Esta sendo lançado no Brasil o novo Honda HR-V 2023, em sua segunda geração o SUV foi reformulado completamente, adotou um novo padrão de estilo, interior mais requintado e equipado, novas tecnologias de segurança e um novo conjunto mecânico, dotado de motorização 1.5 aspirada ou turbo, ou seja, ele evoluiu, infelizmente os preços também evoluíram, a Honda cobrará entre R$ 143.000 até R$ 185.000, o novo Honda traz acertos como o pacote de segurança Honda Sensing que será de série em todas as versões, porém há pontos polêmicos, como adaptações para baratear o carro, como a multimídia ao melhor estilo TV de tubo e a retirada de equipamentos que existem em outros mercado.
Índice desta matéria
HR-V EX Sensing 1.5L 125 cv – R$ 142.500
HR-V EX-L Sensing 1.5L 125 cv – R$ 149.990
HR-V Advance Sensing 1.5L Turbo Flex 177 cv – R$ 176.800
HR-V Touring Sensing 1.5L Turbo Flex 180 cv – R$ 184.500
Acima o novo Honda hR-V Touring 2023
A segunda geração do Honda HR-V chega ao mercado brasileiro em quatro versões, basicamente a Honda optou por manter as versões já conhecidas do seu SUV, são elas: EX, EXL, ambas equipadas com o motor 1.5 aspirado com injeção direta e 126 cv, é o mesmo bloco usado no novo City, enquanto as versões Advance e Touring são combinadas com o novo motor 1.5 turbo flex com 177 cv.
Não foi revelado se o modelo mudou de plataforma, tudo indica que não, a base permaneceu a mesma do HR-V lançado por aqui em 2015, afirmamos isso primeiro porque, a distância entre-eixos é exatamente a mesma do modelo anterior que foi lançado em 2015, são 2.61 metros, além disso, as demais medidas também não mudaram muito em relação a geração passada, o comprimento do modelo novo é de 4,34 m, apenas 1 cm mais comprido, a largura é de 1,79 m (2 cm maior) e a altura 1,59 m (1 cm menor).
Ou seja, o porte maior aparente desta nova geração do HR-V é apenas um truque visual, soluções como o capô elevado e com maior projeção para frente, a linha de cintura elevada contrastando com o teto que está mais baixo, além das caixas de rodas que ficaram maiores, dão a impressão do novo SUV ser mais maior do que realmente é, tanto é que as rodas aro 17 presentes em toda as versões, parecem pequenas para o novo HR-V 2023.
Alias aqui começa o primeiro preconceito com o consumidor brasileiro, já que no mercado externo o HR-V tem a opção de rodas maiores aro 18, aqui não, para piorar o estepe será aquele pneu fininho de uso temporário, aro 16, enquanto as rodas principais são aro 17, ou seja, seu carro vai ir devagar e desalinhado na estrada até você achar uma oficina para reparar o pneu furado.
Mas calma, as medidas internas mudaram sim, a Honda reprojetou completamente o habitáculo do HR-V 2023, ou seja, a posição do painel e dos bancos mudaram, a posição de dirigir nesta nova geração está mais alta, já que o banco do motorista fica em uma posição 1 cm mais elevada, há ainda um maior espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro, um aumento de 3,5 cm em relação ao HR-V anterior, o encosto do banco traseiro está mais inclinado, o que favorece o conforto em viagens longas, já que os passageiros vão em uma posição mais deitada.
Infelizmente aqui não há milagres, como dissemos a Honda não alterou as medidas do carro, então como conseguiram arrumar mais espaço na cabine? A resposta é simples, a Honda tirou espaço do porta-malas, a redução no espaço para as malas foi grande, passou de 437 litros do HR-V original, para apenas 354 litros neste modelo novo, com isso o Honda HR-V passa a ter um dos menores porta malas da categoria, enquanto o Hyundai Creta tem porta malas de 422 litros e o VW T-Cross tem 420 litros, (cerca de 70 litros maior que o Honda).
Mas o espaço para bagagens será um problema? Acreditamos que não ! Já que o Jeep Renegade, que tem porta-malas pequeno para um SUV, apenas 320 litros, é o líder de vendas da categoria, o problema do Honda HR-V com relação as medidas pode ser o seu preço, de forma resumida, ele é mais caro que os rivais, porém tem espaço interno menor.
