A Hyundai já está testando no Brasil a novo Creta 2025, a versão renovada do SUV já foi apresentada na India e chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano. Os protótipos da linha 2025 do Creta já foram flagrados rodando em São Paulo por um leitor do site AutoEsporte.com.br, a expectativa é que o Creta nacional tenha o mesmo design do modelo indiano que recebeu uma série de melhorias, do visual que está mais robusto e moderno ao interior que ficou mais tecnológico e luxuoso. Outra importante novidade é a estreia do potente motor 1.6 turbo. Porém infelizmente, como ficará melhor os preços do Creta também deve subir.
Índice desta matéria
Novo design do Creta
A geração atual do Hyundai Creta foi lançada no Brasil em 2020, seu visual apesar de ousado e futurista acabou dividido opiniões. Tentando agradar a mais pessoas a Hyundai optou por fazer mudanças mais profundas no Creta 2025, a dianteira e a traseira serão totamente redesenhada.
Na parte superior da dianteira o Creta agora terá luzes em LED maiores e dinâmicas, abrigando as setas e as luzes de condução diurna, há uma barra de LED que corta a parte superior da grade ligando os dois faróis, conferindo uma assinatura visual única ao carro.
A grade frontal, antes em formato trapezoidal com desenho de boca de peixe e acabamento cromado, agora assumiu um perfil mais sóbrio, tem desenho retangular e acabamento em preto brilhante, o para-choque também mudou, traz novos nichos nos faróis e um perfi mais quadrado, assim como o capo que também ficou mais volumoso e alto.
Nas laterais do Creta 2025 não há alterações, a não ser novas rodas.
Enquanto na traseira, a Hyundai abandonou o visual polêmico das lanternas em segmentos separados, o Creta 2025 tem uma barra única de LED que corta a traseira de um lado ao outro, tendo iluminação com efeito 3D de profundidade. Além da nova iluminação, mudará também o desenho da tampa do porta-malas e o para-choque traseiro.
Novo motor 1.6 turbo
Outra mudança importante no Hyundai Creta 2025 será a chegada do motor 1.6 turbo de 180 cavalos da família Smartstream com injeção direta, que traz diversas tecnologias para reduzir o consumo de combustível, como o comando de válvulas (CVVD) que altera o funcionamento e a duração das aberturas de válvulas de acordo com a necessidade. Esse motor vai trabalhar em conjunto com um câmbio automátizado DCT de 7 velocidades e dupla embreagem, também inédito no Brasil, este é o mesmo conjunto mecânico visto no novo Tucson.
O novo bloco 1.6 turbo substituirá o atual 2.0 aspirado de 167 cv, presente na versão top de linha Ultimate, usado pela Hyundai do Brasil há cerca de 10 anos.
Acreditamos que o novo bloco 1.6 turbo de 180 cv será ofertado em mais versões no Creta 2025, sendo disponíbilizado a partir da intermediária Platinum, além da esportiva N Line e a top de linha Ultimate. Enquanto as versões mais simples: Comfort e Limited, continuarão com o motor 1. 0, turbo, 3 cilindros de modestos 120 cv.
Interior Hyundai Creta 2025 promete impressionar
Por dentro, o novo Creta vendido no Brasil também deve acompanhar o Creta da Índia (fotos acima e abaixo). A principal novidade fica toda adoção de uma nova central multimídia touch screen de 10.25 polegadas formando uma peça única com o quadro de instrumentos digital também de 10.25 polegadas, dando a impressão de se tratar de uma peça única em vidro com 26 cm de largura, esta é a mesma central e painel digital usados em modelos mais caros da Hyundai no mundo.
É possível inclusive configurar o que é exibido no quadro de instrumentos, colocando entre os mostradores a rota no GPS, os radares de monitoramento ou as câmeras.
Além disso, o painel e as forrações das portas do Creta 2025 será redesenhados e os materiais usados na cabine ganharam uma aparência mais premium, com mais detalhes em softouch e novas opções de cores. Por fim, os bancos também serão reformulados, pelo menos lá na Índia, os traseiros passaram a ter sistema de aquecimento e reclinagem, ou seja, a Hyundai quer subir o nível de mercado do Creta.
Pacote de segurança Smart Sense atualizado
Não menos importante a Hyundai também colocará no novo Creta a versão 2.0 do pacote de segurança Smart Sense, que colocará o modelo como um carro “Nível 2” em condução autonoma. Entre as evoluções estão alerta de colisão frontal com um assistente pare evitar colisões frontais que pode fazer manobras evasivas e que agora funciona também em cruzamentos e esquinas, sendo que, quando a seta está acionada e o carro detecta outro veículo se aproximando no cruzamento, o motorista é alertado e caso ele continue fazendo a curva os freios são aplicados para evitar a colisão.
Há ainda um piloto automático adaptativo mais inteligente com função Stop and Go, capaz de acelerar e frear de forma automática acompanhando o fluxo do transito, por fim, o pacote ainda ganhou um sensor que alerta a presença de outros veículos ou ciclistas passando na lateral do carro na hora de abrir as portas.
Sucesso do Creta no Brasil
Atualmente o Hyundai Creta tem um excelente volume de vendas no Brasil. Em 2023, o modelo vendeu 65.817 exemplares, ficando na terceira posição entre os SUVs mais vendidos do Brasil, atrás apenas do Volkswagen T-Cross (72.440) e Chevrolet Tracker (66.643). Com esse facelift a Hyundai espera deixar o seu SUV mais competitivo diante dos rivais e quem sabe assumir a liderança da categoria.
Preços devem subir
A má notícia é que o novo Creta também deve ter preços novos. Graças a esta atualização, o Creta que hoje custa entre R$ 137.500 até R$ 176.900, deve encarrecer algo em torno de R$ 5 mil até R$ 15 mil dependendo da versão, principalmente pelo novo motor 1.6 turbo, que tem uma construção muito mais complexa e cara. A versão topo de linha, deve facilmente ficar na casa dos R$ 190 mil. Não custa lembrar que a Honda já vende hoje o HR-V 1.5 turbo por R$ 195.100.
Quando chega?
Como você pode ver na imagem acima, feita por Sérgio Bezerra, um leitor da revista Auto Esporte, o novo Hyundai Creta já está no Brasil e seu lançamento não irá demorar. Acreditamos que o modelo estreia no final do segundo semestre de 2024, na estreia da linha Creta 2025. Provavelmente no mês de outubro.