Este é o novo Hyundai Azera 2024 (conhecido como Hyundai Grandeur na Coreia do Sul), primeiramente esqueça todo o parentesco com os antigos Azeras vendidos aqui no Brasil, nesta nova geração, a Hyundai optou por colocar o sedan em outro patamar de mercado, o modelo surge com visual completamente inédito e futurista, além de uma cabine digna de fazer inveja a modelos da Mercedes, Audi e BMW.
Índice desta matéria
A atual geração do Azera nas lojas na Coreia é a sexta do sedan, lançada em 2016 e reestilizada no final de 2019 (foto abaixo), esta não foi um sucesso de público, sequer chegou a ser vendida no Brasil, além de também ter saído de mercados importantes, como na Europa e Estados Unidos.
Acima o atual Hyundai Azera de sexta geração, lançado no início de 2020, seu visual criou uma certa polêmica, não chegou a ser vendido no Brasil
Lembrando que no Brasil, tivemos o Hyundai Azera em sua quarta geração (2006 até 2011) e quinta geração (2011 até 2016), alias fazendo bastante sucesso, a sexta geração até veio, porém em um lote limitado de poucas unidades, importadas pela CAOA em junho de 2019.
Querendo trazer o sedan de volta a popularidade, a Hyundai reprojetou completamente o Azera 2023, o seu design é tão avançado, que parece que o salto em comparação com a geração passada foi de uns 10 anos, quando na verdade fazem somente três anos da última reestilização, alias está será a terceira grande mudança que o Azera sofre em 6 anos.
Na dianteira, há um barra em LED que fica embutida na carroceria acima da grade, e por falar na grade, ela ficou gigante e tem estilo quadrado, ocupando praticamente toda a parte frontal do carro, ela tem acabamento feito todo em metal cromado com um efeito 3D de profundidade muito bacana, enquanto os faróis principais, ficam agora em duas caixas cromadas, que abrigam dois canhões em LED em cada lado do novo Azera.
De perfil as proporções da carroceria lembram bastante os modelos da marca nobre da Hyundai, a Genesis, além dos antigos sedans da década de 1960, com capô longo e traseira curta.
Os vidros laterais das portas, conferem a impressão de serem colados na carroceria, formando uma peça única, enquanto a coluna traseira é bastante larga, se estendendo até a tampa do porta-malas.
Outro detalhe bacana, são as maçanetas das portas, assim como no Land Rover Velar, elas são elétricas e ficam embutidas dentro da carroceria, se projetam para fora assim que o motorista se aproxima com a chave no bolso.
Por fim na traseira, a Hyundai adotou um estilo elegante e limpo, no lugar de lanternas tradicionais, há apenas uma estreita barra em LED que atravessa o novo Azera 2023 de um lado ao outro.
Assim como no exterior, o interior do Novo Hyundai Azera 2023 também chama bastante atenção, a cabine é rica em detalhes, tem desenho limpo, note que não há alavanca de câmbio, os comandos das marchas agora estão no volante, há muito couro nobre Nappa, além de materiais como alumínio, madeira e Black Piano, a cabine apesar de luxuosa é ecológica, há uma grande quantidade de materiais sustentáveis, inclusive nas forrações das portas e dos bancos.
Destaque ainda para o sistema de iluminação em LED com cores e intensidade configuráveis que rodeia os ocupantes, a cabine do sedan da Hyundai não fica devendo em nada para os rivais famosos da Alemanha, como BMW, Audi e Mercedes Benz.
Seguindo o estilo das rivais alemãs Mercedes e BMW, o painel do Hyundai conta com duas telas interligadas em uma peça só, unindo o quadro de instrumentos com a central multimídia, há ainda uma terceira tela posicionada mais abaixo próxima ao console, que controla o ar-condicionado que alias tem de série três zonas individuais de temperatura, sendo duas dianteiras e uma traseira.
No banco traseiro, os passageiros tem a disposição, um comando próprio embutido no descansa braço central para controle do ar condicionado e ajuste de temperatura dos bancos, destaque ainda para o teto solar panorâmico, que cobre até o banco traseiro.
Na parte mecânica, ainda não há confirmação por parte da Hyundai sobre os motores, porém tudo indica que o novo Hyundai Azera 2023 emprestará os mesmos motores do novo Kia K8, ou seja, começando pelo bloco 2.5, 4 cilindros, aspirado com cerca de 198 cv de potência e 25 kgfm de torque, além de um potente 3.5 V6, com 300 cv e 36 kgfm de torque, presente na versão mais cara.
Sendo que a versão V6 será a única a ter opção de tração 4×4, enquanto as demais tem tração dianteira, o câmbio tanto na versão 4 cilindros, quanto na V6 é sempre automático de 8 marchas.
Mais pra frente, a Hyundai deve lançar o Azera Hybrid com motorização híbrida do tipo plug-in, ou seja, que pode ser recarregada na tomada, ele combinará motor 1.6 turbo, 4 cilindros, com um motor elétrico, a potência combinada será de 230 cv para um torque de 35 kgfm, tendo consumo superior a 18 km/l.
Apesar de estar sendo revelado agora em outubro de 2022, ainda vai demorar um bom tempo para que o novo Hyundai Azera chegue as revendas, sua comercialização na Coreia do Sul começa apenas em 2023, enquanto no resto do mundo apenas no segundo semestre de 2023, já como Hyundai Azera 2024.
Lembrando que ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil, atualmente a Hyundai não comercializa mais o Azera no país, o ultimo lote chegou ao Brasil em 2019, na época com preço de R$ 290.000.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários