Honda

Novo Honda CR-V 2023 é apresentado trazendo tudo novo, chega ao Brasil em 2023

Este é o Honda CR-V 2023, o modelo que foi o primeiro SUV a ser lançado pela Honda, lá em 1997, chega agora em sua sexta geração, trazendo uma proposta completamente diferente em relação as últimas, com a esperança de voltar a vender bem, ele desembarca no Brasil em 2023 apenas na versão híbrida.

Caso prefira assista abaixo ao nosso vídeo detalhando o novo Honda CR-V 2023:

Novo design mudou a imagem do CR-V…

Em comparação com a geração passada (foto abaixo), o Honda CR-V 2023 assumiu um estilo completamente diferente, as proporções da carroceria mudaram, e o SUV assumiu um estilo mais reto, quadrado e baixo. E ai você gostou desta nova proposta de estilo da Honda para o CR-V ? Deixe sua opinião nos comentários.

Acima o Honda CR-V de 2020, a quinta geração do modelo chegou ao mercado em 2017, repare que o modelo mudou radicalmente na nova geração

Na dianteira os faróis ficaram menores e mais estreitos (foto abaixo), graças ao uso de uma nova tecnologia Full LED de iluminação mais avançada, que permite usar um farol menor porém com alcance maior, a grade frontal tem uma abertura maior e está mais esportiva, assim como o para-choque que também tem agora um apelo mais invocado.

Acima a dianteira das versões mais baratas EX e EXL

O capô do CR-V 2023 ficou mais baixo e alongado em relação a geração anterior, assim como acontece com o HR-V brasileiro, o desenho da grade frontal e para-choque vai variar de acordo com a versão escolhida, sendo que as versões EX e LX tem um visual mais simples (modelo laranja foto acima), enquanto a top de linha Sport Touring (mostrado na foto abaixo) tem estilo mais esportivo.

Acima a frente do novo CR-V 2023 nas versões Sport e Sport Touring

As colunas “A” do CR-V junto com o para-brisa foram recuados em cerca de 12 cm, o para-brisa ficou cerca de 7 cm mais largo, o que além de deixar o SUV com uma proposta mais esportiva, devido ao capô ter ficado mais longo, também melhorou a visibilidade, o teto tem um desenho mais reto e ficou 3,5 cm mais baixo, o desenho das janelas laterais também mudaram, a terceira janela ficou menor.

Nas laterais o Honda CR-V 2023 ficou mais imponente, há um vinco acima da altura das maçanetas que corta o carro da dianteira até a traseira, deixando SUV com uma aparência mais musculosa, ainda nas laterais os espelhos retrovisores passaram das janelas para as portas, agora todas as versões do CR-V virão de série com rodas aro 18, enquanto a versão top de linha Touring terá rodas maiores, aro 19, tamanho usado pela primeira vez no Honda.

Enquanto que visto de traseira o Honda CR-V 2023 ficou muito mais bonito, traz uma nova solução de estilo mais acertada para as lanternas, apesar delas manterem a base do desenho da geração anterior, ou seja, são grandes e formam uma espécie de “L” entre a coluna e a tampa do porta-malas, agora as lanternas ficaram muito mais agressivas, devido as lentes mais estreitas que se projetam para fora da carroceria, além de uma nova disposição de luzes que cria um efeito 3D de profundidade quando acesas.

Acima a traseira das versões Sport e Touring

Além disso, a tampa do porta-malas ganhou novos vincos. Destaque ainda para o sistema de escapamento com duas ponteiras retangulares, embutidas no para-choque, que conferem um toque a mais de esportividade ao novo Honda CR-V 2023.

O Honda CR-V cresceu

Desde o lançamento da primeira geração, lá em 1997, as dimensões do CR-V permaneceram praticamente sem grandes mudanças, com comprimento na casa dos 4.50 m de comprimento com distância entre eixos de 2.60 metros.

Este foi o maior aumento que o Honda CR-V sofreu em suas dimensões desde 1997

Portanto nesta nova geração, pela primeira vez o CR-V cresceu de verdade, o Honda CR-V 2023 mede 4,70 metros de comprimento, um aumento de cerca de 10 cm em relação ao modelo de 2017, enquanto a largura foi aumentada em 1 cm, passando para 1,86 metros, o espaço interno ficou maior graças ao aumento na distância entre eixos, que agora é 2,70 metros, um acréscimo de 4 cm em relação a geração anterior. A única medida do CR-V que diminuiu foi a altura, que baixou cerca de 3,5 cm, sendo agora 1,68 metros.

Interior tem influências do Civic 11

Por dentro o novo CR-V 2023 também tem tudo novo, o painel tem arquitetura similar a do novo Civic 2022, só lembrando que o modelo ainda continua compartilhando a mesma base do sedan, o painel tem desenho mais elegante e minimalista em comparação a geração anterior (foto abaixo).

