Apesar da concorrência de peso – que reunia bólidos – como a nova Ferrari California Turbo com 580 CV e o inédito conversível 650S da inglesa McLaren, além do carro mais rápido do mundo Koenigsegg One:1, mais uma vez o posto de lançamento que mais atraio olhares no Salão de Genebra, ficou com a Lamborghini. A construtora de Bolonha, na Itália conseguiu ofuscar a concorrência com o lançamento do Lamborghini Huracan, o seu mais novo superesportivo de entrada e substituto do Gallardo – que após 10 anos se despede do mercado, após 14,022 unidades produzidas.
Mais uma vez a marca italiana conseguiu a proeza de criar um dos carros mais bonitos da atualidade – se não o mais
Com design fortemente inspirado no Aventador e intimidador e arrojado ao extremo, o Huracan – abusa dos ângulos agudos e dos corte afinados. A dianteira traz o característico perfil em formato de cunha – segundo a marca inspirado em um touro em posição de ataque. Já a traseira tem uma identidade visual totalmente inédita, destaque para o monstruoso sistema de escape em titânio com quatro saídas, outros destaques de estilo estão na tampa do compartimento do motor, e nas lanternas, cada canto do carro merece uma analise mais atenta daquele que ama design automotivo.
O motor e desempenho do Huracan também são um show a parte – alinhe logo atrás dos bancos um enorme motor de dez cilindros, com mais de 600 CV no chassi mais leve já feito pela Lamborghini, o resultado só poderia ser um desempenho arrepiante. O novo Lambo é um dos carros de série mais rápidos do mundo, na pista ele pode engolir rivais, como Ferrari 458 Italia e Porsche 911 Turbo, os números impressionam: 0-100 km/h em 3.2 segundos, 0-200 km/h em menos de 10 segundos e velocidade final de 325 km/h.
Com a alta do preço dos combustíveis em praticamente todo o mundo, houve uma preocupação dos engenheiros de se tentar fazer um carro relativamente econômico para o seu padrão, de acordo com a Lamborghini o Huracan faz em média 8 km/l claro andando de forma normal e controlada, nada mau para um superesportivo de 600 cv e com motor de 10 cilindros, isso em parte é graças ao sistema Start/Stop, muito visto em carros populares, pela primeira vez ele foi instalado em um Larborghini, o sistema desliga o motor quando o carro para e volta a liga-lo quando o motorista tira o pé do freio, claro o sistema pode ser desligado.
Construido a base de fibra de carbono e alumínio sua carroceria pesa apenas 1.422 quilos
Grande parte do Huracan é feita em fibra de carbono, material mais leve e resistente de que o aço, da uma das principais explicações para o modelo pesar pouco mais de 1420 kg, apenas 10 kg a mais do que o antigo Gallardo LP560-4.
Por enquanto o Huracan será vendido em versão única a LP610-4, ou seja com 610 hp de força e tração integral nas quatro rodas, o câmbio é automático DSG de dupla embreagem e sete velocidades. De série o modelo virá com freios com discos de cerâmica e carbono, além de direção dinâmica Lamborghini Dynamic Steering que se ajusta de acordo com a velocidade, suspensão ajustável magneticamente MagneRide, ele funcionará em conjunto com o sistema eletrônico ANIMA (Adaptive Network Intelligent Management), tradulçao italiana para alma, este sistema integra vários sistemas do carro, permitindo ao motorista ajustar detalhes como a resposta do motor, câmbio os sistema de tração e de estabilidade.
O interior também não esconde a inspiração no Aventador, – as aplicações em Nappa italiana, Alcântara e fibra de carbono, dão um ar sofisticado e ao mesmo tempo sóbrio a cabine – que representa uma evolução em tanto em relação ao Gallardo. Entre as ousadias estão a tela de TFT de 12.3 polegadas que faz o papel de velocímetro e o volante de base achatada – que conta com vistosas aletas para as trocas de marchas, note na foto abaixo o desenho das saídas de ar do painel, o formato dos botões inspirado nos caças de guerra, além do console central com visual bastante futurista e repleto de comandos, tudo bastante ousado e inovador, porém simples e sem muitos exageros.
Segundo a Lambo, o consumo fica em 12.5 km por litro, nada mau para um carro que vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos
Na Europa e nos EUA o Huracan chega às ruas já em meados do ano – custando a bagatela de 181.900 dólares – algo próximo de R$ 420.000. Já nas terras brasileiras o bólido deve desembargar apenas no próximo ano – 2015, por aqui o preço deve passar dos R$ 2 milhões, portanto não espere ver muitos desses passeando pelas nossas ruas.
Segundo a Lamborghini em um futuro próximo o Huracan deve passar deve servir de base para novas versões. A marca deve lançar ainda nesse ano uma versão conversível do bólido, além de uma variante voltada para as pistas de corridas.