Após quatro anos no mercado brasileiro, o Hyundai Creta está preste a mudar, a Hyundai prepara para o próximo ano o lançamento no Brasil da nova geração do SUV, segundo várias revistas especializadas, e informações apuradas por nós em fontes ligadas a Hyundai, o Novo Creta vendido no Brasil terá um visual muito próximo ao do novo Creta lançado na Índia e também lançado na Ásia no último ano (mostrado nas imagens deste post) e que traz um visual bastante moderno e um tanto polêmico.
Índice desta matéria
Apesar das proporções da carroceria lembrarem um pouco o Creta atual, não se engane tratasse de fato de uma geração totalmente nova, o novo Creta é construído sobre uma nova plataforma, a mesma do Kia Seltos, SUV que também deve chegar ao Brasil no próximo ano.
Em relação ao Creta atual, a nova geração será maior, o comprimento será 3 cm mais comprido, alcançando 4.30 metros, a largura aumentou 1 cm, passando para 1,79 m, já a altura seguiu na direção contrária o novo carro deve ser mais baixo 1 cm, passando para 1,63 m, outro aumento importante nas dimensões será a distância entre-eixos, que aumentará 2 cm em relação ao Creta atual, passando para 2,61 metros, com isso haverá um ganho no espaço interno, principalmente no banco traseiro, enquanto o porta malas permaneceu praticamente com o mesmo espaço, passou de 431 para 433 litros.
Um detalhe importante é que apesar de ter ficado maior, o novo Hyundai Creta 2022 será muito mais leve que o modelo atual, seu peso deve baixar dos 1400 kg para cerca de 1200 kg, graças ao uso maior de materiais leves como alumínio, e também da plataforma mais moderna, fato que também deve melhorar significativamente o desempenho do carro, principalmente em acelerações e assim como em curvas, o peso mais leve também deve beneficiar o consumo de combustível, que será menor neste novo modelo.
Visualmente, o Creta ficará muito mais agressivo e chamativo, seu visual será inspirado no SUV Palisade, modelo top de linha da Hyundai, a dianteira é monopolizada pela exagerada grade cromada em formato de boca de peixe, também chama bastante atenção o estilo diferente dos faróis, que serão agora divididos em três partes, faróis diurnos em LED mais acima, faróis principais opcionalmente Full LED mais abaixo, e os faróis de neblina junto com as setas mais abaixo na parte inferior do para-choque.
De perfil o novo Hyundai Creta 2022 será mais robusto, ganhando caixas de rodas mais largas e com maior projeção para fora, o que dará uma sensação de um porte maior ao Creta.
Já na traseira, o destaque fica por conta do ousado e diferente estilo das lanternas, que são em LED e também divididas em duas partes e ligadas por uma espécie de friso em black piano, lembrando que o visual do novo Creta brasileiro, pode ter pequenas modificações em relação ao modelo mostrado aqui, que já está sendo vendido na Índia e na China.
Por dentro também a Hyundai subirá o nível do Creta, podemos esperar uma cabine totalmente nova, com um painel de desenho moderno e um melhor acabamento, com direto a revestimento em dois tons, apliques em couro no painel e nas portas, além de detalhes em Black Piano.
Por enquanto há duas proposta de interior possíveis para o novo Creta 2022 brasileiro, a primeiro opção seria do modelo chinês que é mais luxuoso e moderno (foto mais acima), nesta versão destaque para o estilo original do console central, que conta com uma central multimídia de última geração com tela de 10 polegadas posicionada, que lembra a usada nos carros da Tesla. O novo Creta contará ainda com um painel 100% digital de 12,3 polegadas configurável (foto acima), semelhante ao visto em rivais como o Volkswagen T-Cross.
A segunda possibilidade de interior é o do novo Creta indiano (foto acima), que é um pouco mais simples e conservador, tanto no design, quanto no acabamento em relação ao modelo chinês. Em estilo mais racional, porém que já traz alguns elementos de design que será padrão nos carros da Hyundai, como no novo Tucson. Os bancos serão mais largos e confortáveis, além de na versão top de linha poderem vir com revestimentos em dois tons.
Independente do desenho do interior, a nova geração do Hyundai Creta será mais equipada que o modelo atual, trazendo uma multimídia com tela grande de 10.2 polegadas e 26 cm, painel digital com 7 polegadas (17 cm) ou 12 polegadas configurável (caso venha para cá o interior o modelo chinês), teto solar panorâmico, bancos dianteiros sistema de aquecimento e ventilação, porta luvas refrigerado, iluminação ambiente em LED com cores configuráveis, sistema de som BOSE com 8 alto falantes ou 6 alto falantes, entre outros novos recursos como freio de estacionamento eletrônico por botão com função auto-hold, ar-condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro e sistema de estacionamento automático Park Assist.
Possivelmente aqui no Brasil, o Novo Creta 2022 ganhe também novos recursos de segurança como frenagem frontal automática, com radar que monitora riscos de colisão além de ser capaz de identificar ciclistas e pedestres, monitoramento de pontos cegos com câmera 360 graus, alerta de saída involuntária da faixa de rolagem, além de piloto automático adaptativo inteligente ACC.
A versão top de linha do novo Creta 2022 virá ainda com faróis FULL LED, com ajuste automático de altura e que não ofusca os outros motoristas.
Pela primeira vez o Hyundai Creta terá diferentes modos de condução, chamados de “Drive Mode Select” ele terá três modos distintos de condução: Eco, Comfort e Sport, sendo que em cada um destes modos o sistema modificará a resposta do motor, as trocas de marchas e a sensibilidade do volante, há ainda um novo e mais eficiente controle de tração que promete dar um pouco mais de valentia para ir além do asfalto.
