Menos de quatro meses após se apresentado, a totalmente nova geração do Hyundai Santa Fe já está pronta para chegar as ruas. O modelo começa a ser vendido no mercado americano nas próximas semanas, por lá o SUV contará com duas versões, uma com 5 e outra com 7 lugares (e para nossa inveja) com preço a partir de 24,450 dólares cerca de R$ 49.500.
Como praticamente todos os lançamentos recentes, o SantaFe 2013 impressiona pelo seu design arrojado e moderno. Inteiramente reestilizada, a carroceria conta com linhas bastantes impactantes e esportivas, na dianteira se destaca a enorme grade frontal cromada, que deve se tornar padrão nos futuros modelos da marca, faróis e o para-choque também possuem um desenho bastante atraente e bonito. Já nas laterais o Santa Fe recebeu vincos mais salientes e uma linha de cintura mais elevada, que passa mais robustez ao modelo. Note também o desenho das janelas.
Nos EUA, a nova geração está disponível em versões com cinco e 7 lugares (essa última chega para substituir o Hyundai Veracruz).
Além de ter ficado mais moderno e luxuoso, o Santa Fe também ficou mais econômico. No mercado americano ele contará com duas opções de motores, 2.4 quatro cilindros de 190 CV de potência e 2.0L quatro cilindros turbocharged de 264 CV de potência. Ambas conta com uma caixa de câmbio automática de seis velocidades. De acordo com a Hyundai o consumo da versão mais potente é de 9.35 km por litro na cidade e de 13.17 km/l na estrada, uma ótima marca para um carro deste porte.
Mesmo na versão mais básica o modelo vem muito bem equipado, ele traz de série rodas de liga leve aro 17, ar condicionado com zonas individuais de temperatura, sistema de áudio com MP3 e Bluetooth, bancos em couro, sete airbags, além do sistema (Hill-start Assist) que ajuda o carro em aclives.
Já a versão top de linha, que custa 27,700 dólares (equivalente a R$ R$ 56.136), inclui rodas de liga leve aro 19, central com multimídia com tela sensível ao toque, botão Start/Stop, que dispensa o uso da chave para ligar o carro e escapamento cromado.
Os primeiros a conhecer o Novo Santa Fe serão os americanos e o coreanos. Já no Brasil o modelo deve chegar no começo de 2013.