A nova Hyundai Santa Fe 2024 está chegando no mercado norte americano, o SUV que foi inteiramente reformulado, assume agora um perfil diferente, quadrado, futurista e um tanto polêmico, podemos dizer que esta é a mudança mais radical já aplicada no Santa Fé desde seu lançamento em 2001, Santa Fé cresceu, não só no tamanho, mas também na categoria do mercado, a ideia da Hyundai é colocar seu SUV para brigar com modelos mais caros da Land Rover, BMW e Mercedes. O preço ainda não foi divulgado, porém acreditamos que partirá da casa dos US$ 45.000, cerca de US$ 10 mil a mais em relação ao modelo atual. O novo Santa Fe 2024 terá seis versões nos EUA, todas com sete lugares, duas opções de motores com 232 cv ou 277 cv, opção de tração 4×2 ou 4×4 e uma lista de equipamentos digna dos SUVs mais caros do mundo.
Índice desta matéria
Apesar de, à primeira vista, o novo visual do Santa Fe 2024 causar certa estranheza, o novo estilo quadrado impressiona e atrai olhares para o SUV. Toda a carroceria agora apresenta formas retas, chegando a lembrar o Land Rover Defender. Na dianteira, os faróis têm estilo quadrado e luzes em LED com desenho em “H”. A grade também é quadrada e possui uma barra de LED que acende junto com os faróis. O para-choque apresenta estilo moderno e limpo, além de acabamento em Black Piano, destacando-se também o capô elevado
Nas laterais, as caixas de rodas se projetam para fora e tornaram-se maiores. Agora, nas versões mais caras, o novo Santa Fé recebe rodas aro 21, conferindo-lhe um porte mais largo e musculoso. Além disso, há apliques em Black Piano nos para-lamas. As janelas laterais possuem colunas camufladas, dando a impressão de que são uma peça única. O teto foi elevado e apresenta um estilo reto em formato de caixa, lembrando bastante o novo Land Rover Defender (foto abaixo)
Acima o Land Rover Defender e logo abaixo o Novo Santa Fe
Talvez a traseira seja a parte mais polêmica do novo dseign do Santa Fé, as lanternas ficam em um faixa, posicionada na parte inferior da carroceria, quase que colada ao para-choque, as lanternas também tem desenho quadrado e formato em “H”. A tampa do porta malastem desenho limpo e reto, o para-choque também vai por esse caminho. É um visual, polêmico e que demora um tempo para se acostumar, porém inegavelmente é bastante diferente e original.
As dimensões do Hyundai Santa Fe foram ampliadas no modelo de 2024. O comprimento aumentou 5,5 cm em comparação com o modelo anterior, a distância entre eixos foi incrementada em 5 cm, atingindo agora 2,81 m. A largura também teve um acréscimo de 2 cm, alcançando 1,90 m, e a altura registrou um aumento de 4 cm, totalizando 1,72 m. A Hyundai elevou ainda a altura livre da Santa Fé em relação ao solo, visando proporcionar maior capacidade off-road ao SUV. Vale ressaltar que apenas a tampa do porta-malas teve seu vão ampliado em 15 cm.
Graças às novas dimensões, o espaço interno no Hyundai Santa Fé foi ampliado consideravelmente, especialmente nos bancos traseiros e no porta-malas. Para quem viaja na segunda fileira de bancos, há 3,5 cm a mais de espaço, enquanto na terceira fileira o espaço para as pernas foi aumentado em 1,5 cm. Além disso, o maior espaço também permitiu inclinar a terceira fileira de bancos em 10 graus. O espaço no porta-malas é de 725 litros, mais de 100 litros maior em relação ao modelo anterior.
A outra grande evolução na nova geração do Hyundai Santa Fé é a sua cabine. Assim como no exterior, tudo foi reformulado. O Santa Fe agora possui uma cabine que certamente despertará inveja nos SUVs europeus, como BMW, Mercedes e Land Rover. O desenho do painel é limpo, com linhas retas, sóbrias e elegantes. Praticamente toda a cabine é revestida em couro, incluindo o painel e as portas. Existem opções de couro branco ou preto, além de várias partes em alumínio escovado, madeira e bambu.
