A VW está lançando no mercado europeu o Novo Golf R 2022, baseada na oitava geração do Golf (lançada no fim do ano passado na Europa), o modelo chega equipado com motor 2.0L TSi calibrado para desenvolver impressionantes 320 CV de potência, tratasse do Golf mais potente da história é um dos hatchbacks produzidos em série mais velozes já feito.
Em relação ao Golf R de sétima geração, o novo modelo 2022 é cerca de 20 CV mais potente, ainda mais impressionante do que a motorização do Novo Golf R é o seu desempenho, segundo dados de fábrica ele precisa de apenas 4.7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 250 km/h, por questões de segurança e limitações estabelecidas na Alemanha.
Para deixar claro que essa não é uma versão convencional do Golf, o hatch passou por um tratamento visual esportivo, ganhando uma série de elementos exclusivos, como rodas de liga leve aro 19, grade frontal exclusiva, para-choque com aberturas de ar maiores e detalhes em black piano, além de um difusor exclusivo, maior no para-choque traseiro, assim como um aerofólio inédito.
Interior do novo Golf R
O interior também passou por um banho de loja, a versão mais radical já feita do Golf conta com um acabamento mais sofisticado, com direito a bancos forrados com couro nappa e detalhes em fibra de carbono, os pedais são em alumínio escovado, o volante é exclusivo, conta com costura dupla, paddle shift e um botão para acionar o modo Race, um modo que deixa comportamento do carro mais esportivo, desligando uma série de componentes eletrônicos como o controles de tração e de estabilidade, há ainda os modos de direção Sport, Comfort e Individual.
A cabine ainda virá de série com recursos como iluminação ambiente em LED com opção de 30 cores, painel de instrumentos digital configurável com grafismos exclusivos para a versão e sistema multi-mídia Discover Pro com tela de 10 polegadas.
Por fim além do ganho de potência o pessoal da VW também realizou uma série de modificações no sistema de suspensão do carro, que teve sua altura reduzida e recebeu molas mais rígidas, novos amortecedores adaptativos DCC®, o carro traz ainda um novo diferencial eletrônico, além de um novo sistema de escapamento da marca Akrapovic (foto abaixo). Lembrando que assim como na geração passada a tração do Golf R é integral nas quatro rodas, distribuída pelo sistema 4Motion, que distribui a tração de acordo com a necessidade.
Por fim os freios também são especiais, o novo Golf R 2022 trará os maiores freios já usados por um Golf, com discos dianteiros com 35 cm de diâmetro (14.1 polegadas), eles são mordidos por pinças especiais com dois pistões e totalmente feitas em alumínio.
O Golf R não virá ao Brasil…
Infelizmente o Golf R não deve será vendido no Brasil, ainda há dúvidas se até mesmo a versão normal do Novo Golf chegará ao Brasil (já que a Volks não irá voltar a produzir o carro por aqui), há quem diga que o Golf normal virá importado da Europa em 2021 com preços acima de R$ 100.000, algo difícil de acreditar já que o mercado de hatchbacks médios no Brasil caminha para a extinção, então sabendo que venderia muito pouco, a VW optaria por não trazer o Novo Golf para o país.
Respostas de 2
O golf tem que vim pro Brasil o mais rápido possível, com todo certeza vai ser bem vendido!
O golf tem que pro Brasil o mais rápido possível, com todo certeza vai ser bem vendido!