A Iveco começaria a vender nesse mês no Brasil, o Novo Iveco Daily 2021, porém devido a pandemia do Coronavírus a fabricante acabou adiando o lançamento que não tem previsão de quando irá acontecer. Totalmente reestilizado, o Iveco Daily 2021 foi apresentado no fim do ano passado durante a Fenatran, tratasse de um veículo praticamente idêntico, ao Daily vendido na Europa. Ao todo, o utilitário será oferecido no mercado brasileiro em 14 versões, incluindo três inéditas: 45-170, 65-170 e a “Motor Home” 70-170.
Índice desta matéria
Apesar do grande número de versões, as vendas do Novo Daily 2021, a exemplo da geração passada, deverão ser concentrar em torno de duas variantes, a 30.130 (disponível nas configurações chassi e furgão) e a 35.150 (disponível apenas com carroceria chassi), essas versões por terem PBT de 3,5 toneladas, são aquelas que pode ser dirigidas por pessoas com carteira do tipo B, além de não serem enquadradas como caminhão, podem circular em ruas e cidades aonde o transito de caminhões é proibido, além de terem preço mais convidativo ao grande público.
O Novo Daily 2021 traz uma série de evoluções em relação ao Daily anterior, ao começar pelo design, que está muito mais moderno e atual, o carro vendido no mercado nacional é praticamente idêntico ao Daily da Europa. A cabine mudou radicalmente em relação ao Daily anterior, a dianteira é marcada pela chamativa grade que se liga com os faróis, deixando o utilitário com um estilo bastante agressivo, ainda na dianteira o capô ficou mais volumoso e aerodinâmico, e tem agora a inscrição IVECO em destaque, e o para-choque frontal tem falsas tomadas de ar, o que confere um pouco de esportividade ao modelo.
Uma das preocupações da Iveco era manter toda a confiabilidade e resistência que consagraram o Daily no mercado de utilitários, por isso apesar das profundas mudanças na carroceria e no interior, o chassi foi mantido o mesmo.
O interior do novo Iveco Daily 2021 também foi inteiramente renovado, ganhando uma arquitetura mais atraente e funcional, destaque para o novo volante multifuncional de base achatada, que garante uma dirigibilidade semelhante ao de um carro de passeio. Além disso, o Daily 2021 está mais equipado dependendo da versão, ele vem de fábrica equipado com ar condicionado digital e central multimídia.
O desenho do painel do Iveco Daily está mais bonito e moderno, os plásticos usados no acabamento da cabine são de melhor qualidade, e há novos porta objetos espalhados pela cabine. Outra mudança importante são os bancos, eles contam com novas espumas e novos revestimentos, que prometem segundo a fabricante serem mais resistentes e fáceis de limpar.
Em termos de motores não há novidades, o Iveco Daily segue na linha 2021 sendo oferecido no mercado com duas opções de motores, com potências que variam de 130 CV, 150 CV e 170 CV. Assim como a transmissão que por aqui será apenas manual de seis marchas. Ou seja, não será desta vez que o Iveco Daily no Brasil ganhará a opção do câmbio automático. Lembrando que na Europa esta opção já existe desde 2018, com a transmissão chamada HI-Matic com 8 velocidades.
Abaixo nos listamos de modo resumido as principais versões, opções de carroceria e características do novo Daily 2021, além disso, no final do texto caso deseje é possível fazer um download da ficha técnica de cada versão do Novo Daily.
O Novo Daily Furgão 2021 conta com com versões de 7,3 m³ a 16 m³, com PBT de 3,5 a 5,5 toneladas. Segundo a fabricante, o grande destaque fica por conta da dirigibilidade do utilitário que é semelhante ao de um carro de passeio, facilitando o trabalho no dia a dia nas grandes cidades. Ao todo o Daily Furgão é oferecido nas seguintes configurações: 30-130, 45-170 e 55-170, sendo que os três dígitos finais no nome de cada versão, é uma referência a potência do motor que pode ser de 130 CV ou 170 CV.
A versão de entrada do Daily Furgão vem equipada com motor FPT FIC Diesel Turbo 4 cilindros em linha 3.0L, 16v turbo com intercooler EURO5, capaz de desenvolver 146 CV de potência e um torque máximo de 35 kgfm. O bloco trabalha em conjunto com uma caixa manual de seis velocidade da marca alemã ZF.
O PBT fica em 3.5 toneladas. O grande destaque do Daily 30-130 é o fato de ser considerado um VUC, ou seja, está livre das zonas de restrição de circulação de caminhões, além disso ele pode ser dirigido por pessoas com carteira categoria comum “B”.
O tanque de combustível do Daily 30-130 é de 65 litros, o que garante uma boa autonomia, de série ele traz equipamentos como trio elétrico (vidros, travas e retrovisor com acionamento elétrico), computador de bordo, coluna da direção com regulagem de altura, controle de estabilidade, luzes diurnas DRL nos faróis, rádio com Bluetooth e piloto automático.
A lista traz ainda importantes itens de segurança como controle de tração e de estabilidade, Hill Hold Control, sistema que mantém os freios pressionados por 2 segundos após o motorista tirar o pé do pedal, afim de evitar que o carro volte em ladeiras, freio com auxilio hidráulico, ABS, EBD, freio a disco nas 4 rodas, além de airbag duplo, como opcional é oferecido itens como ar condicionado digital, grade cromada, central multimídia e volante multifuncional.
Continuando com o Daily Furgão em sequencia ao 30-130, temos a configuração 45-170, ela vem de fábrica equipado com motor mais forte, FPT FIC Diesel Turbo, quatro cilindros em linha, 3.0L capaz de desenvolver 170 CV de potência e 40 kgfm de torque, a transmissão é manual de seis velocidades. O carro mede 6.02 m de comprimento e tem PBT de 4.3 toneladas, já o tanque de combustível fica em 90 litros.
Entre os equipamentos de série do Novo Daily 45-170 estão ESP, piloto automático, computador de bordo, DRL, rádio com Bluetooth, além de sensor de ré, já o equipamentos opcionais são os mesmos da versão de entrada, ar digital, multimídia, volante multifuncional, grade e farol de neblina.
De acordo com a Iveco essa versão é a mais adequada para transformações como ambulância.
Por fim temos o Novo Daily 55-170 Furgão, ele conta com o mesmo motor da 45-170, ou seja um bloco diesel 3.0L de 170 CV, ela conta com duas opções de entre-eixos normal com 3,52 metros e alongado com 4,1 metros, sendo que o comprimento total é de 6,09 metros na versão normal ou 7,25 m na versão alongada. Esta versão 55-170 do Daily Furgão já vem com rodado duplo traseiro, ou seja, 4 pneus no eixo traseiro.
Seu PBT é de 5,3 toneladas, e a capacidade de carga é de 2,68 toneladas na versão normal ou 2,54 toneladas na versão com chassi alongado.
De série a versão top de linha do Daily Furgão vem com os mesmos itens de série e opcionais da versão 45-170.
A gama chassi do novo Iveco Daily 2021 é formada por cinco versões, começando pela Daily 35-150 (apenas cabine simples). Ela vem de série equipado com motor FPT Turbo 3.0 de 146 CV e câmbio manual de seis velocidades. O 35-150 conta com duas opções de entre-eixos: 3,45 m e 3,75 m, sendo que na primeira o comprimento é de 5,95 m e na com entre-eixos alongado é de 6,55. Em ambas o PBT é de 3,5 toneladas e a capacidade de carga mais carroceria é de 1,5 toneladas.
Como todas as demais versões, vem de série equipado com controle de estabilidade que inclui a função HHC (Hild Hold Control) que mantém a pressão nos freios por 2 segundos, auxiliando na partida do veículo, sobretudo em aclives, além de controle de tração, freio com auxílio hidráulico e com discos nas 4 rodas. Seu tanque de combustível tem 65 litros.
Já os equipamentos de série, o Daily 35-150 inclui computador de bordo, piloto automático, rádio com Bluetooth, trio elétrico e os opcionais os mesmos das demais versões, ou seja, ar digital, sistema multimídia, grade cromada, farol de neblina e volante multifuncional.
Em sequencia na nova linha Daily Chassi 2021, temos a versão 45-170, que traz motor 3.0L, quatro cilindros em linha diesel com 170 CV de potência e 40 kgfm, o câmbio é manual de seis velocidades sendo duas delas overdrive. Essa configuração tem 6.552 m de comprimento e entre-eixos de 3.75 m, pode vir com cabine simples ou cabine dupla, já o PBT fica em 4.2 toneladas, e capacidade de carga mais carroceria é de 2,150 kg para a versão cabine simples e 1,965 kg para a configuração cabine dupla, o tanque de combustível do Daily 45-170 tem 90 litros de capacidade.
Os equipamentos de série e opcionais são os mesmos da versão 35-150, ou seja: direção hidráulica, trio elétrico, ESP, controle de tração com HHC – auxilio de partida em ladeiras, freio a disco nas 4 rodas, computador de bordo, DRL, rádio com Bluetooth e como opcional, ar condicionado digital, grade cromada, multimídia e volante multifuncional.
O Novo Daily Chassi 55-170 mede 6.552 m de comprimento e tem entre-eixos de 3.75 m, já o PBT fica em 5.3 toneladas, a capacidade de carga mais carroceria é de 3.085 kg para a versão cabine simples ou 2090 kg para a cabine dupla. Lembrando que esta versão já possui rodado duplo no eixo traseiro, ou seja, são 4 pneus no eixo traseiro. O motor é o mesmo da versão 45-170, um 3.0L diesel de 170 CV e 40 kgfm, assim como os equipamentos de série e opcionais.
Outra novidade da linha 2021 do Daily é a versão 65-170 que traz motor de 170 CV, tem PBT de 6.5 toneladas e está disponível com cabine simples ou dupla. Sendo que elas possuem duas opções de entre-eixos: 3,75 m e 4,34 m, sendo que a menor tem 6,55 m de comprimento total e a maior 7,37 metros.
A capacidade máxima de carga incluindo o peso da carroceria varia dependo da configuração de cabine e entre-eixos em 3,95 toneladas até 4,09 toneladas.
O posto de versão top de linha na nova geração foi assumida pela Daiy Chassi 70-170 projetada para ser transformada em Motorhome, ele mede generosos 7.37 m de comprimento e tem entre-eixos de 4.35 m. Assim como as demais versões o motor desenvolve 170 CV e o câmbio manual de seis velocidades. Os equipamentos de série também são os mesmos.
A velocidade máxima independente da versão do Iveco Daily é limitada eletronicamente aos 128 km/h.
Apesar da já estar sendo divulgada no site da IVECO no Brasil a nova geração da Daily ainda não tem data para chegar as lojas, devido ao Corona Vírus, os preços também ainda não foram divulgados, a FCA que está com suas fábricas paradas no Brasil, espera passar esta situação de crise, para só assim começar a enviar para as lojas a nova Daily 2021.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.