O interior, além de mais atraente, tornou-se também mais tecnológico. O painel agora conta com duas telas curvas de 12,3 polegadas, bem como dois espaços para carregar smartphones via indução, proporcionando 15W de potência. A alavanca de câmbio foi modernizada para o tipo eletrônico, sendo um pequeno seletor posicionado atrás do volante. Introduziu-se uma nova chave inteligente, a Digital Key2, que pode ser utilizada através de smartphones para dar partida no veículo, empregando protocolos como NFC, BLE (Bluetooth Low Energy) e UWB (Ultra Wideband).
Ainda falando sobre as inovações, agora o retrovisor interno é inteligente, pois possui uma câmera que pode ser utilizada quando as cargas obstruem a visibilidade traseira ou em situações de baixa iluminação. Além disso, há um radar do tipo ROA que alerta o motorista para o esquecimento de pessoas ou animais nos bancos traseiros após o motor ser desligado.
A segunda fileira de bancos também é elétrica e possui encosto ajustável. É possível rebater os bancos com apenas um toque de botão, e eles contam com a função relaxamento com massagem. Inclusive, há botões nas laterais do banco do carona que permitem rebater o encosto, transformando-o em um apoio para os pés de quem viaja atrás.
O Santa Fé 2025 estreia um console central bilateral que pode ser acessado tanto pelos passageiros da frente quanto pelos da traseira. Entre os recursos curiosos, destaca-se um compartimento para esterilização de objetos no porta-luvas. Através de luz UV-C, ele elimina bactérias em objetos como celular, óculos, carteiras e itens de tamanho similar. Além disso, o veículo conta com um sistema de som BOSE composto por nada menos que 12 alto-falantes.
Lembrando que o Santa Fé tem duas configurações internas, uma com seis lugares, sendo 2+2+2 ou sete lugares, 2+3+2.
O novo Hyundai Santa Fé 2024 também evoluiu em relação à condução autônoma. O SUV coreano agora é um veículo de autonomia de nível 2, o que significa que em algumas situações ele pode acelerar e frear automaticamente, acompanhando o fluxo da via, além de se manter na estrada e conservar uma distância segura do veículo à frente. Este será o primeiro carro da Hyundai equipado com uma câmera infravermelha montada no volante, direcionada ao motorista. O equipamento, embora polêmico, monitorará constantemente o rosto do motorista, alertando em caso de sinais de cansaço ou desatenção.
Há ainda recursos adicionais, como o piloto automático capaz de ler as placas de velocidade da via e ajustar a velocidade do veículo. Além disso, o piloto automático funciona em conjunto com o GPS, controlando a velocidade do carro de acordo com a curva a seguir. Destaque também para o sistema de estacionamento automático remoto, disponível nas versões mais caras, permitindo ao motorista estacionar o carro à distância por meio da chave.
De inicio o Hyundai Santa Fé 2024 nos EUA terá apenas uma única opção de motor, o potente 2.5 turbo, Theta II com injeção direta a gasolina, capaz de desenvolver 277 cv de potência, tendo dependendo da versão tração 4×2 ou 4×4, além de câmbio automático de oito velocidades.
Em um segundo momento em 2024 chegará ao mercado uma versão híbrida, equipada com motor 1.6 turbo Gamma III que combinado com um motor elétrico, desenvolverá 232 cv de potência, vindo com câmbio automático de seis marchas.
Lembrando que esta nova geração do Hyundai Santa Fé perdeu o motor V6 e também as opções a diesel.
O mercado alvo desta nova geração da Hyundai Santa Fé é o norte americano, podemos dizer que o design, o tamanho e a motorização foram pensados para agradar ao público dos Estados Unidos, afinal, são eles que mais consomem SUVs no mundo. Tanto é que a Hyundai produzirá o modelo em solo americano, eles realizaram um investimento de quase US$ 200 milhões para modernizar a sua fabrica nos Estados Unidos para produzir a nova Santa Fé, a previsão é que a produção comece a partir de março de 2024.
Desde a geração passada, lançada em 2018 o Santa Fé ficou caro demais para o mercado brasileiro, em 2019 a Hyundai CAOA chegou a importar algumas unidades do Santa Fé para o Brasil, porém, o preço salgado de R$ 297.300, fizeram o modelo praticamente encalhar nas revendas, sendo retirado de linha poucos meses depois em 2020, se hoje R$ 300.000 já é um valor elevado, imagina há 4 anos atras.
Como esta nova geração do SUV ficou ainda mais cara, as chances da Hyundai Santa Fe voltar ao Brasil são quase nulas.
fonte netcarshow
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.