O lançamento mais importante da Hyundai no Brasil nos últimos anos acaba de ser revelado oficialmente, foi apresentado nesta quarta-feira (25 de agosto) o Novo Hyundai Creta 2022, totalmente reestilizado, o SUV que tem produção nacional, adotou o mesmo visual do Creta vendido no mercado exterior desde 2019, disponível em quatro versões o Creta 2022 chega as lojas com preços que vão de R$ 107.490 até R$ 147.000. Sua pré-venda começa já amanha, porém o novo Creta só começa a ser entregue a partir de dezembro.
Índice desta matéria
Preços do novo Hyundai Creta 2022:
Creta Comfort 1.0 Turbo – R$ 107.490
Creta Limited 1.0 Turbo – R$ 120.490
Creta Platinum 1.0 Turbo – R$ 135.490
Creta Ultimate 2.0 – R$ 146.990
Design do novo Creta 2022 deve dividir opiniões…
Em sua nova geração, o Hyundai Creta 2022 brasileiro adotou o mesmo visual do Creta vendido lá fora, que já havia sido lançado há alguns anos em mercados como Índia e China, o modelo brasileiro traz apenas alguns poucos diferenciais exclusivos como o estilo da grade frontal, mais sofisticada e de acordo com os recentes lançamentos mundiais da marca, um para-choque com visual próprio para o Brasil e estilo mais agressivo, além das rodas que também serão próprias para o nosso mercado.
Porém no geral o novo Creta nacional é o mesmo carro lançado pela Hyundai lá fora em 2019. É um estilo completamente diferente do modelo anterior e bastante polêmico, que assim como aconteceu no resto do mundo, promete também no Brasil dar o que falar e dividir opiniões e gostos.
Demorou para chegar ao Brasil?
A Hyundai demorou quase 2 anos para trazer o Creta ao Brasil, tanto é que o design do modelo já deve mudar na Índia e na China, neste países o SUV deve em 2022 sofrer sua primeira reestilização, ganhando um estilo com influência no design novo Tucson.
Logo de cara, o novo Hyundai Creta chama bastante atenção pela ampla grade frontal e também pelo estilo arrojado dos farois, que são dividido em dois segmentos distintos, tendo faróis do tipo Full LED na versão mais cara.
De perfil, o SUV da Hyundai conta com porte bem mais robusto em relação a geração anterior. Já a traseira é igualmente polêmica a dianteira, o destaque fica por conta do conjunto das lanternas que é pouco harmonioso, sendo também divididos em dois grupos, tendo iluminação completa por LEDs.
O Creta 2022 brasileiro vem com acabamento em prata na coluna C, enquanto as rodas serão de liga leve aro 16 nas versões mais baratas, 17 polegadas nas opções intermediárias, chegando a 18 polegadas com acabamento diamantado na versão top de linha.
Certamente vai ter muita gente que vai adorar o novo visual do Hyundai Creta, porém possivelmente a maioria deve estranhar, pelos menos inicialmente, as novas linhas exóticas do SUV, já que ele mudou 100% em relação a primeira geração, que foi muito bem em vendas no Brasil justamente por ter um design equilibrado e fácil de agradar a diferentes tipos de público.
Apesar da plataforma ser a mesma o Creta cresceu…
Alguns não consideram o Novo Hyundai Creta 2022 uma nova geração em si, já que a plataforma continua sendo a mesma do modelo original lançado em 2016, que vale lembrar também é uma variante da base do HB20, apesar de não parecer.
Porém a Hyundai realizou mudanças profundas na carroceria do Creta 2022, o novo modelo mede 4.30 m de comprimento, por 1.79 m de largura e 1.63 m de altura, seu entre-eixos fica em 2.61 metros, enquanto o porta-malas é de 422 litros.
