O Renault Kwid passará por mudanças no Brasil no próximo ano, nessa última semana já começaram a circular nos arredores da fábrica da Renault no Paraná protótipos do Novo Kwid 2026, as mulas de testes são da versão totalmente elétrica chamada de E-Tech, ainda não sabemos se esta atualização que inclui um novo exterior e novo interior será de início destinada apenas para a versão elétrica ou será já aplicada para todas as versões do Kwid 2026.
O protótipo do Novo Kwid E-Tech estava rodando praticamente sem camuflagem, com isso não é difícil notar que o modelo terá praticamente o mesmo visual do irmão Dacia Spring vendido na Europa, que passou por uma plástica visual no começo desse ano.
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Mudança completa do Kwid 2026
O Renault Kwid foi lançado no Brasil em 2017 e reestilizado em 2022, porém esta mudança no modelo 2026 será a maior já feita no modelo, ele mudou quase que completo, da dianteira até traseira, inclusive as portas, apesar disso não se trata de uma nova geração, afinal a plataforma e as dimensões ainda seguem as mesmas do modelo original de 2017.
O Novo Kwid 2026 contará com um design mais moderno e robusto, o compacto ostentará um novo conjunto ótico, formado por duas barras de LED, porém as luzes principais, localizadas mais abaixo na dianteira, ainda seguirão com lâmpadas comuns halógenas. O para-choque frontal está mais robusto e moderno.
Nas laterais a Renault redesenhou as chapas das caixas de rodas e as portas, deixando carro com visual mais robusto e também mais seguro, já que foram instalados novos reforços estruturais no chassi, principalmente contra impactos laterais.
Enquanto na traseira, o destaque fica para a nova barra com acabamento em Black piano (ou imitação de fibra de carbono) que conecta o conjunto de lanternas que também foi redesenhado e têm agora estilo muito mais moderno. Alias essas lanternas são inspiradas nos lançamentos recentes da marca Dacia como o Novo Duster por exemplo.
Interior do Kwid 2026 também mudará radicalmente
Se por fora o Kwid E-Tech 2026 vai ficar muito mais bonito o mesmo vale para o seu interior. A cabine vai passar por uma profunda mudança, o novo layout é semelhante aos carros mais novos da Dacia, destaque para a central multimídia de última geração com tela de 10 polegadas e para novo painel digital configurável de 7 polegadas, o volante é do tipo multifuncional e tem desenho similar aos dos modelos novos carros da marca, há ainda novos comandos para o ar-condicionado.
Porém apesar das evoluções, o Kwid seguirá sendo um Kwid, ou seja, o acabamento continuará simples, apesar da versão elétrica ter evoluído, ganhado novas texturas e cores diferentes de plástico, tudo segue em plástico duro, também não espere equipamentos tecnológicos, como partida do motor por botão ou freio de estacionamento elétrico. A Renault também manteve alguns pontos polêmicos, como os vidros com acionamento no painel ao invés das portas.
Lembrando que na Europa, como eles são mais exigentes que nós brasileiros, a Renault disponibiliza vidros elétricos traseiros no Kwid, item que no Brasil só existe na versão elétrica que vem importada da China.
Motor elétrico do Kwid não deve mudar
A má noticia é que pelo menos na Europa o Dacia Spring, o nosso Kwid elétrico, não ganhou mudanças na motorização, por lá o carro segue com motor de 65 cv de potencia (baterias de 27 kWh) tendo capacidade para rodar até 230 km no ciclo europeu. A Renault optou por isso para não encarecer o preço final do modelo que é um dos elétrico mais baratos da Europa, custando abaixo dos 17.000 euros. No Brasil o Kwid E-Tech tem autonomia de 185 km no padrão do Inmentro e 265 km no ciclo WLTP.
Kwid E-Tech é o elétrico mais barato do Brasil
O Kwid E-Tech foi lançado no Brasil em 2022, na época a Renault fazia questão de frisar que esse era o carro elétrico mais barato do Brasil porém o modelo custava salgados R$ 149.900, no ano seguinte com a chegada dos rivais, principalmente o BYD Dolphin por este mesmo valor, a Renault foai obrigada a reposicionr o Kwid elétrico no mercado, hoje o modelo é encontrado nas lojas por R$ 99.990, sendo com folga o carro elétrico mais barato do Brasil, seus rivais são bem mais caros, o Chery iCar sai por R$ 119.900 e o JAC e-JS1 custa hoje R$ 126.990.
Lembrando que o elétrico Kwid e-Tech hoje custa apenas R$ 23.900 a mais em relação a versão mais barata do Kwid com motor flex, a versão Zen que sai por R$ 76.090.