Em termos de motores, são esperadas a adoção no novo Creta 2022 do bloco 1.0L Turbo, 3 cilindros, com injeção direta de combustível, que estreou inicialmente no Novo HB20, capaz de desenvolver 120 CV quando abastecido com etanol e 17.5 kgfm de torque. Assim como ocorreu no hatch, a Hyundai deve continuar ainda a oferecer o Creta com o atual motor 1.6L Gamma aspirado, que entrega 123/130 CV.
Novo motor 1.4 turbo na Índia
Na Índia, a Hyundai lançou o novo Creta equipado com um interessante motor 1.4 Turbo Kappa GDi, 4 cilindros, com injeção direta a gasolina, que desenvolve 140 cv de potência e 24,7 kgfm de torque, porém, pelo menos por enquanto a Hyundai não trará este motor para o Brasil, o mesmo vale para o novo câmbio automático de sete marchas DCT com dupla embreagem, que vem com este motor na Índia e também não deve vir.
Ainda não sabemos o futuro do motor 2.0 de 168 cv que atualmente equipa apenas a versão top de linha Prestige do Creta, provavelmente este bloco deve ser retirado de linha, cedendo seu lugar para o motor turbo.
Com relação a transmissão, a principio não deve haver novidades aqui no Brasil, o Novo Creta terá opção de câmbio manual de seis marchas na versão mais básica e automático de seis velocidades nas demais, a tração também não irá mudar, o Creta continuará sendo um SUV urbano, voltando para o asfalto, ou seja, nada de tração 4×4.
O plano da Hyundai era acompanhar no Brasil o lançamento do novo Creta lá na Índia, que ocorreu em junho de 2020, porém devido a paralisação da sua fábrica devido ao Corona Vírus, o novo Creta no Brasil ficou para 2021, a previsão é de que o novo modelo comece a ser produzido na fábrica da Hyundai em Piracicaba, interior de São Paulo no primeiro semestre de 2021, provavelmente o novo Creta estreará no mercado brasileiro entre abril e maio de 2021, chegando já como Creta 2022.
Como ninguém oferece almoço grátis, a nova geração do Hyundai Creta, será mais cara do que a atual vendida no Brasil, lembrando que atualmente na linha 2020/2021 o Hyundai Creta tem preços partindo de R$ 75.990 na versão Attitude 1.6 manual, chegando aos R$ 108.990 para a versão top Prestige 2.0 Automática.
Portanto podemos esperar que o novo Hyundai Creta 2022 tenha no Brasil preços começando da casa dos R$ 90 mil, chegando aos R$ 130 mil na versão top de linha completa. Rivalizando diretamente com Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross.
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
O novo Chevrolet Equinox 2025 está preste a desembarcar no Brasil, o modelo que recentemente…
O Salão de Paris que ocorreu no ultimo mês foi palco para o lançamento de…
Acima uma projeção ilustrativa da futura Renault Niagara 2026 Após vários anos no ostracismo a…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Boa tarde!!
Referente ao preço tem que ver o que vem agregado nas versões! E outra, esse novo modelo tem que ser mais econômico, eu tenho Creta 2019/2020 automático eu acho que muito beberrão, tem SUV mais econômico do que Creta. Lembrando que eu gosto do meu carro, mais tem que melhorar no consumo de combustível, melhorar na estabilidade, sem falar em alguns ajuste que foi bem colocado no comentário do Alex.
Boa noite!
Um conselho construtivo, primeiro o estilo dos faróis são feios prefiro o estilo antigo ou um mais elegante, depois as setas frontais ao lado do farol de neblina na frente meio nexo pra uma luz de seta se fosse os retrovisores piscar quando der seta a parte frontal é fora de visão e de péssima estética, o retrovisor central não tem proteção contra luz forte de veículos q vem atrás para não atrapalhar a visibilidade uma tecnologia q incrementa o carro, não vi luz traseira independente no teto para os passageiros nem a tecnologia q msm tirando o pe do freio o carro só anda se acelerar isso traz segurança e previne... tbm não vi sensor de chupa no parabrisa, aliás é preciso adicionar itens de acessórios q tem em outras marcas competitivas para fazer do creta o mais completo de todos além de vendido e requisitado(desejado). O motor 1.0 Turbo é o um avanço para o desempenho e o consumo sem muita perda de potência, mais o esperado por mim e por muitos para um SUV é 1.2 ou 1.4 Turbo se possível de 7 marchas pq 6 já está deixando de atender por ser um suv, pela potência, etc... prevalecendo um carro forte e econômico, pq 6 já está deixando de atender.... e por fim cores internas muito claras e uma preocupação com a demonstração de sujeira imediata. As rodas tem q ser mais trabalhadas com aro 17 e em detalhas de espelhamento como em anteriores. Bom é isso Espero estar disponível com mudanças antes da linha de produção para eu poder trocar meu creta em um 2022 se me agradar se não lamento, ok 👍
o preço da Prestigie passará de 108,000, para 130.000, ? Incrivel amigos, estão querendo expulsar os proprietarios do Creta atual 2019, 2020 para outra montadora, bem claro isto, pensam que somos burrinhos e vão sempre nos colocar um cabresto. Estou começando a analisar outro carro/veículo pois, junho ou julho proximo estarei atualizando o nosso automotor. Por este preço, temos outros veículos que nos oferecem mais conforto/motor. Lamento, depois de tanta propaganda estaremos com novos rumos.
Concordo plenamente, já estou estudando a possibilidade para mudar para o NISSAN KICKS
1.6 16V FLEXSTART SL 4P XTRONIC.
Boa Noite!
Vc tem ração o preço não pode subir tanto assim, é muito dinheiro, precisa de toda tecnologia e acessórios de carro de luxo mais se aumentar o preço de mais vão perder pra concorrência.