Os fãs da Honda no Brasil podem comemorar, a nova geração do HR-V já está em solo brasileiro, o modelo já roda em testes de adaptação ao nosso mercado. O Novo Honda HR-V 2023 terá detalhes exclusivos para o Brasil, ao começar pelo visual, que terá elementos próprios para o nosso mercado, além dos motores, que também serão exclusivos em relação ao resto do mundo.
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Como é possível ver no flagra (foto abaixo), publicado pelo site Autos Segredos, a dianteira do Honda HR-V 2023 brasileiro será própria para o nosso mercado, a grade e o para-choque terão visual mais de acordo com o gosto do consumidor local, o modelo terá um estilo mais agressivo e esportivo em relação ao vendido no Japão e na Europa (foto acima), porém de resto tudo será igual ao HR-V internacional.
Agora vamos a uma notícia que é boa e má ao mesmo tempo, boa por que o novo HR-V não deve encarecer muito em relação ao antigo e má porque o SUV no Brasil será menos tecnológico, estamos falando da motorização.
O Brasil por enquanto será o primeiro lugar no mundo onde o novo HR-V 2023 não terá opção híbrida. Na Europa e Ásia, o modelo dispõe de uma moderna motorização híbrida de alta potência chamada de e:HEV, que combina o motor 1.5 a gasolina, aspirado com 107 cv de potência, com um motor elétrico de 96 kW (131 cv), sendo que o carro pode rodar tanto com o motor a gasolina, quanto com o motor elétrico ou com ambos funcionando ao mesmo tempo.
É uma tecnologia super moderna desenvolvida pela Honda, que garante um consumo de até 25 km/l na cidade e não é necessário recarregar as baterias do motor elétrico, elas são recarregadas pelo motor a gasolina e pela energia gerada pelos freios durante as frenagens.
No Brasil, o modelo seguirá uma linha mais tradicional e barata em termos de conjunto motriz, a versão híbrida vendida na Europa e na Ásia é bastante cara, o que colocaria o HR-V híbrido no Brasil em um patamar de mercado muito superior ao que HR-V ocupa atualmente, em outras palavras, o carro ficaria muito caro para a maioria dos brasileiros e acima dos rivais da categoria.
No Reino Unido, o novo HR-V híbrido parte de 27.960 libras, algo em torno dos R$ 185.000, alcançando na versão mais completa 32.660 libras (R$ 213.000), só lembrando que atualmente (fevereiro 2022) o HR-V é encontrado nas lojas do Brasil com preços entre R$ 114.100 até R$ 159.500.
A Honda no Brasil optará por usar no novo HR-V 2023, o motor 1.5 flex com injeção direta de combustível do Novo City, este bloco desenvolve até 125 cv, lembrando que atualmente o HR-V na maioria das suas versões usa o 1.8 aspirado de 140 cv, uma diferença boa na potência, porém o bloco 1.5 é muito mais econômico em relação ao atual 1.8.
Enquanto que a versão top de linha Touring, manterá o motor atual usado pela HR-V, ou seja, o 1.5 turbo, porém este motor também terá novidades, passará a ser flex, ou seja, sua potência com etanol deve subir dos 173 cv atuais para algo em torno dos 180 cv a 183 cv, rivalizando assim diretamente com o Jeep Renegade, que usa motor 1.3 turbo de 185 cv, lembrando que o Brasil será o primeiro país no mundo que terá o novo HR-V com motor 1.5 turbo.
A cabine terá o mesmo desenho e acabamento do modelo japonês e europeu (que você está vendo nas fotos), houve um salto gigante no design e no acabamento que subiram de nível.
Porém a diferença aqui será a lista de equipamentos, acreditamos que mais uma vez para manter o preço mais competitivo, a Honda deva enxugar a quantidade de equipamentos das versões mais baratas, deixando os melhores itens restritos apenas para as versões mais caras, um exemplo deve ser o sistema de condução semiautônoma Honda Sensing, que lá fora vem de série em todas as versões, e aqui deve vir apenas na opção mais cara Touring, ele agrega ao HR-V itens como piloto automático adaptativo, frenagem frontal automática, detecção de pontos cegos, câmera lateral, alerta de saída de faixa e auxílio para manter o carro dentro da faixa na estrada, além de farol alto inteligente com ajuste automático de altura e que não ofusca os outros motoristas.
