O Jeep Avenger já está rodando em testes aqui no Brasil, o modelo lançado na Europa em 2023 será produzido por aqui a partir de 2026. Ele virá para ocupar uma faixa de mercado abaixo do Renegade, será a aposta da Jeep para enfrentar SUVs como VW Nivus, Honda WR-V e Toyota Yaris Cross, estes dois últimos chegarão em 2025. O Avenger no Brasil usará o motor 1.0 turbo firefly de 130 cv, já com um sistema híbrido leve nacional, o mesmo que será usado no Pulse e Fastback a partir de 2025.
Acima o nosso vídeo detalhando o Jeep Avenger
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O Jeep Avenger ainda não caiu no gosto do publico europeu, por lá as vendas não andam nada bem, uma das maiores criticas é com relação ao seu interior simples demais, que não condiz com o preço elevado do modelo, que na Europa parte de 23.300 euros (algo em torno de R$ 143 mil). Sabendo disso, a Stellantis aqui do Brasil deve promover algumas melhorias na versão brasileira, no protótipo flagrado lá em Minas Gerais, por Marlos Ney Vidal do site AutosSegredos.com.br, é perceptível que o carro aqui no Brasil tem mudanças na dianteira em relação ao europeu, possivelmente com novos faróis, para-choque e grade, mas nada muito radical em relação ao Avenger original.
Outra evolução deve ser o interior do Jeep Avenger brasileiro, que possivelmente ganhará um acabamento mais sofisticado. Lembrando que quando começar a ser produzido por aqui em 2026 o Jeep Avenger já não será tão novidade assim, afinal estamos falando de um modelo apresentado na Europa em dezembro de 2022.
Pouca gente sabe mas o Jeep Avenger é produzido sobre uma variante da plataforma CMP usada no Citroën C3 e no Peugeot 208, por isso sua produção brasileira será localizada na mesma planta onde é fabricado o Peugeot 208, além dos Citroën C3, Aircross e Basalt, na cidade de Porto Real no Rio de Janeiro, este será o primeiro carro da Jeep produzido por lá e também o primeiro Jeep no Brasil feito sobre esta plataforma que era originaria da Peugeot / Citroën.
O Jeep Avenger 2025 apesar do estilo robusto e musculoso é um SUV pequeno, seu comprimento é de apenas 4.08 metros, a altura é de 1.53 m e a largura é de 1.76 metro, o Avenger é 2 cm menor, 4 cm mais baixo e 1 cm mais estreito em relação ao Fiat Pulse, isso mesmo ele é menor que o Pulse. Enquanto que comparado com o Jeep Renegade a diferença no tamanho é considerável, o Avenger é 16 cm mais curto, 17 cm mais baixo e 4 cm mais estreito.
Apesar de ser um carro pequeno por fora, o seu espaço interno “teoricamente” não é tão compacto assim, a distância entre eixos do Jeep Avenger é de 2,56 metros, apenas 1 cm menor em relação ao Renegade, 3 cm maior em relação ao Pulse e exatamente a mesma do rival Volkswagen Nivus.
O porta malas do Jeep Avenger também é razoável, acomoda 380 litros, são 10 litros a mais em relação ao Pulse e 20 litros maior em relação ao Renegade, porém perde para o VW Nivus, que tem 415 litros. Chama atenção também a altura em relação ao solo de 20 cm, a mesma do Renegade.
Muita gente da imprensa especializada está apostando que o Jeep Avenger ficará no lugar do Jeep Renegade no Brasil, acreditamos que não, isso não irá acontecer. Primeiro porque não faz sentido a Jeep substituir um modelo por outro menor e pedir o mesmo valor de mercado, segundo porque na Europa o Jeep Avenger e o Renegade convivem normalmente há quase dois anos, são modelos de propostas e tamanhos diferentes, o Renegade tem tração 4×4 e um apelo um pouco mais aventureiro, além de ter motores mais potentes (185 cv), enquanto o Avenger é um SUV com foco mais no uso urbano, tem apenas tração 4×2 e motores mais modestos, na Europa a versão a gasolina tem somente 100 cv e a elétrica 136 cv.
De início, Jeep Avenger e o Renegade devem conviver juntos no Brasil, o Renegade deve perder sua versão mais barata que hoje parte de R$ 120 mil, para abrir lugar para este novo SUV. Isso até 2027, quando a Jeep deve lançar no Brasil a segunda geração do Renegade, esta será totalmente nova, maior e mais refinada em relação ao modelo atual que está no mercado desde 2015. O Avenger ficará como a porta de entrada para quem quer um modelo Jeep.