Acima o interior do CR V atual (2017 – 2021), note que a mudança na cabine foi radical

O painel ficou mais afinado, há uma espécie de faixa central com uma grade metálica, que camufla as saídas de ar no painel, o nível no acabamento também evoluiu, um detalhe importante é a alavanca de câmbio, que antes ficava praticamente embutida no painel – uma característica desde as primeiras gerações do CR V, agora passou para uma posição mais tradicional, mais baixa, fixada no console central.

Com relação aos equipamentos o CR-V 2023 raz praticamente os mesmos itens já vistos no novo Civic 2022, como painel digital configurável com tela de 7 polegadas, central multimídia com tela 9 polegadas, dotada de Android Auto e Apple Carplay sem fio, sistema de som premium da marca Bose com 12 alto falantes, ar-condicionado dual zone com saída para o banco traseiro, banco do motorista com ajuste elétrico em 8 posições, porta-malas com sistema elétrico de abertura e fechamento, há ainda carregador sem fio para smartphones e tomadas USB do tipo A e C.

Porém, infelizmente em termos de conforto ou tecnologia, não há grandes novidades ou evoluções em termos de equipamentos, por exemplo, ainda não foi desta vez que o Honda CR-V ganhou teto solar panorâmico, item que existe na maioria dos rivais desta categoria.

CR-V ficou mais seguro, o primeiro da categoria a ter 10 airbags

Na parte da segurança, além do já conhecido pacote Honda Sensing, disponível inclusive nos modelos da marca aqui no Brasil, o novo CR-V 2023 traz novidades uma câmera frontal com maior capacidade com ângulo de 90 graus, sensores com até 120 graus de captura, além de um software maias moderno, ok, mas o que isso quer dizer?

Na pratica estas evoluções agregaram ao Honda CR-V piloto automático adaptativo com função Traffic Jam Assist, que no transito das grandes cidades, é capaz de seguir o veículo que vai à frente, acelerando e freando de forma automática acompanhando o ritmo do transito, há ainda sistema de reconhecimento de placas e sinais de transito, além de um sistema de frenagem automática em baixas velocidades mais inteligente, e os outros recursos já conhecidos como monitoramento de pontos cegos e auxílio para manter o carro na faixa de rolagem.

Ainda na parte da segurança, todas as versões do novo Honda CR-V virão com airbags para os joelhos do motorista, além de novos airbags laterais adicionais para os passageiros do banco traseiro, este será o primeiro SUV da categoria a vir com 10 airbags de série em todas as suas versões.

Motorização

Sobre o capô das versões a gasolina (EX, EXL) do CR-V 2023 não há grandes novidades, elas virão com o já conhecido motor 1.5 turbo, 4 cilindros, que sofreu alguns upgrades, mas manteve os 190 cv de potência, segundo a Honda as mudanças melhoraram as respostas do motor em baixas rotações, graças a uma nova turbina que produz mais torque em baixas.

Com relação ao câmbio, também não há grandes novidades, segue o automático CVT que simula até 7 velocidades já usado pelo modelo, porém segundo a Honda, ele tem algumas melhorias para reduzir as vibrações e diminuir o barulho ao rodar, além de ter recebido um novo recurso chamado “Step Shift”, que simula de forma melhorada e mais nítida, as trocas de marchas ao pisar fundo no acelerador, deixando a condução mais esportiva, caso o motorista pise mais fundo no pedal.

A tração 4×4 é opcional para as versões 2.0 turbo EX e EXL do Novo CR-V 2023

Tração 4×4 Real Time

Nesta mesma linha “não mudou mas tem melhorias”, temos a tração 4×4 AWD Real Time, uma tração inteligente que agora segundo a fabricante, conta com uma melhor atuação em situações de baixa aderência, na qual o sistema quando necessário de forma automática, pode enviar até 50% na tração para as rodas traseiras, sendo que por padrão o Honda CR-V roda 4×2 dianteiro, visando economizar combustível, lembrando que a tração 4×4 é opcional no motor 1.5 turbo.

O SUV ainda passa a vir de série com um novo sistema “Hill Descent Control”, um controle especial para descidas, capaz de comandar o acelerador e os freios de forma automática nas decidas até 20 km/h, tendo o motorista apenas de se concentrar no volante.

Agora o modelo ainda conta com um modo extra de condução, o “Snow”, indicado para pisos de baixa aderência, ele se juntará aos dois modos já existentes: Normal e ECO nas versões EX e EXL, enquanto a versões Sport e Touring têm ainda o modo Sport de condução.

