lítio, com refrigeração à água.

Esta energia extra é usada para dar uma força a mais ao motor em algumas situações, principalmente durante as acelerações, além de prover força elétrica alimentar alguns equipamentos do carro, como o sistema de ar-condicionado, ajudado a economizar combustível. De acordo com a Ford, a redução por litro chega a 5% com o sistema híbrido.

Todas as versões do Fiesta vem ainda com um sistema chamado “Auto Start-Stop”, que desliga o motor de forma automática quando o veículo para, visando economizar combustível.

O sistema híbrido leve será ofertado para as versões mais caras do Fiesta 2022, ele poderá vir com o motor 1.0 Turbo Ecoboost de 125 cv ou 155 cv. Tendo câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo Powershift de 7 marchas e dupla embreagem.

 ford fiesta st 2022

Fiesta ST 2022

Falaremos agora do novo Fiesta ST 2022, a versão esportiva do Fiesta também ganhou atualizações em seu visual, as mudanças seguem as mesmas da versão menos potente do modelo, uma nova grade e novo para-choque frontal, no caso do ST, a grade tem desenho em colmeia e um acabamento em cinza “Chrystaline Grey”, assim como as rodas, que são aro 17 de série ou 18 opcionais.

 ford fiesta st 2022

Passando para a traseira do Fiesta ST, além das novas lanternas em LED, o para-choque recebeu um estilo mais esportivo com uma espécie de difusor integrado, e há uma nova cor verde como opção de pintura para a carroceria.

 ford fiesta st 2022

No interior, o Fiesta ST 2022 se diferencia pelos bancos esportivos com encosto de cabeça integrados, que mesclam couro com Alcantara, além disso, o volante é exclusivo tem acabamento em couro perfurado e costuras em vermelho, há ainda diversos detalhes em alumínio como os pedais e alavanca de câmbio, o painel digital e a multimídia da versão ST tem visual próprio para esta versão.

 ford fiesta st 2022

Claro que não podemos deixar de comentar sobre o desempenho do Novo Fiesta ST 2022, o modelo é o único da linha Fiesta a vir com o pesado motor 1.5 turbo Ecoboost, calibrado para entregar 200 cv de potência e 29 kgfm de torque, sendo que este motor conta ainda com um modo “boost”, que temporariamente aumenta o torque para 32 kgfm obtidos entre 1600 até 4000 rpm.

Este motor 1.5 turbo permite ao Fiesta ST ir de 0 a 100 km/h em apenas 6.5 segundos e alcançar os 230 km/h de velocidade máxima.

 ford fiesta active 2022

Fiesta Active 2022…

Por fim, chegamos a versão aventureira do novo Fiesta 2022, a Active, ao contrário das outras versões, ela conta com um desenho exclusivo para a grade e para-choque, com grade maior, a entradas de ar mais amplas no para-choque em relação as demais versões, há ainda saias laterais exclusivas e rodas aro 17 ou 18 com acabamento diamantado, além de apliques em plástico nas caixas de rodas e na parte inferior do para-choque traseiro, além de rack no teto e suspensão elevada.

 ford fiesta active 2022

Como a Active é uma das versões mais cara do Fiesta, ela só está disponível com motor turbo Ecoboost, com 125 cv ou 155 cv, conta ainda exclusivamente com o modo Trail e Slippery de condução, que promete dar uma força extra fora do asfalto ou em trechos escorregadios ao Fiesta Active, melhorando a tração.

 ford fiesta active 2022
Acima o novo Fiesta Active 2022, a versão aventureira do Fiesta tem um visual próprio

Quando chega as lojas…

Na Europa o Ford Fiesta 2022 começa a ser vendida nos próximos meses, provavelmente em outubro ou novembro de 2021. Lembrando que no Brasil a Ford não tem planos de voltar com o Fiesta nem voltar a vender carros de passeio, eles por aqui irão seguir focando apenas em SUVs e na pick up Ranger, lembrando que a Ford vive uma fase difícil de reestruturação a nível mundial, eles retiraram vários carros globais e tradicionais de linha, como a Ecosport e o sedan Fusion.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas