Esta é a quarta geração do Honda Fit (chamado de Jazz em alguns mercado), o modelo acaba de ser revelado no Salão de Tóquio 2019 trazendo tudo novo. O Honda Fit 2021 ficou maior, mais equipado, ganhou um visual menos agressivo e mais elegante, um interior refinado e equipado. Outra mudança importante estão nas versões, agora o Fit pela primeira vez terá agora em alguns mercados como na Europa, apenas versão com motor híbrido de dois motores. Haverá ainda em alguns mercados uma versão aventureira chamada CrosStar e outra esportiva Type R. O novo Honda Fit deve chegar ao Brasil apenas no final de 2020 já como modelo 2021.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
As medidas da carroceria ainda não foram divulgadas, porém graças a nova plataforma, o Fit aparentemente ficou alguns centímetros mais comprido e largo, a carroceira tem um perfil encorpado e robusto. O que deve melhorar o espaço no banco traseiro e no porta malas.
Visualmente houve uma grande mudança no Fit 2021 em relação as gerações anteriores, o modelo 2021 traz um design menos chamativo porém com identidade própria, ao invés de um estilo inspirado no Civic, o novo design é bastante diferente do que a gente está acostumado a ver nas últimas duas gerações do Fit e pode não agradar a todos, esta mudança radical é proposital, a Honda quer agrada ao público mais velho e conservador, o típico comprador do Fit, ao invés de tentar também agradar ao público mais jovem com um desenho agressivo e chamativo como acontecia nas últimas gerações.
É o início de uma nova fase em design para a montadora japonesa, que já inclusive afirmou que errou no design do Civic, ao fazer um carro, ousado e chamativo demais, que acaba agradando apenas a um público mais jovem que infelizmente não pode compra-lo.
Clique na imagem para ampliar
Os faróis ficaram menores e agora contam com uma sofisticada iluminação total por LED, a grande frontal está mais proeminente, a faixa cromada foi retirada e a abertura de ar no motor foi diminuída, agora a grade é integrada com o capô, o para-choque assumiu um perfil menos agressivo e mais elegante.
Clique na imagem para ampliar
A versão aventureira chamada Crosstar (foto acima) também é novidade, ela terá um visual próprio como para-choque frontal com aberturas maiores, grade com visual mais tradicional, além de apliques em plástico nas caixas de rodas e nas laterais da carroceria. Outra novidade desta versão é o rack no teto, lembrando o antigo Fit Twist, que não deu muito certo no Brasil.
Clique na imagem para ampliar
Nas laterais o novo Honda Fit 2021 terá um estilo mais limpo, o vinco na altura das maçanetas foi suavizado, o teto está mais elevado e reto, com um jeitão de minivan, a posição dos bancos foi elevada, as janelas ficaram maiores e as colunas mais estreitas, o que deve favorecer o campo de visão dentro do carro, além de aumentar a sensação de amplitude no interior do Fit.
Clique na imagem para ampliar
Por fim na traseira, o grande destaque são as lanternas, enquanto na geração anterior elas eram grandes e posicionadas nas colunas laterais, agora elas ficaram menores e com um perfil retangular, as lentes se projetam para fora da carroceira e a iluminação é por LED com efeito 3D. O perfil da tampa do porta malas e do para-choque traseiro, foram suavizados. Claramente a Honda voltou atrás, adotando uma proposta de “menos é mais” nesta quarta geração do Fit.
Clique na imagem para ampliar
Por dentro também tudo novo no Honda Fit 2021, o carro ganhou um painel mais limpo e fluído, a quantidade de botões físicos foi diminuída, o painel está mais inclinado e conta com dois porta copos nas laterais, o sistema multi-mídia agora abriga a maioria das funções e configurações do carro. A tela é do tipo intuitiva (igual a tela de um celular), ela permite clicar e arrastar os ícones, nas versões mais caras contará com 10 polegadas, além de conexão com a internet e Wi-Fi a bordo para os passageiros. Além disso, o novo Fit estreia equipamentos como um painel 100% digital, partida por botão, freio de estacionamento elétrico também por botão, carregamento wireless para smartphones, ar-condicionado automático digital desde a versão mais básica, destaque ainda para o novo volante multi-funcional de dois raios que agora possui novos comandos.