Ainda falando em espaço interno, a Honda afirma que as versões mais caras com motor turbo do HR-V como a Advance foto acima, devem enfrentar modelos de categoria superior, ou seja SUVs médios, porém de forma pratica, isso não é muito racional, já que o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos tem espaço interno em um patamar superior em relação ao Honda, podemos pegar como exemplo o porta-malas do Corolla Cross que tem 440 litros, cerca de 90 litros maior em relação ao Honda.
Por dentro o novo HR-V 2023 surpreende positivamente pelo painel que tem um desenho limpo e de bom gosto, o nível do acabamento interno também subiu, todas as versões possuem uma cabine bem construida e com um bom nível de detalhamento, porém assim como na geração passada, apenas a versão top de linha Touring terá acabamento em dois tons, com bancos e forrações na cor cinza, as demais versões seguem no padrão um tanto sem graça com a cor preta predominante na cabine.
Há deslizes que incomodam no HR-V 2023, por exemplo a central multimídia, estranhamente no Brasil a Honda colocou uma central mais simples e com tela menor com 8 polegadas, enquanto no mercado externo o HR-V já traz tela de 9 polegadas, até ai ok, estamos acostumados, porém a multimídia do HR-V brasileiro parece ter sido improvisada, adaptada ao painel, possui moldura grande e exagerada, para a multimídia caber no painel a Honda optou por instalar uma caixa no topo do painel, similar as antigas TVs de turbo, algo bem diferente do modelo europeu (foto abaixo).
Não, não é exagero, compare nas fotos acima a diferença da multimídia do HR-V brasileiro com tela de 8 polegadas e uma enorme moldura, com a tela do modelo vendido na Europa, que é maior de 9 polegadas, sem bordas ao estilo “floating” sem a ridícula caixa ao fundo, (a Toyota fez o mesmo com o Corolla Cross, em seu lançamento porém corrigiu a mancada um ano depois).
Os bancos do Honda HR-V continuam com o sistema Magic Seats, ou seja, é possível modular o interior para levar cargas maiores no porta-malas, são três modos: Utility, Long e Tall.
Ainda falando nos bancos, estão mais largos e confortáveis, contam com uma nova construção e um sistema de “Estabilização Corporal”, que promete proporcionar maior conforto em viagens longas, cansando menos os ocupantes.
Para deixar a cabine mais silenciosa, a Honda refez todo o projeto acústico do carro, adotou novos materiais de absorção de ruído, além de ter aplicado espuma expansiva de poliuretano nos pontos ocos da carroceria.
Esta nova geração do Honda HR-V estreia uma série de recursos inéditos, como porta malas com abertura por gestos, basta passar o pé embaixo da tampa que ela abre ou fecha de forma elétrica, também é possível fechar a tampa com um apertar de botão, porém este recursos estará disponível apenas na versão mais cara Touring.
Infelizmente a bordo para quem gosta de tecnologia, não há grandes evoluções em relação ao que já está no mercado nos rivais, a Honda fez apenas o arroz com feijão, ou seja, uma multimídia com tela de 8 polegadas, traz Android Auto e Apple CarPlay sem fio, porém não traz nenhuma outra evolução, o painel digital está presente apenas nas versões turbo: Advance e Touring, é uma tela de apenas 7 polegadas, não é um painel 100% digital configurável como no VW T-Cross, que têm painel totalmente configurável com 10 polegadas.
Outro ponto que merece ser comentado, é que o Novo HR-V vendido no Brasil não terá teto solar, enquanto no mercado exterior o modelo é ofertado nas versões Touring e Advance com teto solar panorâmico, provavelmente por corte de custos, a Honda não oferecerá teto solar no novo HR-V brasileiro.
A melhor parte é que ao ser questionada pela falta do equipamento no HR-V brasileiro, eles colocam a culpa no próprio consumidor local, afirmando que a decisão foi tomada após pesquisas de mercado. Talvez a Honda esteja aprendendo a economizar com a Toyota, que empobreceu o Corolla Cross para o Brasil.
