A Hyundai revelou na Coreia a quarta geração do Tucson. O SUV mais famoso da marca foi reformulado por completo, ganhou visual futurista e exótico, que da inicio a uma nova fase de estilo para a Hyundai, ele parece até um carro conceito, porém esta já é a versão de produção do novo Tucson 2021, ou seja, o modelo que chegará as ruas ainda em 2020. Além do visual o novo Tucson 2021 ficou mais luxuoso e equipado, e agora passa a contar com opção de motores híbridos.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
4ª geração do Tucson
Esta é a quarta geração do Hyundai Tucson, a primeira foi lançada em 2004 no mercado exterior e fez um enorme sucesso no Brasil (por aqui ele chegou em 2005), a segunda geração surgiu em 2010, chegou ao brasil como o nome de ix35, enquanto que o a terceira geração foi lançada em 2015 e trouxe de volta ao Brasil o nome Tucson. O SUV Tucson se tornou um dos carros de maior sucesso da Hyundai, desde 2004 o modelo já vendeu mais de 7 milhões de unidades.
Novo padrão de design da Hyundai e ai gostou ?…
O Novo Tucson 2021 inaugura um novo padrão de estilo para a Hyundai, chamado de “Sensuous Sportiness”, ou esporte sensual, é praticamente uma revolução em termos de estilo, o carro tem um design bastante exagerado, chamativo e diferente da maioria dos outros carros atualmente no mercado. Lançar um carro com um estilo assim tão diferente e futurista, é uma grande aposta para a Hyundai, pode dar muito certo, ou muito errado, depende claro, de como será a aceitação do público. Gostando ou não do novo estilo, fato é que o Tucson 2021 chamará muita atenção nas ruas pelo seu visual.
Clique na imagem para ampliar
Na dianteira os faróis tem um conjunto muito interessante, são divididos em dois conjuntos distintos, até ai nenhuma, já que diversas montadoras já adotam este padrão de etilo em seus carros, porém no caso do novo Tucson, a Hyundai colocou os faróis diurnos também na grade, escondidos como se estivessem dentro da peça que tem acabamento em Black Piano, uma solução de estilo muito interessante e que deu uma personalidade própria ao carro, ainda na dianteira o para-choque tem visual bastante agressivo.
Nas laterais as caixas de rodas são grandes, salientes e quadradas, se projetando para fora da carroceria, há diversos vincos salientes e recortes retos nas laterais do SUV, que passam uma aparência musculosa ao novo Hyundai Tucson 2021. Há ainda um friso cromado na parte superior das janelas, que vai até a coluna traseira, e serve para passar um pouco mais de sofisticação ao novo Tucson.
Já na traseira, o que chama atenção é o desenho atípico das lanternas, elas são em LED e contam com efeito 3D se projetam para fora da carroceria, as lanternas são ligadas por uma régua em LED que corta a traseira do carro de um lado ao outro e que também acende com as lanternas ligadas.
Clique na imagem para ampliar
Interior do novo Tucson também impressiona
Se por fora o novo Hyundai Tucson 2021 é bastante exagerado, futurista e chamativo, por dentro a Hyundai decidiu ir na contra mão desta proposta, e adotar um estilo mais sóbrio, minimalista e elegante. O painel é simétrico, divido em duas partes pelo console central que abriga a central multi-mídia com tela de 10,25 polegadas e os comandos do sistema de ar, segundo a Hyundai este desenho foi inspirado em uma cachoeira. Ainda falando em desenho, as forrações das portas, se unem com o desenho do painel, há dois frisos cromados que percorrem praticamente todo o interior do carro, terminando na parte central do painel, as saídas de ar ficam escondidas entre estes frisos.
Clique na imagem para ampliar
O acabamento da cabine do novo Tucson 2021 também chama a atenção, o salto em relação a geração passada foi gigante, o painel é todo forrado em couro e plástico macio ao toque, há diversos detalhes em alumínio e em Black Piano, além de iluminação ambiente em LED com 64 opções de cores e 10 níveis de intensidade. O comprador poderá escolher entre três opções de cores para o acabamento interno, com o tradicional preto, cinza ou bege.