Acima o Honda CR-V 2023 em sua versão Sport

Novo sistema híbrido de 204 cv

Sem dúvidas a mudança principal com relação a motorização está no novo sistema híbrido de 4º geração – lembrando que no mundo 50% das vendas do CR-V são da versão híbrida, o conjunto é composto pelo motor 2.0, 4 cilindros, aspirado, com injeção direta de combustível, combinado com dois outros motores elétricos, montados lado a lado no eixo traseiro, este novo conjunto promete entregar maiores níveis de potência e torque, segundo a Honda, o CR-V híbrido 2023 desenvolve uma potência combinada de 204 cv para 33 kgfm de torque. No caso da versão híbrida a tração é 4×4.

Na pratica, o CR-V híbrido mais ágil e com maior capacidade, pela primeira vez o SUV da Honda será capaz de puxar mais de 1000 libras (455 kg), parece pouco, porém vale lembrar que estamos falando de um veículo híbrido, que pesa em torno dos 1700 kg.

Quando chega…

Nos EUA, o novo Honda CR-V 2023 chega as lojas no final de 2022, em quatro versões: EX, EXL, Sport e Sport Touring, inicialmente apenas na versão 1.5 turbo, a versão híbrida estreará apenas nos primeiros meses de 2023.

Vendas baixas do CR-V atual chama atenção

Ao decorrer dos anos o Honda CR-V acabou ficando caro demais, o que fez o modelo perder parte de sua procura em vários mercados, como aqui no Brasil, na Europa, inclusive em sua terra natal o Japão.

 

Acima o Honda CR-V de terceira geração, vendido no Brasil de 2007 até 2011

Aqui no Brasil a terceira geração do CR-V, lançada em 2007 (foto acima), chegou a ser um dos carros mais vendidos da Honda, porém a coisa começou a mudar a partir de 2012 na chegada da quarta geração (foto abaixo).

Acima o Honda CR-V de quarta geração, chegou ao mercado brasileiro em 2012

Porém a coisa piorou por completo para o SUV da Honda no Brasil com o lançamento da quinta geração em março de 2018, já que o CR-V deixou de ser importado do México e passou a ser trazido dos EUA, resultado, o seu preço subiu astronomicamente, o modelo no final de  2018 já custava acima dos R$ 200.000 o que era muita grana na época, devido ao imposto de importação, que antes não existia, resultado, o CR-V de quinta geração (foto abaixo) virou raridade nas ruas.

A quinta geração do CR-V chegou ao Brasil em 2018, porém custando muito caro, devido ao fato de vir importada dos EUA

CR-V deve sair de linha no Japão

A coisa é tão séria com relação as vendas ruins, que o CR-V não deve mais ser vendido no Japão – acredite se quiser, um dos motivos é o preço elevado (R$ 129.900 até R$ 166.900) e o tamanho muito grande para o mercado local, que prefere modelos mais compactos e baratos como o Novo HR-V, de acordo com o renomado site japonês Best Car Web, o CR-V vendeu no Japão em 2021 uma média de apenas 370 unidades por mês, um volume baixíssimo, enquanto o Honda HR-V (chamado de Vezel por lá) em 2021 emplacou mensalmente 4.390 unidades.

Lembrando que aqui no Brasil, a Honda deixou de importar o CR-V oficialmente em fevereiro de 2022.

Sucesso do CR-V nos EUA…

A história do CR-V nos Estados Unidos é completamente diferente do resto do mundo, por lá, ele é simplesmente o SUV mais vendido do mercado, e um dos carros mais vendidos de todas as categorias, somente em 2021 o CR-V vendeu 361 mil unidades no mercado norte-americano, uma marca realmente impressionante, já que se somarmos os 4 carros mais vendidos no Brasil em 2021 (Hyundai HB20, Fiat Argo, Jeep Renegade e Chevrolet Onix) da um total  de apenas 316 mil carros, ou seja, sozinho o Honda CR-V nos EUA vende mais do que os 4 carros mais vendidos no Brasil juntos.

Este sucesso do Honda CR-V na América do Norte é tão absurdo, que atualmente a Honda possui três fábricas – isso mesmo três linhas de produção ativas “full time”, para atender a demanda do mercado norte-americano: Ohio, Indiana lá nos EUA e em Ontário, no Canadá.

Virá ao Brasil?

Sim ! A expectativa é que a Honda volte a importar o CR-V para o Brasil, já existe inclusive relatos de unidades do CR-V rodando em testes camufladas aqui no nosso país.

Só lembrando que por aqui Honda CR-V vem dos EUA, e devido ao imposto de importação seu preço é elevado, em 2021 o SUV Honda era encontrado em versão única Touring 2.0 turbo por salgados R$ 270.000, a principal novidade é que o modelo deve passar a vir apenas na configuração híbrida em 2023, segundo o que foi informado pela Honda do Brasil.

O Novo CRV deve chegar as lojas do Brasil no primeiro semestre de 2023. E ai será que esta nova geração mudará a história do modelo por aqui ? Deixe sua opinião.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.