Alguém precisa urgentemente avisar para a Jeep retirar a opção de teto solar panorâmico do Renegade S, a Hyundai também deveria remover o equipamento que é de série nas versões mais caras do Creta, a N Line e Ultimate, assim como a Volkswagen poderia parar de oferecer teto solar panorâmico como um opcional do T-Cross Highline, já que segundo a pesquisa da Honda o consumidor brasileiro não quer este item.
A crítica revoltada não é pelo teto solar em si, mas pelo fato que este equipamento existe no HR-V no mercado internacional, como na Tailândia (foto acima) e foi retirado no Brasil, o mesmo aconteceu com a motorização híbrida que foi simplesmente ignorada para o consumidor brasileiro, enquanto no resto do mundo o HR-V tem como destaque o motor híbrido, se o carro no Brasil custasse mais barato por ser menos equipado, ok, entenderíamos, mas todos nós sabemos que esta economia não chega no bolso do cliente.
Calma, respira… Porque ainda tem mais coisas polêmicas e um tanto revoltante. A Honda afirma que o HR-V em suas versões mais baratas irá rivalizar com SUVs compactos, enquanto as opções com motor turbo irão enfrentar modelos maiores, ou seja SUVs médios…ok.
O Honda HR-V EX (R$ 143.000) e EXL (R$ 150.000), virão equipados com o mesmo motor do City, ou seja, um bloco 1.5 aspirado com injeção direta, flex, este bloco desenvolve 126 cv de potência tanto com gasolina quanto com etanol, para um torque de modestos 15,5 kgfm com gasolina ou 15,8 kgfm, se você ainda não ficou com raiva, saiba que o novo HR-V é mais fraco que o Fiat Pulse, que tem um 1.0 turbo, 3 cilindros com 130 cv e 20 kgfm de torque.
Lembrando que o antigo HR-V vinha com motor 1.8 litros de 140 cv e 17.5 kgfm de torque, são ai 14 cv mais de potência e 2,7 kgfm a mais de torque, comparado com o novo motor 1.5.
Apesar da falta de potência e principalmente a falta de torque do motor Honda 1.5 aspirado, o consumo anunciado para o novo HR-V 2023 1.5 impressiona positivamente, o Honda fará na cidade 8,8 km/l com etanol ou 12,7 km/l com gasolina, enquanto que na estrada as médias de consumo são 9,8 km/l com etanol ou 13,9 km/l na estrada. Estes dados são espetaculares, no mesmo patamar ou até superior aos rivais com motor turbo.
Comparado com o modelo anterior 1.8, o motor 1.5 se mostra muito mais econômico, o HR-V 1.8 fazia no máximo 12,3 km/l na estrada com gasolina e 7.7 km/l na cidade com etanol.
Para quem faz questão de potência, a Honda terá como opção nas versões Advance e Touring o novo motor 1.5 turbo, VTEC com injeção direta, é uma evolução do motor motor 1.5 turbo usado no HR-V Touring da geração passada, este bloco sofreu algumas atualizações e passou a ser flex.
Com as mudanças, a potência do 1.5 turbo da Honda passou a ser de 177 cv, independente do uso de etanol ou gasolina, só lembrando que na geração passada tinha 173 cv. O torque também subiu, passou de 22.4 kgfm para 24.5 kgfm.
Dados de consumo divulgados pelo Inmetro, são muito bons, claro caso se comprovem na realidade, o HR-V 1.5 turbo 2023 faz na cidade 7,9 km/l com etanol ou 11,3 km/l com gasolina, enquanto que na estrada ele roda 8,8 km/l usando etanol ou 12,6 km/l com gasolina.
Com relação a transmissão, segue o já conhecido câmbio automático do tipo CVT que simula até 7 velocidades de forma eletrônica, o câmbio é o mesmo em todas as versões, a tração é sempre 4×2 dianteira.
Comparando o novo HR-V com os rivais, percebemos que a competitividade do modelo da Honda não será muito favorável, já que o Jeep Renegade S ou Trailhawk por R$ 169.090, vem com motor 1.3 turbo de 180 cv, tração 4×4, câmbio de 9 marchas, tem os mesmo itens do pacote Honda Sensing com exceção do ACC, trazendo o Jeep exclusividades como sistema de estacionamento automático Park Assist, leitura de placas e sinais de transito e airbags para os joelhos do motorista, custando R$ 15.400 a menos em comparação com o HR-V Touring (R$ 184.500), por R$ 177.000 o Renegade vem com teto solar panorâmico inexistente no Honda.
