Categorias: CaminhõesIveco

Novo Iveco Tector 2019/2020 tem nova cabine e versões leves com 9 e 11 toneladas

A Iveco apresentou na noite dessa última segunda-feira (17 de junho), um lançamento que promete agitar o mercado de caminhões no Brasil, trata-se do Novo Ivecto Tector. O modelo traz uma série de novidades ao começar pelo visual que ficou mais moderno e pela adoção de duas inéditas versões: Tector 9.190 (de 9 toneladas) e o Tector 11.190 (11 toneladas). Com essa novas versões o Iveco Tector passa a ser um dos caminhões com maior número de configurações da Iveco, atendendo desde o transporte urbano de cargas leves ao transporte rodoviário de longa distância. A gama inclui versões de 9, 11, 15 e 17 toneladas e o semi-pesado de 17, 24 e 31 toneladas.

Visualmente o Tector está mais moderno e arrojado, o modelo deixou de lado a identidade visual tradicional da Iveco em favor de linhas mais arrojadas e agressivas. Segundo a Iveco o novo design foi inspirado no modelo EuroCargo vendido na Europa.  Certamente muita gente gostou do visual do Novo Tector, mas sem duvidas há pessoas que vão preferir o estilo tradicional do modelo anterior (deixe sua opinião no final da matéria).

 

Acima a nova versão de entrada da linha Tector, o modelo 9.190, ele mira diretamente em enfrentar caminhões leves como VW Delivery e Mercedes Benz Accelo

Motor FPT de 190 cv equipa as novas versões de entrada do Iveco Tector

Com o lançamentos dos inéditos Tector 9.190 (foto acima)  e 11.190, a Iveco volta a atuar no segmento dos caminhões leves, segmento na qual a marca estava ausente desde a aposentadoria do Iveco Vertis em 2017.  Tanto o Tector 9.190, quanto o Tector 11.190 vêm equipados com motor turbo diesel da marca FPT, 4.5L, 4 cilindros, capaz de desenvolver 190 CV de potência e 61 kgfm de torque, já o câmbio é manual de seis velocidades produzido pela fabricante EATON.

O Tector de 9 e 11 toneladas é mais potente do que as versões antigas do Iveco Vertis, que na opção de entrada tinha motor de 154 CV e na versão de 13 T, 173 CV. Este novo bloco também é mais potente e tem maior torque que nos motores encontrados nos rivais VW Delivery e Mercedes Accelo.

Acima o Iveco Tector 11.190, ele custará a partir de R$ 165 mil

Consumo do Tector 9.190 promete agradar…

De acordo com a Iveco, o novo motor FTP N45 de 190 cv, trabalha sempre cheio, o que proporciona menos trocas de marchas, e uma curva de torque mais rápida e linear, com isso na pratica o caminhão consumirá menos combustível, a Iveco destaca que o modelo fará bonito em termos de economia de combustível, tanto é que fez algo que poucas fabricantes ousam fazer, divulgar algum dado sobre o consumo de combustível.

De acordo com a Iveco o Tector na nova versão leve 9.190 rodando em estrada com 100% da sua capacidade de carga, faz em média 5.7 km/l.

Acima o Tector 24.280 6×2 com cabine leito e teto baixo

Novo visual para toda a linha Iveco Tector

O novo visual da cabine também foi estendido para todas as demais versões do Tector, incluindo ai os modelos Tector 15.190, Tector 17.210, Tector 17.280 e Tector 17.300. Essas são as versões do Tector destinado ao transporte urbano e rodoviário de pequena ou média distância.

Acima a linha Iveco Tector 2019/2020, toda a gama recebeu uma nova cabine

Já a gama do Tector destinada ao transporte rodoviário é formada pelos modelos 17.210, 17.280, 17.300 com tração 4×2, 24.280 e 24.300 com tração 6×2. Há a versão top de linha Tector de 31 toneladas disponível nas configurações 31.280 e 31.300 com tração 8X2. Todas estas também ganharam a nova cabine, podendo inclusive ter teto alto ou baixo, além de cabine leito.

Nova nomenclatura mais simples para a linha Tector…

Vale lembrar que o nome de cada versão do novo Iveco Tector 2019 é formada pelo PBT e pela potência, o Tector 24.280 por exemplo tem peso bruto total de 24 toneladas e 280 CV de potência, já o Tector 11.190 tem 11 toneladas de PBT e 190 CV de potência no motor.

Nova cabine da linha Tector 2019/2020 traz mais conforto e versatilidade…

A cabine do Novo Tector 2020 também agrada, a principal preocupação do pessoal da Iveco foi em criar um ambiente confortável e com ergonomia. Como em outros modelos da marca a alavanca do câmbio fica posicionada no painel, assim como em utilitários menores como o Fiat Ducato (tem gente que gosta, outros não, desta posição da alavanca de câmbio). De acordo com a marca o Novo Tector nas versões de 9 e 11 toneladas tem a maior visibilidade da categoria, a área envidraçada é bastante ampla. O volante é bem robusto tem quatro raios e boa empunhadura, o painel de instrumentos apesar do estilo pouco moderno é bastante completo e os comandos do painel são de fácil visualização.

Acabamento poderia ser melhor…

Apesar disso a cabine tem acabamento simples e o painel poderia ter um desenho mais moderno, outro ponto fraco são os bancos que poderiam ter um acabamento mais sofisticado,  a exemplo do VW Delivery com estampas ou texturas que quebram um pouco a monotonia e sobriedade no interior do caminhão.

Produzido no Brasil…

O Novo Tector será produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas Minas Gerais. A fabricante italiana investiu cerca de R$ 40 milhões na linha de produção dos novos modelos de 9 e 11 toneladas.

O novo Tector 9.190 terá preço partindo de R$ 155 mil

Preços e mercados dos novos Iveco Tectors…

A Iveco aproveitou o lançamento e já divulgou os preços das novas versões 9.190 e 11.190 da linha Tector, os valores começam em R$ 155 mil para a versão de entrada Tector 9.190 e R$ 165 mil para o Tector 11.190. A Iveco tem boas expectativa para a nova linha de caminhões leves Tector, eles esperam conseguir fisgar algo em torno de 10% do segmento com os novos caminhões 9.190 e 11.190, pode parecer pouca coisa, porém este é um dos segmentos mais rentáveis em caminhões no Brasil, representando algo em torno de 18.000 caminhões desta categoria vendidos ao ano, de acordo com dados da própria Iveco.

Em sua maioria o público alvo dos novos produtos serão caminhoneiros profissionais autônomos, este tipo de  consumidor deve representar 60% das vendas dos novos Tector 9.190 e 11.190, sendo que a versão de 11 toneladas deve ser a mais vendida.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.