Clique na imagem para ampliar
A qualidade no acabamento do Honda Fit subiu de nível, painel, portas e volante agora podem vir revestido de diversos materiais, como plástico de alto brilho, tecido resistente a água e de fácil limpeza ou até mesmo couro. Os bancos estão maiores, mais altos e largos, prometendo melhor conforto principalmente em viagens mais longas, dependendo da versão o comprador poderá escolher a cor da cabine, tendo como opções o tradicional, preto, cinza, branco e até mesmo cores exóticas como o marrom. Não há dúvidas que o Fit subiu de nível (foto abaixo).
Clique na imagem para ampliar
Ainda na cabine o Fit continua com soluções inteligentes como bancos traseiros que podem ser dobrados totalmente, formando um piso plano com o porta malas, além de agora existir a possibilidade de levantar a base de um dos lados do banco traseiro, permitindo acomodar cargas mais altas na traseira sem precisar rebater todo o banco.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
A Honda ainda não divulgou detalhes sobre a motorização do novo Fit 2021, porém a montadora adiantou que em alguns mercados como na Europa, o Fit passará a ser equipado apenas com motorização híbrida com dois motores, estes motores prometem maior economia de combustível e performance em acelerações. Haverá ainda em alguns mercados, opções de motores a combustão, com novidades como um inédito 1.0 turbo, três cilindros, com potência na casa dos 120 ou 130 cv que deve ser usado inclusive no modelo brasileiro, além de opções mais tradicionais aspiradas como o 1.5 litro para as versões mais baratas. Mais para frente o novo Fit também deve ser equipado com uma motorização 100% elétrica, porém isso deve acontecer apenas em 2021 ou 2022.
Clique na imagem para ampliar
A Honda confirmou que a nova geração do Fit será equipado com a nova versão do pacote de segurança “Honda Sensing”, que combina itens de segurança com condução semi-autônoma, o carro contará com uma câmera frontal de alta definição e maior capacidade de visão e reconhecimento, sendo capaz além de monitorar os veículos ao redor do Fit, também detectar o caminho na estrada mesmo quando não há faixas de rolagem desenhadas ou calçadas.
Ainda dentro deste pacote de segurança o Honda Fit 2021, virá com frenagem frontal automática CMB mais evoluída, que agora funcionará também a noite, sendo capaz de detectar a presença de pedestres ou outros veículos a frente do Fit, após isso o sistema alerta ao motorista e se for necessário aplica os freios de forma automática e até mesmo faz a manobra evasiva para evitar uma colisão ou atropelamento.
Graças a nova câmera frontal o Fit também terá um novo piloto automático adaptativo que além de manter a velocidade programada, também conserva uma distância segura do veículo à frente, além de contar com uma nova função que faz o carro andar e parar de forma automática no transito das cidades, literalmente seguindo o carro da frente. Para terminar o modelo da Honda ainda terá o Lane Keep Assist, que mantem o Fit de forma automática dentro da estrada fazendo correções no volante, este recurso também tem evoluções importantes como agora poder funcionar além de estradas, também nas cidades e em estradas rurais de terra.
Clique na imagem para ampliar
A Honda nesta nova geração terá nesta 5 diferentes versões do Fit, uma para cada tipo de público e bolso, elas terão mudanças como teto pintado em preto, rodas maiores, alterações nos para-choques, além de diferentes acabamentos internos.
Clique na imagem para ampliar
Basic: Será a versão de entrada, do novo Fit, ela terá uma acabamento simples vindo com rodas em aço com calotas, detalhes sem pintura no exterior, além de uma cabine mais simples sem opções de cores.
Home: terá já uma proposta mais sofisticada, vindo com rodas de liga leve aro 15, interior com diferentes opções de cores e materiais, como bancos e painel revestidos em tecido premium, e volante revestido em couro.