Enquanto o Hyundai Creta Platinum por R$ 163.000, entrega motor 2.0 de 167 cv, os mesmos equipamentos do pacote Honda Sensing, além do teto solar panorâmico, custando quase R$ 20 mil a menos, enquanto o VW T-Cross Highline que por interessantes R$ 158.000 vem com motor 1.4 turbo de 150 cv e 20 kgfm de torque, ou seja, fica difícil justificar os preços de R$ 176.800 e R$ 184.500, cobrados pelas versões turbo, Advance e Touring respectivamente.
Podemos citar ainda neste comparativo o Toyota Corolla Cross XRE 2.0 de 177 cv, que é um SUV de categoria superior em tamanho ao Honda, traz praticamente os mesmos itens por R$ 172.000.
A mesma falta de competitividade fica nítida no preço cobrado pela versão mais barata HR-V EX, que custará R$ 142.500, enquanto os rivais tem versões muito mais acessíveis, como VW T-Cross Sense 1.0 turbo 128 cv (R$ 111.900), Hyundai Creta Comfort 1.0 turbo 120 cv R$ 115.790 ou o Jeep Renegade Sport R$ 130.000 que já vem com motor 1.3 turbo de 180 cv, verdade que o HR-V EX 2023 traz o pacote Honda Sensing, inexistente nos rivais em suas versões baratas, porém a lista de equipamentos do HR-V mais barato não traz nenhum outro diferencial para justificar o preço tão mais caro.
Em praticamente todos os mercado onde está sendo vendido o Novo Honda HR-V 2023, conta com versão híbrida e-HEV, que combina motor 1.5 aspirado, com outros dois motores elétricos, a potência do conjunto fica em 131 cv e 25,3 kgfm de torque, a grande vantagem é o consumo de combustível na casa dos 18 km/l na cidade, porém a Honda não trará esta versão ao Brasil.
Ah mais a versão híbrida ficaria muito cara por aqui ! Vale lembrar que o Toyota Corolla Cross tem versão híbrida no Brasil, oferecida atualmente ao preço a partir de R$ 198.290, uma diferença de apenas R$ 13.700 em relação ao HR-V Touring 1.5 turbo.
Deixando os pontos polêmicos de lado, a Honda acertou ao ofertar a versão completa do pacote Honda Sensing para todas as versões do novo HR-V brasileiro, talvez este pacote seja o grande diferencial do HR-V frente aos rivais.
Todas as versões do novo HR-V, virão com:
– Piloto automático ACC que além de manter a velocidade programada, também conserva uma distância segura do veículo que vai à frente, mesmo em baixas velocidades o HR-V é capaz de seguir o veículo à frente acelerando e freando conforme de forma automática.
– Frenagem frontal automática CMBS, aciona os freios de forma automática caso seja detectado uma possível colisão, é capaz inclusive de detectar pedestres e ciclistas à frente do veículo.
– Assistente de permanecia na faixa (LKAS), o carro lê as faixas na estrada e faz pequenas correções no volante para se manter dentro da faixa de rolagem na via, o sistema funcionará em conjunto com o RDM, que ao perceber que o carro saiu da faixa, ajusta a direção com o objeto de trazer novamente o veículo a sua rota.
– Faróis Full LED com farol alto automático – Além de vir com faróis do tipo Full LED, o novo HR-V virá de série em todas as versões com farol alto inteligente com comutação automática, ou seja, ao trafegar em uma via com farol alto acionado, o carro é capaz de detectar outro motorista no sentido contrário e baixar o farol de forma automática, ativando novamente o farol alto assim que o veículo passar.
Ainda na parte de segurança, todas as versões do Honda HR-V sairão de fábrica com seis airbags, assistente de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, e um interessante controle para decidas em pisos escorregadios, mantém a velocidade de forma automática entre 3 a 20 km/h, sem ser necessário o motorista pisar no freio ou no acelerador, permitindo que ele concentre toda a sua atenção no volante.
Porém os consumidores mais exigentes sentirão falta de sistemas de auxílio de estacionamento como o Park Assist, ou mesmo sistema de câmeras 360 graus, existente nos rivais, porém não disponível no HR-V do Brasil.