Comparado com o Creta original, o comprimento aumentou em 3 cm, a largura aumentou 1 cm, e a altura do teto foi reduzida em 1 cm, porém o aumento mais importante está na distância entre-eixos que foi ampliada em 3 cm, aumentando o espaço interno no banco traseiro, porém curiosamente o espaço no porta-malas ficou cerca de 10 litros menor, antes era de 431 litros, agora para em 422 litros.
Interior do novo Creta 2022
Se por fora o Novo Hyundai Creta 2022 promete dividir opiniões pelo seu design, o mesmo não se pode dizer do seu interior, a cabine foi inteiramente renovada trazendo um acabamento muito mais moderno e bonito aos olhos, além de um conteúdo tecnológico mais avançado.
Podemos dizer que por dentro o Creta mudou da água por vinho. Sua nova arquitetura é inspirada nos carros mais modernos da Hyundai, destaque para o novo volante e para a tela grande do sistema multimídia BlueNav que agora tem 10.25 polegadas, a peça conta também com GPS nativo, porém a conectividade com os smartphones ainda é feita por cabo.
O Novo Creta 2022 também conta com inovações como um novo painel digital de 7 polegadas, além de um acabamento mais sofisticado no painel, portas e nos bancos, em todas as versões o painel virá revestido em material macio ao toque, uma espécie de couro, enquanto as versões mais caras terão ainda acabamento em dois tons, com partes na cor marrom ou bege.
O Novo Hyundai Creta 2022 também ficou mais equipado, o modelo agora pode vir com teto solar panorâmico, além de contar com uma inovadora câmera 360 graus que ajuda a eliminar os pontos cegos ao redor do carro na hora de estacionar. Novidade também são os diferentes modos de condução: Smart, Eco, Normal e Sport, que alteram por exemplo a resposta do motor e as trocas de marchas.
Entre os equipamentos de série da versão mais cara Ultimate estão itens como: Ar condicionado digital automático, câmeras 360 graus, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos em couro em dois tons, luzes totalmente em LED, borboletas atrás do volante para as trocas de marchas e o teto solar panorâmico, porém infelizmente o preço desta versão já alcança próximo dos R$ 150 mil, cerca de R$ 30 mil mais caro que o preço mais alto do modelo antigo, uma baita diferença, que custava em torno dos R$ 117 mil.
Creta pode vir com condução semi-autonoma…
Há ainda o pacote SmartSense, que oferece itens itens como direção semi-autonôma, composto por frenagem de emergência automática com detector de risco de colisão e pedestres, piloto automático adaptativo que mantem uma distância segura do veículo à frente, além de sensores que mantém o carro dentro das faixas de rodagem na estrada, fazendo pequenas correções no volante, além de farol alto adaptativo que se ajusta a luminosidade do ambiente e não ofusca os outros motoristas, o pacote SmartSense traz até mesmo detector de cansaço do motorista. Lembrando que o Novo Creta é um dos primeiros carros da categoria a contar com este pacote completo.
Motor 1.0 turbo na maioria das versões do Novo Creta…
Ao todo o Novo Hyundai Creta 2022 contará com quatro versões de acabamento: Comfort, Limited, Platinum e Ultimate, sendo em todas elas com exceção da top de linha (Ultimate) o SUV equipado com o novo motor 1.0L Turbo GDI, o bloco desenvolve 120 CV de potência, tanto com gasolina quanto com etanol, já o torque é de 17.5 kgfm, também independente do combustível usado.
Desempenho do 1.0 no Creta agrada
Apesar de ser 1.0L o Novo Hyundai Creta 2022 tem um bom desempenho, segundo dados de fábrica ele acelera de 0 a 100 km/h em 11.5 segundos e pode atingir velocidade máxima de 180 km/h.
Apesar de não ter claro um desempenho de carro esportivo, o novo motor 1.0 do Creta 2022 tem como seu ponto forte, o consumo de combustível, de acordo com a Hyundai ele roda 11,6 km/l na cidade com gasolina, já na estrada os números ficam em bons 14.4 km/l. Porém este motor parece não conversar muito bem com etanol, já que com o combustível vegetal os números pioram bastante, ficam em 8.2 km/l na cidade e apenas 8.7 km/l na estrada.
