Clique na imagem para ampliar
A VW liberou as primeiras imagens do Novo Golf R, o bólido é simplesmente a versão mais furiosa já criada do Golf, um hot hatch equipado com motor 2.0L Turbo que fornece 300 CV de potência.
Toda essa cavalaria garante um desempenho brutal, anote ai: 0 a 100 km/h em 4.9 segundos (5.1 s com câmbio manual) com máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Em matéria de desempenho o Golf R rivaliza com máquinas como o Mercedes A45 AMG e BMW M35I, o top em matéria de hot-hatches.
O velocímetro que marca até 320 km/h, dá um ideia até onde o ele é capaz de chegar sem o limitador eletrônico . Vale lembrar que até então a versão mais nervosa do Golf era a GTI – que conta com 220 CV e vai até os 240 km/h
Quem disse que a VW não tem nenhum super esportivo, o Golf R deixa alguns modelos da Porsche na poeira e precisa de apenas 1 segundo a mais do que a Ferrari 458 para chegar aos 100 km/h
O visual do Golf R não nega o seu temperamento nervoso, o modelo é aquele tipo de carro que causa paixão à primeira vista, a VW adotou um body-kit mais agressivo e musculoso, além de faróis fumes com LEDs e uma grade com padrão exclusivo – também é impossível não reparar nas belas rodas de 18 polegadas e no sistema de escape com quatro saídas – que deixa claro que esse não é um Golf qualquer. Outro diferencial é a suspensão que foi rebaixada em 5 mm e ganhou um acerto mais voltada para as pistas.
Já o interior do Golf R traz doses generosas de esportividade e requinte, os bancos esportivos tipo concha são forradas com Alcântara e uma proteção que simula fibra de carbono, outro diferencial é o sistema multimídia que está disponível com telas de 5, 5.8 e 8 polegadas, além do volante de base achatada. Para alegria dos puristas o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automatizado DSG de 7 velocidades e dupla embreagem.
O Golf R 2014 será uma das atrações da Volks no Salão de Frankfurt – que ocorre no próximo mês. Na Europa ele começa a ser vendido ainda em 2013 e deve custar cerca de 38,325 euros o que equivale a mais ou menos R$ 123,000. Pelo menos por hora a VW não tem planos de importação para o Brasil, porém dependendo do sucesso do Golf GTi – que sabe ela não resolva trazer o seu super-esportivo para o país, ele seria um embaixador e tanto.