O novo HR-V é o primeiro modelo da Honda no Brasil a vir com o sistema myHonda Connect, é uma plataforma que integra serviços remotos através do smartphone do dono do veículo.
É possível por exemplo consultar os status do veículo, ligar o motor e o ar-condicionado a distância através do celular, localizar o carro através do GPS, receber alertas sobre o veículo e agendar serviços nas concessionárias, porém os serviços Honda Connect só serão ofertados nas versões mais caras Advance e Touring, sendo que algumas funções como ligar o motor a distância só estará disponível na configuração mais cara Touring.
New HR-V EX Honda SENSING (R$ 142.500)– Faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, pacote Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).
New HR-V EXL Honda SENSING (R$ 149.990)– Todos os equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts – borboletas atrás do volante, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda SENSING e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.
New HR-V Advance Turbo (R$ 176.800) – Todos os equipamentos acima e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.
New HR-V Touring Turbo (R$ 184.500) – Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas em alumínio aro 17” com design exclusivo e acabamento diamantado, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2), além de acabamento interno em dois tons com couro cinza.
Quanto à oferta de cores, o New HR-V terá opções variadas, comuns a todas as versões: a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.
A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX Honda SENSING e couro na EXL Honda SENSING. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro.
A previsão é que as vendas das versões EX e EXL ambas 1.5 aspiradas, comecem agora no mês de agosto, enquanto as versões turbo Advance e Touring só chegam as lojas a partir de outubro, mas já estão disponíveis em pré-venda.
O Honda HR-V 2023 evoluiu bastante, seu design é muito bonito, porém a não ser que você tenha gostado muito do visual ou seja fã incondicional da Honda, há deslizes chatos que deixa aquela sensação de desrespeito da marca como consumidor local, tirando o pacote Honda Sensing não há grandes atrativos no HR-V em relação aos rivais, mesmo assim a Honda jogou os valores em um patamar superior. Pensando em custo benefício, há opções melhores no mercado em relação ao novo HR-V.
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CAROS. NÃO HÁ OUTRA SOLUÇÃO: NÃO COMPREM E LOGO APARECERÃO OS DESCONTOS INEVITÁVEIS. ÓTIMAS E ISENTAS AS CONSIDERAÇÕES DO "ENCONTRAMOSCARROS". PARABENS.
Precisamos sermos mais exigentes pois lá fora e tudo no último nível se não não entra aqui enquanto tivermos com esse complexo de inferioridade só vai vim isto pra nós não comprem essa porcaria de carro
$150.000,00 num veículo com motor 1.5 aspirado???? Isso lembra a grande estratégia da Hyundai com o i35 e motor do HB20
Nunca cogitei comprar um Renegade por causa do porta malas pequeno e motor fraco. Avacalharam o que o HR-V tinha de bom e agora ele concorre com o Renegade (o modelo antigo).
Decepcionado com esse carro.
Eu já desisti, midia xing ling acabamento de tv de tudo, rodinhas pequenas pintadas, motorzinho fraco, só vale se vier a no maximo 145k a EXL, pois Creta NLine 30 vezes mais completo por 159k é melhor ou Renegade Longitude tb é superior, rodas 18, mídia top, painel digital, bancos em couro, motor potente etc, já as turbo que seria minha escolha já desisti, prefiro ir num Compass Longitude, muito mais carro ou mesmo a limited, que dá uma surra nessa HRV e custa praticamente o mesmo, estava aguardando este lançamento e me decepcionei,adeus Honda depois de 4:carros da marca
Eu já desisti, midia xing ling acabamento de tv de tudo, rodinhas pequenas pintadas, motorzinho fraco, só vale se vier a no maximo 145k a EXL, pois Creta NLine 30 vezes mais completo por 159k é melhor ou Renegade Longitude tb é superior, rodas 18, mídia top, painel digital, bancos em couro, motor potente etc, já as turbo que seria minha escolha já desisti, prefiro ir num Compass Longitude, muito mais carro ou mesmo a limited, que dá uma surra nessa HRV e custa praticamente o mesmo, estava aguardando este lançamento e me decepcionei,adeus Honda depois de 4:carros da marca