Categorias: Kia

Novo Kia Cerato – Totalmente renovado sedan chega por R$ 67,900

Conforme esperado a Kia acaba de lançar nessa segunda-feira (08) o novo Cerato no Brasil. Totalmente renovado, do antigo só restou o nome, o sedan impressiona pelo seu estilo inovador e arrojado. A novidade chega ao país em duas versões de acabamento, e com preços salgados que vão de R$ 67,400 a R$ 71,900. Confira.

O ponto alto da nova geração é sem dúvida o design, o carro ficou muito mais elegante e arrojado. O visual traz o novo padrão de design da Kia e entre as características que se destacam, estão a dianteira com faróis grandes e com lâminas de LEDs integrados a grade dianteira, a carroceria com silhueta fluída de coupé, o teto baixo e curvo, as belas lanternas que contam com um estilo semelhante as do Kia Optima e que também possuem filas de LEDs.

No geral o visual do novo Cerato, agrada bastante a quase todos o tipo de público, desde aos senhores mais conservadores, aos jovens, poucos irão criticar as linhas do carro. O que a montadora coreana espera traduzir em boas vendas.

Ele cresceu. O Cerato também ficou mais espaçoso, o comprimento foi ampliado para 4.56 m (3 cm a mais que a geração anterior), enquanto o entre-eixos agora é de 2.70  m (houve um ganho de 5 cm em relação ao anterior). Essa medida por exemplo é maior do que a de rivais, como Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. Já o porta-malas tem agora capacidade de 421 litros, contra 415 do antigo Cerato.

O calcanhar de Aquiles do novo Cerato, fica por conta de dois pontos fundamentais: O seu preço salgado (o antigo Cerato custava a partir de R$ 52.800 contra R$ 67.900 deste novo) e do motor fraco para o porte do carro, ao contrário do design, a motorização do novo Cerato não tem nada de especial, o sedan traz o mesmo bloco 1.6 16V Flex com apenas 128 CV (quando abastecido etanol) do antigo Cerato. Esse bloco anêmico para o seu porte, é o mesmo utilizado em diversos carros da Kia e Hyundai, como o HB20 1.6, o Soul Flex e novo Hyundai I30. Só para comparação nos EUA a versão mais fraca do Cerato conta com 148 CV. E no Brasil os concorrentes nessa mesma faixa de preço, contam com blocos que partem de 145 cv.

 

O interior do Cerato também evoluiu bastante em comparação ao antigo, o acabamento da cabine ganhou materiais de boa qualidade há muitas partes em couro, e algumas partes em alumínio como os pedais, o encaixe das peças está melhor, assim como a disposição dos comandos no painel que está mais ergonômico. Outro ponto é a oferta de equipamento, que incorporou itens inéditos. Porém em contrapartida o estilo da cabine é sóbrio demais, e o painel um tanto sem ousadia, destaque para o volante que ganhou traços mais harmoniosos e esportivo, além de diversos comandos.

O banco traseiro conta com mais espaço para as pernas dos ocupantes, que agora viajam com mais conforto, o formato dos bancos também está melhor, agora os ocupantes do banco traseiro contam com saída de ar-condicionado.

No Brasil o sedan médio contará com duas versões de acabamento (E.244 e E.294), a principal diferenças entre elas está na transmissão, enquanto a primeira conta com um câmbio manual de seis velocidades, a segunda vem com um automático de seis marchas com paddler shift no volante (borboletas).

Como era de  se esperar de um carro que custa mais de R$ 60.000, o novo Cerato vem de série bem equipado. A lista de itens inclui ar condicionado com duas zonas de temperatura individuais, direção elétrica, piloto automático, computador de bordo, freios com ABS e EBD, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisor interno fotocrômico, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema de som com CD Player e conexão para iPod e auxiliar, além dos LEDs nos faróis e lanternas.

Um deslize é o fato da versão de entrada contar com freios a tambor nas rodas traseiras, algo quase inaceitável pelo porte do carro e que causou polêmica nos EUA.

O Cerato tem a difícil missão de recuperar as vendas da Kia no Brasil, no ano passado elas derreteram (a queda foi de quase 50%) por conta do aumento de IPI. Ele chega para disputar espaço com modelos campeões de venda como Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e o irmão Hyundai Elantra.

A Kia vai trazer o pacote completo para o Brasil, além do Cerato Sedan também será lançado por aqui (em agosto) o novo Cerato hatch, já o recém lançado Cerato Koup chega em novembro com a missão de encarar Hyundai Veloster e companhia.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Que bom que estas duas montadoras coreanas tiveram o bom senso de lançar estes lindos modelos nas duas versões, autom. e manual pois, nem todo mundo suporta esta porcaria do que é o automático. que tira totalmente o prazer de quem gosta de dirigir. quanta monotonia acelera e freia , será que algum apaixonado por carro discorda? E me digam se o automático não é perfeito para mulher, velhinhos e baitolas? congratulações a KIA e HYUNDAI.

  • Bonito carro e acho que o Hatch fará mais sucesso ainda.

    Com ofertas melhores no segmento de hatches médios (Cruze, Focus, Bravo) a categoria vem crescendo em mostrando seu charme nas ruas.

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.