Mesmo assim haverá uma evolução robusta em termos de equipamentos no HR-V 2023, ele terá itens como sistema multimídia com tela de 9 polegadas internet e funções remotas via smartphone, ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, sistema keyless com partida do motor por botão, seis airbags, freio de estacionamento com acionamento por botão, direção elétrica, auxílio para partidas em subidas e para descidas, controles de tração e de estabilidade, sistema Start/Stop, faróis Full LED com acendimento automático, lanterna traseira em LED, além de três modos de condução: ECO/Sport/Normal e rodas em liga leve aro 16.
As versões mais caras agregarão ainda itens como teto panorâmico em vidro, bancos em couro com diferentes tipos de tecido, banco do motorista com ajustes elétricos, espelhos externos com rebatimento automático, rodas maiores aro 18, painel parcialmente digital com tela colorida configurável de 7 polegadas, carregador wireless para smartphones, faróis de neblina inteligentes em LED com piscas integrados de acionamento sequencial, porta-malas com sistema de abertura e fechamento por gestos, além de rack no teto e teto pintado em preto brilhante.
Ao contrário do que era esperado, devido as proporções bastante diferentes da nova carroceria comparada com a antiga, esta nova geração do Honda HR-V mantêm praticamente as mesmas dimensões da primeira geração lançada em 2015, ou seja, o espaço interno será praticamente o mesmo, o HR-V 2023 mede 4.34 m de comprimento, 1.79 m de largura, tem altura de 1.59 m, sendo que a distância entre eixos é de 2.61 metros.
Apesar de parecer maior, o novo Honda HR-V (foto abaixo), tem praticamente o mesmo tamanho do modelo antigo (foto acima)
Comparado o HR-V atual, o novo modelo é apenas 1 cm mais comprido, 2 cm mais largo e 1 cm mais baixo, a distância entre eixos é exatamente a mesma, apesar de não confirmado pela Honda, tudo indica que a plataforma seja a mesma da geração passada, afirmamos isso devido a distância entre eixos ser exatamente a mesma do HR-V lançado em 2015.
Verdade é que nas fotos o modelo novo engana, devido ao desenho mais robusto da carroceria, principalmente pelo conjunto dianteiro mais alto e alongado, o Novo HR-V aparenta ser maior que o modelo anterior, mas não é. Um exemplo disso é o porta-malas, que aparentemente ficou menor neste novo modelo, ele é anunciado tendo apenas 335 litros (versão híbrida), contra 393 litros do HR-V atual.
O Brasil será o primeiro mercado das Américas a receber o novo Honda HR-V 2023, por enquanto o modelo só está sendo vendido na Ásia e na Europa, a previsão é que o seu lançamento ocorra entre junho ou julho por aqui, após isso ele entrará em pré-venda e no mais tardar estará na lojas em agosto (2022).
Um detalhe curioso, é que nos EUA o novo SUV da Honda deve demorar um pouco mais para ser lançado, estreia apenas no início de 2023, já que por lá a Honda fará um HR-V com uma carroceria completamente diferente do resto do mundo.
Esperamos que a Honda suba pouco os preços em relação aos praticados atualmente, já que é um modelo novo e mais equipado, a versão mais barata EX com motor 1.5 de 125 cv, deve partir da casa dos R$ 130.000, enquanto a mais cara Touring 1.5 turbo deva custar em torno dos R$ 170.000.
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Nessa versão 1.5 eu acredito que não terá um bom desempenho na estrada, na cidade a honda preve 25Km/litro. mas não comenta qual o desempenho na estrada.
Pois é amigo, estes consumo superior a 20 km/l do motor 1.5 aspirado não deve se repetir no Brasil por dois motivos, por ele ser Flex no Brasil, ou seja, convertido para rodar com etanol, isso rouba consumo da gasolina, além do fato da gasolina brasileira contar com quase 30% de etanol em sua composição, o que diminui sua eficiência.
O mesmo aconteceu com o City 1.5, que na Tailândia dizem que chega a fazer 23 km com 1 litro de gasolina, e aqui no Brasil faz 15 km/l no máximo.
Abraço