O novo Honda Accord 2023 acaba de ser revelado nos EUA, o sedan que há décadas figura como o carro mais vendido da América do Norte ganhou uma geração totalmente nova mudando por completo. Assim como aconteceu com o Civic, a Honda optou por usar no Accord um estilo mais sóbrio e menos chamativo, aliás o visual do Accord lembra um pouco novo Civic de 11ª geração, inclusive o interior é bastante similar.
Acima a geração atual do Honda Accord, modelo foi lançado no final de 2017 nos Estados Unidos, porém seu design ainda parece bastante atual
Índice desta matéria
Design
Enquanto as duas ultima gerações do Accord apostavam em linhas ousadas e chamativas (note o modelo atual na foto acima), o novo Accord 2023 vai ir no sentido contrário, traz um estilo mais limpo e menos chamativo, é o mesmo conceito que a Honda adotou no novo Civic (foto abaixo), que ficou muito mais comportado e sóbrio nesta nova geração, o que acabou não agradando muita gente. Você gosta deste novo padrão de estilo menos ousado da Honda ?
Acima o novo Honda Civic, que já está sendo vendido nos EUA, e ai achou o visual parecido com o Accord?
Na dianteira do novo Honda Accord a grade está maior e tem acabamento em Black Piano, os faróis ficaram mais afinados e tem um conjunto de luzes em LED mais modernos e com ajuste automático de altura, o capô foi alongado, assim como o porta malas. A nova carroceria do Accord ficou 7 cm mais comprida em relação a geração anterior.
O teto tem agora caimento ainda mais curvo e alongado, a Honda informa que passou a usar soldas a laser, para eliminar a necessidade de moldar a chapa do teto, permitindo uma maior inclinação.
Na traseira destaque para o conjunto de lanternas que é totalmente em LED, elas agora atravessam a traseira do carro de um lado ao outro, contam com lentes com molduras em preto brilhante, é o mesmo conceito que a Volkswagen adotou no Nivus aqui no Brasil.
O eixo traseiro do Accord está 1 cm mais largo para melhorar a estabilidade em curvas. As rodas serão por padrão aro 17, porém as versões mais caras Sport e Tourging vira com rodas aro 19.
Interior similar ao Civic…
Por dentro o novo Honda Accord 2023 tem a mesma arquitetura do Honda Civic 2023, o desenho do painel traz praticamente o mesmo padrão visto no sedan menor que chegou as lojas agora em 2022, o painel é afinado e há uma faixa central com uma grade metálica que camufla as saídas de ar.
Comparado com a geração anterior do Accord, a cabine do modelo 2023 adota um estilo minimalista, a quantidade de botões foi diminuída. A maior parte dos comandos serão controlados pela tela touch da central multimídia que tem 12.3 polegadas nas versões mais caras (Sport e Touring), porém nas versões mais baratas LX e EX a tela estranhamente tem apenas 7 polegadas, sendo bastante pequena para os dias atuais. O painel digital virá de série em todas as versões, tem tamanho de 10,2 polegadas.
Bem equipado…
Entre os equipamentos destaque para os bancos em couro nobre de série em todas as versões, eles tem ajuste lombar e 8 posições, além de memória, há ainda teto solar, ar-condicionado dual zone com saída para o banco traseiro, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, sistema de som BOSE com 12 alto falantes. Além do pacote de segurança Honda Sensing que virá de série em todas as versões, agregando ao Honda Accord itens como frenagem frontal automática, monitoramento de pontos cegos, auxílio para manter o carro na estrada, piloto automático inteligente com função Traffic Jam Assist, capaz de seguir o veículo à frente no transito.
Destaque ainda os novos airbags, projetados para evitar traumas na cabeça e lesões no pescoço dos ocupantes dos bancos dianteiros, diminuindo a rotação do pescoço durante os impactos frontais ou angulares, o sedan também ganhou novos airbags de joelho e airbags laterais nos bancos traseiros. O Accord 2023 passa a ser o único sedan da categoria a vir de série com 10 airbags.
Motor do novo Honda Accord
Na parte mecânica não há grandes alterações, o Honda Accord 2023 terá duas opções de motorizações, começando pelo 1.5 turbo com 192 cv de potência, presente nas versões LX e EX, enquanto as versões mais caras: Sport, EXL, Sport L e Touring virão com motor 2.0 híbrido, combinado com dois motores elétricos, totalizando 204 cv de potencia.
A tração é 4×2 e o câmbio automático do tipo CVT, sendo que as versões híbridas contam com quatro modos de condução: ECON, Normal, Sport e Individual, sendo que em cada um destes modos altera a resposta do motor, o peso da direção e as ritmo das trocas de marchas, além da atuação dos sistemas de segurança.
Quando chega?
A Honda ainda não divulgou uma data oficial para o novo Accord chegue as lojas, porém a previsão é que o lançamento ocorra lá nos Estados Unidos até a metade de 2023. Ele deve vir ao Brasil em 2024.