Este é o Kia K4 2025, o mais novo sedan médio da marca coreana, ele virá para substituir o famoso Kia Cerato, chamado em alguns mercados de Kia Forte, o K4 aposta principalmente no seu visual, chamativo e bastante futurista, para fazer frente aos rivais como Honda Civic e Toyota Corolla. Destaque também para o interior com proposta minimalista e recheado de tecnologias do Kia K4.
Índice desta matéria
Design chama atenção
O Kia K4 2025 traz tudo novo em relação ao Cerato / Forte, sua carroceria adota uma nova e bastante interessante proposta de estilo da Kia Motors, chamada de ‘Twist Logic’ o novo design é marcado principalmente pelo desenho dos faróis em LED com desenho que invade o para-choque e as laterais. Destaque também para as formas musculosas da carroceria, marcada por vincos, além do teto curvo, que segue o estilo coupé de 4 portas ou fastback. Para deixar as laterais com um aspecto mais fluído, as maçanetas das portas traseiras ficam escondidas na coluna.
Vale também comentar sobre a coluna traseira, assim como em um coupé ela se extende até o final da tampa do porta-malas. As lanternas do novo Kia k4 são todas em LED e têm desenho em “L” invadindo a tampa do porta-malas descendo também até o para-choque. É um desenho muito bonito.
Dimensões do Kia k4
A Kia ainda faz segredo com relação as dimensões do K4, porém, ao julgar pelas imagens o sedan cresceu bastante, ganhou alguns centimetros extras no comprimento, principalmente na distância entre-eixos, o que deve garantir mais de espaço no banco traseiro, sanando um dos pontos mais questionáveis do sedan.
Lembrado que a geração anterior do Kia Cerato / Forte, tinha 4.64 m de comprimento e distância entre-eixos de 2.63 metros, dimensões externas similares as do Toyota Corolla e Honda Civic, porém ele perdia feio no espaço interno por ter distância entre-eixos 7 cm menor em relação aos rival japonêses.
Interior
A cabine do Kia K4 também chama atenção, tem visual moderno e limpo, destaque para o bom nível no acabamento que terá diversas opções de cores, inclusive opções fora do comum, como o verde mostrado na foto acima chamado de “Slate Green”, haverá também a opção de um marrom claro “Canyon Bronw”, muito mais interessante que o padrão preto ou cinza presente hoje na maioria dos carros.
Chama atenção também o painel de instrumentos combinado com o sistema multimídia, ambos com tela de 12 polegadas unidas em uma peça única em vidro, similar ao usado nas versões mais caras dos modelos Sportage e Sorento. O volante do Kia k4 tem apenas dois raios, e indo na contra maos das outras montadoras que estão retirando os botões físicos e colocando todos os comandos na tela de multimídia, a Kia aposta em botões tradicionais para facilitar a vida do motorista, há inclusive um botão rotativo acima do pisca alerta que ajudará a selecionar as funções.
Motores…
Apesar da Kia ainda não ter revelado detalhes com relação as motorizações, a principio não deve haver muitas novidades, o Kia K4 seguirá, pelo menos no mercado norte-americano, a ser ofertado nas versões mais baratas com o já antigo 2.0 aspirado com injeção comum MPi com 148 cv de potência, enquanto as versões mais caras seguirão com o potente 1.6 turbo, com injeção direta, capaz de entregar 201 cv de potência. São também três opções de câmbio: a automática IVT (uma versão da Hyundai / Kia do câmbio CVT) está presente na maioria das versões, tendo a opção mais cara GT a opção de câmbio automátizado de sete velocidades de dupla embreagem DCT, além da opção do câmbio manual esportivo de seis marchas.
Quando chega?
A apresentação do Novo Kia K4 acontecerá semana quem vem no Salão do Automóvel de Nova York, sendo que as vendas nos EUA devem começar a partir do segundo semestre de 2024 lá nos EUA. Os preços ainda não foram divulgados, porém é esperado um aumento em relação aos valores atuais do Kia Forte/Cerato, podemos esperar um valor inicial de US$ 22 mil (R$ 110 mil).
Kia K4 no Brasil
Existem sim a possibilidade do Kia k4 vir ao Brasil, já que a produção deste novo modelo para atender as américas, ficará localizada no México, assim como acontecia com geração anterior do Cerato, o que permitiria a Kia trazer o modelo ao país por um preço mais competitivo, já que México e Brasil tem acordo de livre importação.
Lembrando que o Kia Cerato deixou de ser vendido no Brasil em 2022, por ter vendas muito abaixo do esperado.