Categorias: Kia

Novo Kia Cerato – Totalmente renovado sedan chega por R$ 67,900

Conforme esperado a Kia acaba de lançar nessa segunda-feira (08) o novo Cerato no Brasil. Totalmente renovado, do antigo só restou o nome, o sedan impressiona pelo seu estilo inovador e arrojado. A novidade chega ao país em duas versões de acabamento, e com preços salgados que vão de R$ 67,400 a R$ 71,900. Confira.

O ponto alto da nova geração é sem dúvida o design, o carro ficou muito mais elegante e arrojado. O visual traz o novo padrão de design da Kia e entre as características que se destacam, estão a dianteira com faróis grandes e com lâminas de LEDs integrados a grade dianteira, a carroceria com silhueta fluída de coupé, o teto baixo e curvo, as belas lanternas que contam com um estilo semelhante as do Kia Optima e que também possuem filas de LEDs.

No geral o visual do novo Cerato, agrada bastante a quase todos o tipo de público, desde aos senhores mais conservadores, aos jovens, poucos irão criticar as linhas do carro. O que a montadora coreana espera traduzir em boas vendas.

Ele cresceu. O Cerato também ficou mais espaçoso, o comprimento foi ampliado para 4.56 m (3 cm a mais que a geração anterior), enquanto o entre-eixos agora é de 2.70  m (houve um ganho de 5 cm em relação ao anterior). Essa medida por exemplo é maior do que a de rivais, como Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. Já o porta-malas tem agora capacidade de 421 litros, contra 415 do antigo Cerato.

O calcanhar de Aquiles do novo Cerato, fica por conta de dois pontos fundamentais: O seu preço salgado (o antigo Cerato custava a partir de R$ 52.800 contra R$ 67.900 deste novo) e do motor fraco para o porte do carro, ao contrário do design, a motorização do novo Cerato não tem nada de especial, o sedan traz o mesmo bloco 1.6 16V Flex com apenas 128 CV (quando abastecido etanol) do antigo Cerato. Esse bloco anêmico para o seu porte, é o mesmo utilizado em diversos carros da Kia e Hyundai, como o HB20 1.6, o Soul Flex e novo Hyundai I30. Só para comparação nos EUA a versão mais fraca do Cerato conta com 148 CV. E no Brasil os concorrentes nessa mesma faixa de preço, contam com blocos que partem de 145 cv.

 

O interior do Cerato também evoluiu bastante em comparação ao antigo, o acabamento da cabine ganhou materiais de boa qualidade há muitas partes em couro, e algumas partes em alumínio como os pedais, o encaixe das peças está melhor, assim como a disposição dos comandos no painel que está mais ergonômico. Outro ponto é a oferta de equipamento, que incorporou itens inéditos. Porém em contrapartida o estilo da cabine é sóbrio demais, e o painel um tanto sem ousadia, destaque para o volante que ganhou traços mais harmoniosos e esportivo, além de diversos comandos.

O banco traseiro conta com mais espaço para as pernas dos ocupantes, que agora viajam com mais conforto, o formato dos bancos também está melhor, agora os ocupantes do banco traseiro contam com saída de ar-condicionado.

No Brasil o sedan médio contará com duas versões de acabamento (E.244 e E.294), a principal diferenças entre elas está na transmissão, enquanto a primeira conta com um câmbio manual de seis velocidades, a segunda vem com um automático de seis marchas com paddler shift no volante (borboletas).

Como era de  se esperar de um carro que custa mais de R$ 60.000, o novo Cerato vem de série bem equipado. A lista de itens inclui ar condicionado com duas zonas de temperatura individuais, direção elétrica, piloto automático, computador de bordo, freios com ABS e EBD, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisor interno fotocrômico, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema de som com CD Player e conexão para iPod e auxiliar, além dos LEDs nos faróis e lanternas.

Um deslize é o fato da versão de entrada contar com freios a tambor nas rodas traseiras, algo quase inaceitável pelo porte do carro e que causou polêmica nos EUA.

O Cerato tem a difícil missão de recuperar as vendas da Kia no Brasil, no ano passado elas derreteram (a queda foi de quase 50%) por conta do aumento de IPI. Ele chega para disputar espaço com modelos campeões de venda como Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e o irmão Hyundai Elantra.

A Kia vai trazer o pacote completo para o Brasil, além do Cerato Sedan também será lançado por aqui (em agosto) o novo Cerato hatch, já o recém lançado Cerato Koup chega em novembro com a missão de encarar Hyundai Veloster e companhia.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Que bom que estas duas montadoras coreanas tiveram o bom senso de lançar estes lindos modelos nas duas versões, autom. e manual pois, nem todo mundo suporta esta porcaria do que é o automático. que tira totalmente o prazer de quem gosta de dirigir. quanta monotonia acelera e freia , será que algum apaixonado por carro discorda? E me digam se o automático não é perfeito para mulher, velhinhos e baitolas? congratulações a KIA e HYUNDAI.

  • Bonito carro e acho que o Hatch fará mais sucesso ainda.

    Com ofertas melhores no segmento de hatches médios (Cruze, Focus, Bravo) a categoria vem crescendo em mostrando seu charme nas ruas.

Recentes

Nova Mitsubishi L200 2026 – Nova geração já está no Brasil e estreia no começo de 2025

A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…

3 dias atrás

Novo Onix 2026 – Chega no começo de 2025 com visual e interior atualizados

Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…

3 dias atrás

Novo Hyundai Creta 2025 chega em outubro, descubra tudo o que você precisa saber sobre

A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…

7 dias atrás

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

1 semana atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

1 semana atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.