Ness: Esta versão já terá uma pegada mais esportiva e luxuosa, vindo com diferentes opções de materiais para as forrações do painel, bancos e portas, além de materiais repelentes a água nos bancos e material macio ao toque no painel de instrumentos.
CROSSTAR: Esta versão terá design exclusivo, com uma proposta mais aventureira, trazendo um conjunto próprio de para-choque e grade frontal, apliques em plástico nas caixas de rodas e nas laterais, além de rack no teto e rodas aro 16. Por dentro também a versão Crosstar tem esta mesma pegada aventureira com tecido e acabamento exclusivo para os bancos, painel e portas.
Clique na imagem para ampliar
Luxe: Como o próprio nome diz, esta será a opção mais luxuosa do novo Fit, ela virá com itens como exterior com detalhes cromados e rodas de liga leve aro 16, enquanto a cabine será toda revestida em couro, trazendo bancos mais sofisticado e com revestimento texturizado e cores como marrom ou branco.
Apesar de ainda não ter divulgado fotos, pela primeira vez a Honda fará uma verdadeira versão esportiva Type R do Fit, ela terá motor turbo ainda sem potência revelada, além de suspensão e direção modificados, o visual também será exclusivo, com novos para-choques, grade, aerofólio e rodas.
Clique na imagem para ampliar
Ainda não há uma previsão oficial de quando a nova geração do Honda Fit será lançada no Brasil, porém como a Honda não demora muito para trazer suas novidades para cá, podemos supor que até o final de 2020 ou começo de 2021, o novo Fit já esteja em nossas ruas. Inicialmente ele deve desembarcar no primeiro trimestre de 2020, na Europa, Japão e Estados Unidos.
Clique na imagem para ampliar
Primeira geração 2002 até 2008:
Lançado em 2002 lá fora e em 2003 no Brasil a primeira geração do Fit fez muito sucesso, principalmente pelo seu interior amplo e versátil, na época o modelo chamava atenção por ser justamente um misto de minivan com hatchback. No Brasil ele chegou com motor 1.4 de 80 cv e mais tarde com o conhecido motor 1.5 VTEC de 105 cv, ambos movidos apenas a gasolina.
Em 2007, ainda baseado na primeira geração de 2002, o Honda Fit passou por uma leve reestilização e os seus motores passaram a ser flex.
Clique na imagem para ampliar
Segunda geração 2009 até 2013
Em 2008, já como modelo 2009 a Honda lançava mundialmente a segunda geração do Fit, o visual não mudou radicalmente, porém o carro ganhou uma nova plataforma, ficou maior e mais equipado, além disso no Brasil ganhou novos motores 1.4 e 1.5 flex, além da estreia do câmbio automático CVT.
Em 2012 a Honda fez uma pequena reestilização nesta segunda geração do Fit, que ganhou leves e sutis retoques na dianteira e na traseira, além de novos equipamentos no interior.
Terceira geração 2014 até 2019
Em 2014 a Honda lançava a terceira geração do Fit, que chegava já como modelo 2015, ele mais uma vez cresceu e ficou ainda mais espaçosos, seu estilo agora deixou de ser comportado para adotar linhas agressivas e esportivas, inspiradas no Civic. A cabine ganhou um novo painel, além de novos equipamentos como sistema multi-mídia nas versões top. No Brasil o Fit 2015 deixou de ser ofertado com o motor 1.4, restando apenas o 1.5 flexOne agora com 115 cv de potência, o câmbio era automático apenas na versão de entrada e automático CVT nas outras versões.
A ultima mudança nesta terceira geração do Fit aconteceu em 2017, o carro ganhou mudanças nos para-choques e faróis, além de novos equipamentos como controle de tração e de estabilidade de série em todas as versões, o modelo também passou a vir com faróis com LED diurnos em todas as versões.
Quarta geração 2020 …
A Honda lança no mercado exterior a quarta geração do modelo, (o carro mostrado neste post), mais uma vez com uma nova plataforma, trazendo como destaque o visual completamente diferente das gerações anteriores, além do interior muito mais luxuoso e equipado, o Fit subiu de nível em relação as gerações anteriores.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.