A Hyundai-CAOA demorou tanto tempo para lançar a nova geração do Azera no Brasil, que o sedan que chegou recentemente já ficou envelhecido, (a atual geração foi apresentado no início de 2017, porém só chegou ao mercado brasileiro em junho de 2019 com preço assustador de R$ 270.000). Tanto é que Hyundai acaba de revelar oficialmente na Coreia do Sul (onde o sedan é vendido com o nome de Grandeur) uma nova geração do Azera, já como modelo 2021, a plástica foi robusta e polêmica, inclui uma série de mudanças, sobretudo na dianteira, que foi inteiramente redesenhada e no interior que agora traz ainda mais luxo e novos equipamentos.
Índice desta matéria
Design polêmico do novo Hyundai Azera…
A Hyundai ainda está meio em dúvida sobre qual é a proposta real de estilo do Azera, enquanto o modelo duas gerações atrás, que foi vendido no Brasil e fez um enorme sucesso, apostava em um design bonito e fluído (leia sobre aqui sobre o Azera 2011), passou na geração de 2017, a ser um sedan maior e mais sóbrio, com um visual um tanto sem graça, agora a Hyundai parece ter voltado atrás e deixou o Azera novamente ousado e chamativo, porém será que eles não exageraram na dose ? Este estilo polêmico também deve ser estendido para futuros lançamentos da marca, como a nova geração do Tucson.
O Novo Azera 2021 é um daqueles carros que deve dividem opiniões nas ruas, do tipo ame ou odeie. A grade frontal ficou maior e mais robusta, traz um chamativo acabamento com losangos cromados de diferentes tamanhos, que simula um efeito de profundidade na grade, inclusive alguns destes pontos cromados se acendem, enquanto que os faróis estão menores e mais finos, contam com iluminação do tipo Full-LEDs, além de agora serem integrados a grade, o pacote de atualização visual do novo Azera 2021 inclui ainda um novo capô e um para-choque mais limpo e envolvente com detalhes cromados (foto acima).
A Hyundai fez mudanças profundas no Azera 2021, reprojetou as janelas e as colunas traseiras, deixando o sedan com um perfil mais sofisticado e elegante (repare na foto acima). Ainda na traseira, o destaque fica por conta das novas lanternas em 3D com LED, elas cortam o carro de um lado ao outro, atravessando toda a tampa do porta-malas, conferindo um visual muito interessante, que contrasta com o estilo espalhafatoso e exagerado da dianteira. Destaque ainda para o sistema de escape, agora com quatro saídas integradas ao para-choque.
Sua carroceria ganhou novas dimensões, o Hyundai Azera 2021 é consideravelmente maior, o comprimento aumentou 6 cm, passando agora para 4.99 metros, a largura do sedan foi ampliada em 1 cm e a distância entre-eixos foi aumentada em 4 cm, sendo agora de 2.88 metros, o que deve aumentar ainda mais o espaço interno, principalmente no banco traseiro.
Interior do novo Hyundai Azera 2021 surpreende
Por dentro o novo Hyundai Azera 2021 surpreende, a cabine foi toda redesenhada, apresenta um painel muito mais luxuoso e moderno, a principal diferença em relação ao modelo anterior são as saídas de ar que agora ficam em uma faixa central no painel, além do novo quadro de instrumento totalmente digital com monitor de 12.3 polegadas e que pode ser customizado de acordo com a preferência do motorista, ele será integrado com uma nova central multimídia de última geração, com tela touchscreen de 10 polegadas, além de ter comandos por voz , conectividade com a internet e smartphones. É a mesma solução visual e tecnológica que a Mercedes Benz usa em seus sedans mais caros, como o Classe S e Classe E.
Ainda no interior do novo Hyundai Azera 2021, há uma terceira tela touch screen localizada mais abaixo, próxima ao console central, usada pela primeira vez em um Hyundai, ela abriga os comandos do sistema de ar e ajustes de conforto do veículo, como a temperatura dos bancos, outra novidade é a ausência da alavanca de câmbio, como o Azera usa um câmbio automático de acionamento eletrônico, sem cabos, a alavanca de câmbio foi retirada, no lugar a Hyundai colocou apenas três botões: P, D e R. Se é algo pratico ou durável acionar o câmbio por meio de botões, somente o tempo irá mostrar.
Outras montadoras como a Land Rover e a Jaguar também já fizeram esta modificação, no caso substituindo a alavanca de câmbio por um seletor giratório em modelos como Evoque e XE, porém voltaram atrás pela falta de praticidade, colocaram a alavanca de câmbio novamente de volta.
Assim como ocorreu no visual externo, o interior do Novo Hyundai Azera se aproximou do Novo Sonata. A cabine do sedan agora é toda forrada com materiais nobres como couro Nappa, inclusive o painel traz revestimentos em duas tonalidades de couro, além de apliques em Black Piano e detalhes em alumínio. Uma das novidades da linha 2021 do Hyundai Azera é a iluminação ambiente por LEDs, que pode ser configurada de acordo com o humor do motorista, há diversas opções de cores, além disso, a montadora coreana diz ter refeito o isolamento acústico do Azera, além de instalar um vidro traseiro mais grosso, visando diminuir os ruídos internos.
Novos motores do Hyundai Azera 2021
Em termos de motores, o novo Hyundai Azera 2021 terá nada menos do que cinco opções, incluindo uma inédita variante híbrida. A gama começa com um bloco 2.5L, 4 cilindros, aspirado capaz de entregar 198 CV de potência e 25.3 kgfm de torque. Já a versão intermediária trará um potente, 3.3L, V6 turbo de 290 CV, enquanto a top de linha virá com um moderno 2.5, 4 cilindros, turbo de bons 306 CV com um sistema de injeção de combustível direta e indireta. Em alguns mercados como na Coréia do Sul, o novo Hyundai Azera terá ainda uma variante movida a gás natural GNV, equipada com um motor 3.0 V6 de 290 cv.
Há ainda uma variante híbrida, impulsionado por um motor 2.4L Turbo a gasolina de 200 CV de potência e 21 kgfm de torque. Esse motor trabalhará em parceria com um pequeno bloco elétrico, ainda sem potência revelada, que garantirá um consumo de combustível muito baixo para um sedan de luxo com 5 metros de comprimento, o Azera híbrido fará 16.2 km por litro na cidade ou estrada. O câmbio independente da motorização será sempre automático de oito marchas e a tração segue sendo apenas dianteira.
Nas lojas em…
Como a terceira geração do Azera acabou de ser lançada no Brasil e além disso por se tratar de um carro de nicho, custando quase R$ 300.000, por aqui essa versão renovada do Azera ainda deve demorar um bom tempo para dar as caras no Brasil provavelmente não chegue antes de 2021, já na Coreia em em diversos mercados, como EUA, o Novo Hyundai Azera deve começar a ser vendido nos primeiros meses de 2020, já como modelo 2021.
Respostas de 3
Tenho um 2013, também estou ansioso pelo novo modelo em minha Garagem
Ari
Tenho um 2015 e sou apaixonado no carro.. estou sonhando com o 2021 na minha garagem
CARRO MUITO BEM REDESENHADO, COM AS LINHAS FUTURISTAS SE ADEQUANDO AO DESIGNE DA CARROCERIA………..DESTACA-SE ENTRE OS SEDANS DO SEU PORTE……….