A Kia é outra montadora a marcar presença no Salão de Detroit 2016, além do exótico conceito Telluride, outra atração da construtora coreana é a versão renovada do Kia Cerato. O sedan que nos EUA é chamado de Forte, passou por um discreto facelift, e deve chegar ao Brasil já no segundo semestre desse ano.
Como era de esperado as mudanças foram bem tímidas, uma renovação mais robusta vai ficar mesmo para a próxima geração ainda sem data para chegar. Entre as atualizações promovidas no modelo 2016, estão a grade frontal com acabamento em formato de colmeia e visual inspirado o Optima e no novo Sorento- além dos faróis que ficaram mais afinados e trazem luzes com um aspecto mais moderno. O para-choque frontal também foi renovado e traz novos faróis de neblina.
Na traseira o Novo Kia Cerato 2016 ganhou novas lanternas, elas ficaram maiores e agora se projetam para fora da carroceria, ainda possuem iluminação com assinatura de LEDs.
Por dentro a Kia também não realizou nenhuma mudança radical, o sopro de novidade fica por conta do novo sistema multimídia com monitor toush-screen – o equipamento foi aprimorado, e agora conta com conectividade para o smarthphone por meio dos Apps CarPlay e Android Auto. Embora nos EUA, o Cerato seja considerado um sedan compacto, um carro popular – ele vem de fábrica muito equipado contando com itens, como sensores de estacionamento e de mudança de faixa, bancos com ajustes com memória, controle climático com duas zonas de temperatura. Há três versões de acabamento, LX, S e a top de linha EX.
Na Coreia do Sul e nos EUA, o Cerato aposentou o motor 1.8 em detrimento do potente 2.0L quatro cilindros GDI ( o mesmo utilizado no Elantra). No Brasil o sedan ainda é equipado com o raquítico 1.6 com apenas 122 CV com gasolina.
O Novo Cerato 2017 será um dos principais lançamentos da Kia nesse ano no Brasil. Ele chega no segundo semestre importado do México.