Clique na imagem para ampliar
Novo equipamentos do Tucson 2021…
O Novo Tucson também subiu de nível em relação aos equipamentos, agora o carro virá com um painel de instrumentos digital configurável de 10,25 polegadas em alta definição, além de carregamento sem fio para smartphones, sistema multi-mídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, esta nova central conta com funcionalidades interessantes como a possibilidade de ter diferentes usuários, ou seja, cada motorista pode salvar suas preferências na central, além disso, através de um app é possível ter acesso a informações do carro, além de localização, rotas e status do veículo de forma remota através do smartphone.
Outra evolução tecnológica está no ar-condicionado, o novo Tuson será o primeiro carro da Hyundai a sair de fábrica com um novo sistema de ar-condicionado com três zonas independentes de temperatura, ou seja, uma para o motorista, outra para o carona e outra para o banco traseiro, ele conta com tecnologia Multi-Air Mode, que permite usar o ar-condicionado no modo “direto” na qual o ar é liberado diretamente nas saídas de ar no painel, ou “indireto”, na qual o carro é refrigerado ou aquecido de forma suave, e os ocupantes não sente o ar saindo no painel, o ar é distribuído por igual por todo o interior do veículo.
Além disso os bancos dianteiros e traseiros contam com sistema de ventilação e aquecimento. Alias os bancos do Tuscon também são especiais, o motorista pode deslizar ou reclinar o banco dianteiro do passageiro, de forma elétrica apenas com um toque em um botão na lateral do banco, para aumentar o espaço tanto na dianteira quanto na traseira do carro de forma simples, o banco traseiro também pode ser reclinado ou dobrado de forma elétrica com um apertar de botão.
Outra solução diferente empregada pela Hyundai no novo Tucson 2021, é o sistema de som com modo “Rear Sleeping”, quando acionado o sistema de som do carro direciona o áudio apenas para os bancos dianteiros, enquanto os passageiros do banco de traz podem dormir de forma mais tranquila.
Novo Hyundai Tucson 2021 é maior…
Em comparação com a geração passada do Hyundai Tucson, o modelo 2021 cresceu no tamanho, graças a nova plataforma, o novo SUV é 2 cm mais comprido, tendo 4,50 m, a largura foi aumentada em 1,5 cm, passando para 1,86 m, e a altura aumentou 0,5 cm. Outro aumento foi na distância entre-eixos, que cresceu 1 cm, passando para 2,68 m, apesar do aumento nas dimensões não ter sido grande, graças as novas proporções do Tucson, houve um ganho considerável no espaço interno para as pernas e ombros dos ocupantes do banco traseiro, o vão entre os bancos aumentou 2,6 cm. Além de agora haver um maior espaço também no porta-malas, que saltou de 513 litros para 620 litros na versão com motor comum a gasolina, (598 litros na versão híbrida leve 48v).
Tucson ganhou direção semi-autônoma…
Nesta nova geração o Hyundai Tucson 2021 passa a ter tudo o que há de mais avançado em assistência de direção, como por exemplo, piloto automático inteligente adaptativo, auxilio para manter o carro dentro da faixa na estrada, auxilio para manter a velocidade no limite da via, o carro lê as placas de velocidade e ajusta automaticamente a velocidade do carro.
Além de um piloto automático para a estrada baseado no GPS – “Smart Cruise Control Curve”, que além de seguir o veículo da frente e manter o carro dentro da estrada, ajusta a velocidade do carro ao detectar uma curva no caminho, voltando a acelerar após contornar a curva, claro que estes sistemas não substituem a presença do motorista atrás do volante, é necessário ficar com pelo menos uma mão no volante, os auxílios de condução servem para tornar a viagem mais segura e confortável.
Há ainda frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos ao redor do carro, alerta de trafego cruzado na traseira, câmera com monitoramento 360 graus ao redor do veículo para manobras, monitoramento de atenção do motorista, além de sete airbags, sendo o Tucson o primeiro carro da categoria a contar com um airbag central entre os bancos.
Novos motores, sistema híbrido leve e híbrido…
O Novo Hyundai Tucson 2021 terá quatro tipos de motorização: Gasolina, diesel, híbrido e plug in híbrido. Sendo que os motores a gasolina e a diesel, terão como um opcional o sistema híbrido leve de 48 volts, que promete economizar algo em torno de 8% de combustível e garantir alguns cavalos extras ao motor em acelerações. Quando equipado com sistema híbrido leve, as versões a gasolina com o 1.6 turbo T-GDi terá 150 ou 180 cv, enquanto a versão diesel terá o 1.6, CRDi com 136 cv de potência, dependendo da versão de acabamento escolhida, o Tucson traz câmbio manual de seis marchas iMT ou automático de sete velocidades, enquanto que a tração de série é 4×2 dianteira, tendo como um opcional a tração 4×4.
