Ele está de volta à vida, o esportivo mais famoso, rápido e cultuado da Ford estará de volta em 2016, a novidade teve suas primeiras fotos divulgadas hoje, e será a principal atração da Ford para o Salão de Detroit 2015. Com uma carroceira totalmente nova, mais aerodinâmica e em fibra de carbono, dotado de várias tecnologias de ponta, e um motor V6 bi-turbo com 600 cv o novo Ford GT promete figurar entre os supercarros mais rápidos do mundo.
A primeira geração do Ford GT foi lançada em 1964, na época chamado de GT40 (o 40 era uma referência a altura do carro em polegadas = 1 metro), o carro foi concebido para competir nas 24 Horas Le Mans e acabar com o domínio da Ferrari na prova que durava vários anos, o resultado do trabalho da Ford foi muito além do esperado, quando no ano de 1966, o Ford GT 40 conseguiu conquistar o 1º, 2º e 3º lugares nas 24 Horas de Le Mans daquele ano, o carro ainda conseguiu a vitória nos três anos seguintes até 1969, foi a primeira conquista de uma montadora americana em Le Mans. A primeira geração do GT40 foi produzida até 1969.
Até que no ano de 2004 a Ford trouxe de volta o Ford GT40, porém problemas com o registro do nome fizeram a montadora a ser obrigada a mudar o nome para apenas Ford GT.
A carroceria foi fielmente inspirada na original do GT 40, porém com novos elementos aerodinâmicos, o modelo de 2005 era absurdamente veloz, com seu motor 5.4 V8 de 558 cv, ele superava os 310km/h, e disparava de 0 a 100 km/h em 3.8s. Esta segunda geração apesar de ter feito muito sucesso, teve vida curta, foi produzida de 2005 a 2006 e apenas 4.038 unidades foram montadas.
Para 2016 o Ford GT traz design moderno e com elementos diferentes em relação ao carro antigo, a Ford esculpiu essas novas linhas no túnel de vento visando deixar o carro o mais aerodinâmico possível, reduzindo o arrasto e melhorando o “downforce”, esta nova carroceria pela primeira vez contará com grande parte feita em fibra de carbono, inclusive o chassi, as dianteira e a traseira serão feita de alumínio e fibra de carbono, enquanto a célula onde ficarão os passageiros será toda em fibra de carbono, com isso a Ford fala que o novo GT terá a melhor relação peso/potência de qualquer outro carro de produção. Outro detalhe interessante é que pela primeira vez o Ford GT terá portas que se abrem para cima.
A montadora não divulgou os detalhes técnicos como dimensões ou peso, porém afirma que o novo GT será equipado com um motor V6 bi-turbo Ecoboost, montado centralmente logo atrás do bancos, este bloco desenvolverá 600 hp (607 cv), terá tração traseira, câmbio de 7 velocidades com dupla embreagem, rodas aro 20 com pneus Michelin Pilot Super Sport Cup 2, desenhados especialmente para o carro, além de sistema de freio de ultima geração com discos de cerâmica e carbono, similar ao usado por carros de corrida.
Por dentro o novo Ford GT 2016 contará com um interior limpo, futurista e muito estiloso, destaque para os contornos diferentes do painel, note o desenho e posição das saídas de ar do painel, o volante que é similar ao usado por carros de competição, achatado em cima e embaixo, além de possuir vários botões, o painel será totalmente digital e poderá ser configurado de acordo com as preferências do piloto, o modelo traz ainda a nova geração do sistema multi-mídia SYNC 3 da Ford.
Apesar de estar sendo apresentado ao mundo agora em janeiro no Salão de Detroit, ainda vai demorar um pouco para que esta nova geração do Ford GT chegue as loja, isso deve acontecer apenas na metade de 2016, ele chegará já como modelo 2017.
Abaixo você confere o vídeo oficial de apresentação do novo Ford GT 2016: