A Iveco está lançando no Brasil a nova geração do Stralis Hi-Way, o modelo tem tudo para ser tornar o caminhão dos sonho de boa parte dos caminhoneiros, considerado um dos “trucks” mais belos do mercado, ele impressiona pelo porte imponente e aerodinâmico e pela tecnologia embarcada. Ao todo o extra-pesado conta com três configurações de eixos (3.500 mm, 3.200 mm e 3.000 mm) e tração (4×2, 6×2 e 6×4), duas de cabine, e três níveis de potência para o inédito motor FPT Cursor 13, que pode chegar a ter 560 cv.
Conjunto mecânico
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A usina de força do Iveco Hi-Way possui três versões, na mais mansa o bloco Cursor 13 desenvolve uma potência máxima de 440 CV, já na intermediária fornece 480 CV enquanto a top de linha debita incríveis 560 CV. Nessa última o torque pode chegar a 250 nm, na faixa de 1.000 a 1.550 rotações, o que de acordo com a marca garante uma direção mais agradável.
Totalmente renovado a nova geração do HY-WAY tem design mais moderno e aerodinâmico do que as demais versões do Stralis
Já o câmbio é o mesmo das demais versões do Stralis, uma caixa automatizada da alemã ZF de 16 velocidades. Destaque também para a autonomia do Hi-Way que é bem extensa, as versões de 4X2 e 6X2 tem tanques de 600+220 litros, já a 6X4 possui tanques de 600 e 300 litros.
Outro item que ganhou atenção no Hi-Way foi o sistema de suspensão, o novo Iveco Stralis tem duas suspensões, de série é equipado com suspensão mecânica, com molas parabólicas, e como opcional existe a moderna opção da suspensão full air, uma suspensão a ar, que faz correções de altura do caminhão, mantendo o chassi sempre nivelado, aumentando o conforto, segurança e facilitando o engate e desengate de semi-reboques.
O caminhão conta ainda com elevação elétrica da cabine, que tem seu sistema acionado no painel do caminhão, evita esforço do motorista, e garante mais segurança e facilidade no basculamento para acesso ao motor.
Interior:
A cabine do Stralis Hi-Way também é um show a parte, poucos caminhões à venda no país, tem um interior tão bem construido e acabado quanto o do extra-pesado da Iveco, um exemplo disso são os bancos que trazem um revestimento mais sofisticado do que o encontrado em muito de carros de luxo (repare na foto mais abaixo), outro destaque é o volante multifuncional que reúne boa parte dos comandos essenciais, o que garante mais segurança, destaque também para a cama de 2 metros por 0.8 de largura que pode ser lavada. A lista de mimos inclui ainda piloto automático, cortina frontal elétrica, ar condicionado digital, iluminação interna com LEDs, rádio com CD/player e MP3, computador de bordo que informa informações como níveis de pressão dos circuitos de freio, média de consumo de combustível, tempo de funcionamento do motor, freios com ABS e caso cliente deseje o caminhão pode vir com geladeira, além de duas camas dispostas em forma de beliche e com uma escada de alumínio.
De acordo com a Iveco foram investidos mais de R$ 100 milhões para produzir e adaptar o Hi-Way ao mercado brasileiro, mais de 100 engenheiros se dedicaram ao projeto que consumiu mais de 2.1 milhões de quilômetros em testes de rodagem.
Pelo seu supra-sumo a Iveco irá pedir a partir de R$ 320.000, o valor bate em R$ 395.000 na configuração top de 560 CV e pode passar dos 400 mil com todos os itens opcionais, pelo modelo é oferecido uma garantia de quatro anos, sendo um ano para o veículo todo e mais três para o sistema de tração (motor, caixa de câmbio e eixos). Com mais essa novidade, a marca espera chegar a uma participação de 9 % no mercado brasileiro, o que equivale a mais de 50.000 veículos vendidos por ano no país, no ano passado eles venderam em torno de 40 mil.