Detalhe, sem o sistema híbrido de 48v, o motor 1.6 a gasolina entregará 150 cv e o 1.6 diesel terá apenas 115 cv.
Versão híbrida…
Já a versão híbrida do novo Hyundai Tucson combina o motor 1.6 TGDi a gasolina de 180 cv, com um motor elétrico de 44,2 kw (60 cv), alimentado por um pack de baterias de íons de lítio com 1.49 kWh, ele vem com câmbio automático de seis marchas e opção de tração 4×2 ou 4×4. A versão híbrida será a mais potente da linha Tucson, tendo potência combinada de 230 cv, lembrando que nesta versão o motor elétrico é recarregado pelo motor a gasolina, tendo ajuda da recuperação de energia dos freios.
Versão plugin híbrida…
Por fim, a Hyundai também oferecerá provavelmente no segundo semestre de 2021, o novo Tucson em versão plugin híbrida, ou seja, que poderá ser recarregado na tomada, ela trará o motor 1.6 TGDi, combinado com um motor elétrico mais potente, a potência combinada será de 265 cv, esta versão “plugin” poderá rodar apenas com motor elétrico por uma certa distância, sem beber uma gota de gasolina.
Clique na imagem para ampliar
Novo câmbio manual inteligente iMT (com banguela eletrônica)
Para quem for escolher o câmbio manual no Tucson, o modelo também passa a usar o novo câmbio manual inteligente eletrônico (iMT), esta transmissão é um câmbio manual diferenciado, que opera sem cabos e de forma totalmente eletrônica, o que promete trocas de marchas mais fáceis já que o motorista não precisar usar o pedal da embreagem, além de economizar combustível, já que este câmbio conta com uma função que desacopla a marcha engatada quando o motorista tira o pé do acelerador e o carro está em velocidade constante, em uma estrada por exemplo.
Em um segundo estágio, o motor pode até mesmo ser desligado de forma automática com o carro em movimento, é uma espécie de “banguela” tecnológica, o câmbio volta a engatar a marcha atual e ligar o motor quando o motorista pisa no acelerador ou no pedal do freio, isso é possível graças a potência gerada por um alternador especial chamado de “Mild Hybrid Starter Generator” (MHSG), que mantém o carro funcionando enquanto a marcha está desengatada e o motor desligado.
Lembrando que a marcha permanece engatada na alavanca mesmo quando desacoplada do motor, e este câmbio iMT não conta com uma embreagem comum, traz embreagem automática que funciona com um sensor que promete prever quando o motorista irá fazer uma troca de marcha, o sistema então aplica a embreagem de forma automática e após o motorista usar a alavanca, desacopla a embreagem também de forma automática.
Caso quando o câmbio é desacoplado com o carro em movimento, o motorista pise no pedal da embreagem para trocar uma marcha ou se o veículo estiver em uma velocidade muito baixa para a marcha que estava engatada, o motor é ligado novamente com o câmbio em neutro (com a embreagem aberta), permitindo que o motorista escolha a marca mais adequada na alavanca.
Este novo câmbio manual iMT, estreou primeiro no SUV compacto Venue na Índia, em uma versão mais simples em relação ao mostrado aqui, ele também já está disponível para alguns modelos da Kia, como no novo Kia Rio 2020 e também para o novo i30 2021 que começará a ser vendido na Europa em breve, se o sistema é durável e preciso, só o tempo irá dizer.
Quando o novo Tucson 2021 chegará ao Brasil ?
A previsão da Hyundai é começar a vender o novo Hyundai Tucson nas lojas da Coreia do Sul e da Europa até o final de 2020, sendo que nos demais mercados como nos EUA as vendas devem começar apenas em 2021, no Brasil seguindo o cronograma de lançamento da Hyundai esta nova geração não deve vir antes de 2022, e claro que o modelo ficará mais caro nesta nova geração, lembrando que atualmente o Tucson, que é produzido no Brasil pela CAOA em parceria com a Hyundai, sai por R$ 150.990.
Respostas de 5
Matéria excelente! Muito completa. Pena que ele não chegará em 2021. Vou ter que comprar outro carro.