Motor 2.0 foi atualizado…
Quem busca algo mais potente, terá que optar pelo motor 2.0L 16V SmartStream, que será exclusivo da versão top de linha Ultimate e custa salgados R$ 147.000. Este motor já era usado no antigo Creta, ele manteve os 157 CV de potência com gasolina ou 167 CV com etanol, já o torque segue sendo de 19.2 kgfm com gasolina ou 20.6 kgfm com etanol.
O Creta 2022 com motor 2.0L é muito mais esperto do que o 1.0, vai de 0 a 100 km/h em 9.3 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h.
Consumo novo Creta 2.0
Um detalhe importante é que a Hyundai realizou melhorias no 2.0 SmartStream, o bloco de acordo com a fabricante ficou até 8% mais econômico, o consumo que era bastante criticado no modelo anterior foi melhorado consideravelmente, agora o Creta 2.0 faz 7.7 km/l na cidade ou 8.7 km/l na estrada com etanol no tanque. Enquanto com gasolina ele faz 10.9 km/l (cidade) ou 12.4 km/l (estrada).
Lembrando que todas as versões do novo Creta virão equipadas com uma transmissão automática de seis velocidades, pelo menos por enquanto não haverá Creta manual.
Para encerrar vamos conhecer em detalhes o conjunto de equipamentos de cada versão do Novo Hyundai Creta 2022.
Novo Creta 2022 – Versões, equipamentos e preços
Creta Comfort 1.0 turbo – R$ 104.490
O posto de versão de entrada do novo Hyundai Creta fica por conta da Comfort, com preço de R$ 107.490, ela vem de série equipado com itens como ar condicionado manual, direção elétrica, vidros elétrico dianteiros e traseiros, retrovisores externos com ajustes elétricos, controle de velocidade de cruzeiro, controles de estabilidade e de tração, assistente de partidas em ladeiras, cluster digital de 3.5 polegadas, rodas em liga leve aro 16, faróis de neblina, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. A central multimídia conta com oito polegadas e já tem conectividade total com smartphones, via Android Auto ou Apple CarPlay.
Creta Limited 1.0 turbo – R$ 120.490
Já a versão Creta Limited – R$ 120.490 (foto abaixo), já adiciona itens como ar condicionado digital automático, paddle shifters acoplados atrás do volante, painel digital de 7 polegadas, retrovisores com rebatimento automático, sistema keyless com botão de partida do motor e destravamento das portas por aproximação sem o uso da chave. A multimídia segue tendo tela de oito polegadas.
Ainda na versão Limited, a grade frontal já conta com um acabamento mais sofisticado cromado e as rodas são aro 17 com acabamento diamantado.
Creta Platinum 1.0 turbo – R$ 135.490
O novo Creta Platinum sai por não tão baratos R$ 135.490, porém já adiciona itens interessantes como freio de estacionamento eletrônico com sistema auto-hold que aplica o freio de estacionamento de forma automática, sistema de câmeras 360 graus, teto solar panorâmico, bancos forrados com couro marrom, luzes de LED para a segunda fileira de bancos.
A central multimídia do Creta Platinum já conta com 10.25 polegadas. As rodas são de 17 polegadas, outro diferencial é sistema de monitoramento de ponto cego.
Creta Ultimate 2.0 – R$ 146.990
Por fim a versão top de linha do novo Hyundai Creta 2022, a Ultimate (fotos acima e abaixo) custa salgados R$ 146.990, além dos itens das outras versões mais baratas, adiciona itens como farol full LED adaptativo, piloto automático adaptativo ACC, lanterna traseira em LED.
Bancos forrados com material sintético em dois tons, na cor bege e marrom, painel com revestimento na cor bege, além de rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento em dois tons (diamantado e em preto brilhante), outro diferencial desta versão é o teto pintado em preto brilhante. A multimídia é a mesma da versão Platinum.