A cabine do Jeep Avenger tem visual moderno, porém o acabamento é simples, bem mais simples em relação ao Jeep Renegade, afinal este modelo foi feito para ocupar uma posição de mercado inferior, além disso há uma enorme diferença entre o acabamento da versão mais cara Summit (foto acima) e as mais baratas, como a Longitude (foto abaixo). A opção mais cara vem com revestimentos em plástico colorido de alto brilho no painel, enquanto as mais baratas fazem uso excessivo de plástico duro na cor preta. Um detalhe curioso é que nas versões automáticas não há alavanca de câmbio, as marchas são selecionadas por botões no console.
A lista de equipamento não traz grandes evoluções, tendo o Avenger praticamente o mesmo nível de equipamentos do nosso Renegade, na Itália são três versões do Jeep Avenger: Longitude, Altitude e Summit, vamos conhecer o conteúdo de cada uma delas.
Sendo que na versão mais barata, Longitude o Avenger vem com faróis Full LED, rodas em liga leve aro 16, central multimídia com tela de 10,25 polegadas, painel digital de 7 polegadas, há ainda sistema de som com seis alto falantes, seis diferentes modos de condução: Normal, ECO, Sport, Neve, Areia e Lama, freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão, frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, assistente para descidas e subidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro e é só.
A opção intermediaria Avenger Altitude, agrega além destes itens painel digital de 10 polegadas configurável, rodas maiores aro 17, piloto automático adaptativo ACC, ar-condicionado automático, porta USB do tipo C para o banco traseiro e limpadores do para-brisa com sensor de chuva.
Por fim, a versão top de linha Summit, se diferencia por vir com faróis Full LED mais avançados com projetor, farol de neblina em LED, lanternas traseiras em LED, interior com iluminação ambiente em LED no painel e nas portas com 8 cores configuráveis, rodas aro 18 diamantadas, carregador wireless para smartphones, bancos e volante com revestimentos em couro sintético, sistema de partida do motor por botão e destravamento das portas por aproximação, tampa do porta malas com sistema de abertura e fechamento por gestos (hands free), serviços remotos via Uconnect com internet a bordo e diversas operações sendo realizadas via smartphone do dono, como ligar o motor ou consultar a localização do carro.
Há ainda apenas na versão mais cara o pacote ADAS completo, com câmeras 180 graus de virão aérea, sensores de estacionamento 360 graus, monitoramento de pontos cegos e farol alto automático.
Enquanto na Europa o Avenger conta com opções de motores a gasolina 1.2 turbo de 100 cv, híbrido de 48v com 100 cv, ou 100% elétrico de 136 cv, no Brasil o modelo deve ter uma única opção de motorização. O bloco 1.0 turbo T200 com o novo sistema híbrido flex da Stellantis, chamado de Bio-Hybrid (MHEV) de 12v.
Porém calma que não é nada muito complexo ou super potente, estamos falando do conhecido motor Firefly 1.0 turbo, 3 cilindros, presente hoje em vários modelos como Pulse, Fastback, C3 e 208, porém aqui ele já terá o sistema híbrido leve de 12 volts visando ficar um pouco mais econômico. Sua potência não deve mudar, seguirá com 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, para um torque de 20 kgfm. O câmbio será o atual automático CVT de sete velocidades, presente hoje em modelos como Pulse, C3, 208 e Strada, é possível também que o Avenger tenha uma versão de entrada com câmbio manual, assim como acontece na Europa.
Vale comentar que este inédito sistema híbrido leve de 12v, é uma tecnologia que está sendo desenvolvida aqui no Brasil pela Stellantis e deve estrear já no primeiro semestre de 2025 nos modelos Pulse e Fastback da Fiat, o Bio-Hybrid é um sistema elétrico paralelo que promete ajudar ao motor 1.0 turbo em algumas situações, como em arrancadas, ou ainda alimentar alguns componentes elétricos do carro como o ar-condicionado, para economizar um pouco de combustível.
Como estamos falando de um carro que chegará ao mercado brasileiro daqui um ano e meio ou dois, fica bastante complicado falarmos em preços, porém com as cotações atuais do mercado nacional, acreditamos que o Avenger custaria algo em torno de R$ 120.000, alcançando até os R$ 150 mil na sua versão mais cara. Lembrando que hoje o Jeep Renegade parte de R$ 118.900 e vai até R$ 180.000.
Entre os rivais do Jeep Avenger aqui no Brasil estão novos SUVs como o Honda WR-V e Toyota Corolla Cross, que estrearão por aqui em 2025, além dos atuais, VW Nivus, Renault Kardian e o próprio Fiat Pulse.
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