A Iveco apresentou na noite dessa última segunda-feira (17 de junho), um lançamento que promete agitar o mercado de caminhões no Brasil, trata-se do Novo Ivecto Tector. O modelo traz uma série de novidades ao começar pelo visual que ficou mais moderno e pela adoção de duas inéditas versões: Tector 9.190 (de 9 toneladas) e o Tector 11.190 (11 toneladas). Com essa novas versões o Iveco Tector passa a ser um dos caminhões com maior número de configurações da Iveco, atendendo desde o transporte urbano de cargas leves ao transporte rodoviário de longa distância. A gama inclui versões de 9, 11, 15 e 17 toneladas e o semi-pesado de 17, 24 e 31 toneladas.
Visualmente o Tector está mais moderno e arrojado, o modelo deixou de lado a identidade visual tradicional da Iveco em favor de linhas mais arrojadas e agressivas. Segundo a Iveco o novo design foi inspirado no modelo EuroCargo vendido na Europa. Certamente muita gente gostou do visual do Novo Tector, mas sem duvidas há pessoas que vão preferir o estilo tradicional do modelo anterior (deixe sua opinião no final da matéria).
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Com o lançamentos dos inéditos Tector 9.190 (foto acima) e 11.190, a Iveco volta a atuar no segmento dos caminhões leves, segmento na qual a marca estava ausente desde a aposentadoria do Iveco Vertis em 2017. Tanto o Tector 9.190, quanto o Tector 11.190 vêm equipados com motor turbo diesel da marca FPT, 4.5L, 4 cilindros, capaz de desenvolver 190 CV de potência e 61 kgfm de torque, já o câmbio é manual de seis velocidades produzido pela fabricante EATON.
O Tector de 9 e 11 toneladas é mais potente do que as versões antigas do Iveco Vertis, que na opção de entrada tinha motor de 154 CV e na versão de 13 T, 173 CV. Este novo bloco também é mais potente e tem maior torque que nos motores encontrados nos rivais VW Delivery e Mercedes Accelo.
De acordo com a Iveco, o novo motor FTP N45 de 190 cv, trabalha sempre cheio, o que proporciona menos trocas de marchas, e uma curva de torque mais rápida e linear, com isso na pratica o caminhão consumirá menos combustível, a Iveco destaca que o modelo fará bonito em termos de economia de combustível, tanto é que fez algo que poucas fabricantes ousam fazer, divulgar algum dado sobre o consumo de combustível.
De acordo com a Iveco o Tector na nova versão leve 9.190 rodando em estrada com 100% da sua capacidade de carga, faz em média 5.7 km/l.
Acima o Tector 24.280 6×2 com cabine leito e teto baixo
O novo visual da cabine também foi estendido para todas as demais versões do Tector, incluindo ai os modelos Tector 15.190, Tector 17.210, Tector 17.280 e Tector 17.300. Essas são as versões do Tector destinado ao transporte urbano e rodoviário de pequena ou média distância.
Já a gama do Tector destinada ao transporte rodoviário é formada pelos modelos 17.210, 17.280, 17.300 com tração 4×2, 24.280 e 24.300 com tração 6×2. Há a versão top de linha Tector de 31 toneladas disponível nas configurações 31.280 e 31.300 com tração 8X2. Todas estas também ganharam a nova cabine, podendo inclusive ter teto alto ou baixo, além de cabine leito.
Vale lembrar que o nome de cada versão do novo Iveco Tector 2019 é formada pelo PBT e pela potência, o Tector 24.280 por exemplo tem peso bruto total de 24 toneladas e 280 CV de potência, já o Tector 11.190 tem 11 toneladas de PBT e 190 CV de potência no motor.
A cabine do Novo Tector 2020 também agrada, a principal preocupação do pessoal da Iveco foi em criar um ambiente confortável e com ergonomia. Como em outros modelos da marca a alavanca do câmbio fica posicionada no painel, assim como em utilitários menores como o Fiat Ducato (tem gente que gosta, outros não, desta posição da alavanca de câmbio). De acordo com a marca o Novo Tector nas versões de 9 e 11 toneladas tem a maior visibilidade da categoria, a área envidraçada é bastante ampla. O volante é bem robusto tem quatro raios e boa empunhadura, o painel de instrumentos apesar do estilo pouco moderno é bastante completo e os comandos do painel são de fácil visualização.
Apesar disso a cabine tem acabamento simples e o painel poderia ter um desenho mais moderno, outro ponto fraco são os bancos que poderiam ter um acabamento mais sofisticado, a exemplo do VW Delivery com estampas ou texturas que quebram um pouco a monotonia e sobriedade no interior do caminhão.
O Novo Tector será produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas Minas Gerais. A fabricante italiana investiu cerca de R$ 40 milhões na linha de produção dos novos modelos de 9 e 11 toneladas.
A Iveco aproveitou o lançamento e já divulgou os preços das novas versões 9.190 e 11.190 da linha Tector, os valores começam em R$ 155 mil para a versão de entrada Tector 9.190 e R$ 165 mil para o Tector 11.190. A Iveco tem boas expectativa para a nova linha de caminhões leves Tector, eles esperam conseguir fisgar algo em torno de 10% do segmento com os novos caminhões 9.190 e 11.190, pode parecer pouca coisa, porém este é um dos segmentos mais rentáveis em caminhões no Brasil, representando algo em torno de 18.000 caminhões desta categoria vendidos ao ano, de acordo com dados da própria Iveco.
Em sua maioria o público alvo dos novos produtos serão caminhoneiros profissionais autônomos, este tipo de consumidor deve representar 60% das vendas dos novos Tector 9.190 e 11.190, sendo que a versão de 11 toneladas deve ser a mais vendida.
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